menu
Voltar

Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade anuncia vencedores

22 de setembro de 2020

Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade anuncia vencedores

Contribuir com ações e políticas públicas para um futuro mais justo e sustentável e integrar a delegação que embarcará rumo à Escócia, em novembro de 2021, para a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP26). Esses foram os motivos que mobilizaram mais de 60 lideranças políticas da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), que somaram quase 90 inscrições, a participar do Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade, que reconhece as principais ações e projetos inspirados nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), sob a ótica da democracia e da transparência. Nessa semana foram anunciados os vencedores das cincos categorias, escolhidos com base nas áreas de importância que estruturam os ODS e nos impactos das iniciativas no cenário local.

Na categoria Pessoas, a vereadora Thainara Faria (PT-SP) se destacou pela inclusão da Semana Municipal de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente no calendário oficial da cidade de Araraquara (SP). Na categoria Prosperidade, o prefeito de Presidente Prudente, Nelson Bugalho (PSDB-SP), foi o escolhido pela criação da Fundação Inova Prudente, centro municipal de educação tecnológica empreendedora. Já na categoria Paz, a criação do Plano Juntos pela Segurança rendeu o prêmio à prefeita de Caruaru (PE), Raquel Lyra (PSDB-PE). O líder RAPS Jorge Amaro, ex-secretário do Meio Ambiente de Mostardas (RS), foi o premiado na categoria Parcerias pela iniciativa de implantação dos ODS no município por meio de políticas públicas em prol do meio ambiente e dos direitos humanos. Na categoria Planeta, o vereador Caio Cunha (Podemos-SP) recebeu o prêmio pela proposta de criação de um sistema de captação, armazenagem e utilização das águas pluviais em edificações de condomínio residenciais em Mogi das Cruzes (SP).

Todas as propostas enviadas foram avaliadas por uma comissão composta por integrantes da Agência Pública, do GVCes (Centro de Estudos em Sustentabilidade, da Faculdade Getúlio Vargas), do Instituto Clima e Sociedade (iCS), além de Nelmara Arbex, Pedro Leitão e Juliana de Barros Freire, respectivamente conselheira e associado fundador da RAPS e membro da rede de lideranças políticas da organização. O Prêmio também contou com votação popular, que teve mais de 16 mil votos.

O prêmio abriu as portas para projetos dimensionados nas esferas ambiental, social, econômica, político-institucional, ética e cultural. Das quase 90 iniciativas inscritas, 49 foram de políticas públicas e 39 de proposições legislativas. Cada participante pôde inscrever até duas ações de sua autoria.

Concorreram ao prêmio projetos conduzidos entre janeiro de 2014 e março de 2019 por integrantes da RAPS. As iniciativas inscritas que não atenderam a esse critério foram enviadas ao Comitê de Avaliação e, aquelas bem avaliadas também serão consideradas para o Banco de Boas Práticas RAPS, a ser lançado em breve.

Sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são fruto de uma missão global da Organização da Nações Unidas (ONU) no combate à pobreza e na proteção do planeta, a fim de assegurar que todas as pessoas no mundo vivam em paz e com prosperidade. Os ODS surgiram da Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro em 2012, incluindo novas áreas como a mudança climática, desigualdade socioeconômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades.

Confira abaixo a lista de todos os finalistas do prêmio e os vencedores de cada categoria:

Parcerias: prefeito Audifax Barcelos (Rede Sustentabilidade-ES), vereador Gilberto Natalini (PSDB-SP) e Jorge Amaro
Vencedor: Jorge Amaro.
Paz: prefeita Raquel Lyra (PSDB-PE), prefeita Paula Mascarenhas (PSDB-RS) e Aline Cardoso
Vencedor: Raquel Lyra.
Planeta: prefeito Luciano Buligon (PSL-SC), vereador Caio Cunha (Podemos-SP) e Lucas Abrahão.
Vencedor: vereador Caio Cunha.
Prosperidade: vereador Caio Cunha (Podemos-SP), prefeito Nelson Bugalho (PSDB-SP) e André Fraga
Vencedor: prefeito Nelson Bugalho.
Pessoas: vereadora Thainara Faria (PT-SP), Aline Cardoso e prefeita Débora Almeida (PSB-PE)
Vencedor: vereadora Thainara Faria.


Tags

Últimas do blog

22 de outubro de 2020

Boletim Covid-19 #26: Principais medidas do poder público federal

Na 26ª edição do nosso boletim semanal com as atualizações de medidas anunciadas pelo poder público federal frente à pandemia do novo coronavírus, destacamos que Ministério da Saúde direcionará recursos para programas de imunização, que um decreto prorrogou programa de diminuição e suspensão de salários [...]

Leia Mais
16 de outubro de 2020

RAPS participa de debate sobre retomada verde entre parlamentares do Brasil e Alemanha

Na última quarta-feira (14.10), iCS (Instituto Clima e Sociedade), Embaixada da Alemanha em Brasília e RAPS uniram-se para realizar debate sobre o papel do Poder Legislativo na recuperação econômica verde. A conversa foi mediada pela diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré, e contou com a participação [...]

Leia Mais
16 de outubro de 2020

RAPS lança Mapa de Candidaturas das eleições 2020

A RAPS lançou nesta sexta-feira (16) o seu Mapa de Candidaturas das eleições municipais de 2020*. Nele estão as 187 lideranças da organização que concorrem ao cargo de prefeito(a), vice-prefeito(a) ou vereador(as) em novembro. Neste ano, o número de candidaturas de membros da RAPS mais [...]

Leia Mais
RAPS