menu
Voltar

Político colombiano fala da necessidade de uma constituição verde, em webinário RAPS

27 de maio de 2021

Político colombiano fala da necessidade de uma constituição verde, em webinário RAPS

Nesta manhã de quinta-feira, 27, a RAPS organizou webinário em parceria com a Aliança pela Ação Climática (ACA) do Brasil sobre gestão e meio ambiente. No centro da discussão, estava o convidado especial, o ex-governador Eugenio Prieto, da Antioquia, na Colômbia. Um dos 32 estados do país, a região fica a noroeste, tendo ao norte o mar do Caribe e ao sul, Córdoba.

O evento foi fechado, mas trouxemos a discussão aqui para o blog. Prieto atuou de 2002 e 2003 como governador, mas deixou como legado o Modelo de Desenvolvimento Local Regional de uma Antioquia Nova, que tem como pilar a proteção ao meio ambiente. É considerado o primeiro projeto deste tipo, na Colômbia.

Com fala rápida e muitos gráficos na tela, o ex-governador explicou as bases do projeto e como foi implantado. Trata-se de um plano de urbanização com metas evidentemente verdes que, por exemplo, tributava com taxas maiores pessoas que não seguiam as leis sustentáveis. Em outras palavras, nenhum cidadão era obrigado a colaborar, mas o Estado dava um empurrãozinho para isso acontecer.

“A Antioquia é uma região de 4,5 milhões de pessoas, que precisava ter independência administrativa de implantar as taxas necessárias para um desenvolvimento harmônico da região.” Em sete anos, a cidade conseguiu superávit de COP 180 bilhões.

Rotina sustentável

“Precisamos de uma constituição verde”, diz o político colombiano. Ele explica que para uma cidade é preciso mais do que caber dentro de um espaço. No ritmo acelerado do desenvolvimento metropolitano, as cidades e a área rural estão praticamente se unindo. Freiar a destruição ambiental requer um ciclo virtuoso. “Projetos de casas sustentáveis precisam de materiais sustentáveis, de pessoas sustentáveis, que façam escolhas sustentáveis na rotina.” E por aí vai.

“Todos tem o direito de um território com condições ambientais.” Para isso, não basta apenas a secretaria do Meio Ambiente ter bases sustentáveis, se as demais não seguem as mesmas diretrizes. Transporte, Saúde, Habitação, Educação e Sociedade têm de estar alinhadas.

Secretarias alinhadas

“É preciso que os políticos entendam mais a ciência e a ciência entenda mais os políticos. Nem todos os recursos para um projeto como esse tem de sair do poder público. Pode sair das empresas. Assim quem contamina o meio ambiente paga mais em tributos. Na Colômbia, 60% da poluição vem dos veículos. Carros antigos poluem mais que os novos. Há necessidade da implantação de formas mais limpas de se movimentar”, diz ele. Na Colômbia, as cidades incentivam o transporte de bicicleta com a construção de ciclovias seguras.

A troca de conhecimento internacional e local é fundamental para disseminar soluções que deram certo e novas ideias. Já pensou um Banco de Boas Práticas, como a da RAPS, mas internacional? Para Prieto a rota de crescimento verde é o caminho para garantir o equilíbrio do meio ambiente para as futuras gerações, antes que os recursos naturais se esgotem.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS