menu
Voltar

Professor de Harvard participa de formação dos Líderes Políticos RAPS

20 de maio de 2014

Entre os dias 22 e 25 de maio acontecerão os módulos de formação II e III, destinados aos Líderes RAPS das turmas 2013 e 2014. O encontro ocorrerá em Indaiatuba (SP) e será comandado por Steve Jarding, professor de políticas públicas da Harvard Kennedy School (EUA).

Steve Jarding na sede da RAPS, em São Paulo.
Steve Jarding, da Harvard Kennedy School, na sede da RAPS, em SP.

Durante os 4 dias de encontro serão abordados temas como ‘Estratégias de Gestão de Campanhas Eleitorais’ e ‘Media Training’. Este último já começou a ser discutido com os líderes que serão candidatos em 2014 e em anos futuros. Entre hoje (20/5) e amanhã (21/5), na sede da RAPS, Steve ministrará um curso intensivo sobre Media Training. Os líderes serão convidados a um intenso trabalho para aprimorar e desenvolver suas habilidades de comunicação com a sociedade.
Em entrevista exclusiva ao Portal RAPS, o professor de Harvard afirmou estar honrado em participar de mais um encontro da entidade. Em 2012 e 2013 esteve presente no curso ‘Candidatos para a Sustentabilidade” e na formação da primeira turma de líderes RAPS.
Não é à toa que Steve é considerado um dos consultores políticos com maior reconhecimento do mundo. Ele já gerenciou campanhas de grandes candidatos, como a que elegeu Tim Johnson ao Senado por Dakota do Sul, em 2008, e foi nomeado um dos 50 homens mais influentes de Washington pela Revista Roll Call, em 1996. Também foi reconhecido pela Revista The New York Times como ‘aquele que ganha campanhas improváveis’.
“O próximo líder mundial pode vir do Brasil. Por que não? ”
Questionado sobre a necessidade de investirmos no treinamento e desenvolvimento de lideranças políticas, ele afirma que só assim conseguiremos mudar os cenários políticos atuais e, consequentemente, construir sociedades mais prósperas. Também vê na RAPS uma inovação necessária: “Falo do trabalhado desenvolvido pela RAPS em todos os países que vou e a aceitação é sempre unânime. Estamos dando um novo olhar à política e é disto que o mundo precisa”.
Para ele, potenciais lideranças estão em todos os lugares, basta que sejam identificadas e treinadas, para assim terem sucesso em suas trajetórias. Steve ministra treinamentos nos EUA, Índia, Indonésia, Espanha, Romênia, Brasil, entre outros países, e afirma que o cenário brasileiro é especialmente favorável ao investimento em formação e apoio ao desenvolvimento de lideranças políticas: “Precisamos trazer as técnicas de campanha ao Brasil, aqui temos um terreno fértil. Trata-se de um país em constante crescimento, com um potencial enorme. O próximo líder mundial pode vir daqui. Por que não? Acredito nisso”.
 A importância do Media Training
Sobre a formação em Media Training, Steve é direto: “Saber se comunicar de forma efetiva dá grande vantagem dentro da corrida eleitoral. O candidato que desenvolve habilidades de comunicação está à frente dos outros. ” E, para desenvolver tal habilidade, ele afirma que há técnicas e estratégias bastante especificas (e eficazes).
O especialista ressalta ainda a diferença entre ‘ler uma mensagem’ e ‘entregar uma mensagem’. Segundo ele, entregar a mensagem com êxito é o objetivo de qualquer orador e, por incrível que pareça, para que a tarefa seja cumprida as palavras em si podem não ter tanta importância: “Gestos faciais, linguagem corporal, entonação na voz podem gerar um efeito muito mais satisfatório, pois aumentam as chances de envolver e engajar o ouvinte.”
Steve acredita que devemos repensar a maneira como entregamos uma mensagem. “Existem diversas formas de comunicar. Quase todos, com treinamento correto, podem ter sucesso em seus discursos. Mesmo os mais tímidos, que não acreditam serem bons oradores, se surpreendem com os resultados que alcançam.”
Em suas aulas, ele realiza uma atividade bastante reveladora: filma o discurso de seus alunos antes e após o media training. “Os resultados são muito positivos. Algumas pessoas precisam de apenas 2 horas para mudar sua oratória.”
Recado aos Líderes
A RAPS, sempre preocupada em inovar e oferecer o melhor e mais atual conteúdo aos membros de sua rede, acredita que os Módulos de Formação com Steve Jarding são extremamente ricos em conteúdo e abrem possibilidade para novas formas de pensar e fazer política.
A partir desta quinta-feira (22/5), Steve estará com o grupo formado pelos líderes RAPS 2013 e 2014 e se mostra animado com o encontro: “Estou animado para sentar com eles e quem sabe ajudá-los em suas caminhadas”. O professor de Harvard também afirma: “Ainda hoje recebo e-mails de líderes RAPS que treinei no ano passado, esse contato é gratificante.”
 
 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS