menu

Programa Lideranças Públicas 2022

O Programa Lideranças Públicas é uma iniciativa exclusiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS com apoio da Fundação Lemann, e retorna em sua 3ª edição a partir do sucesso das duas edições anteriores do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideres Públicos, que beneficiaram juntas mais de 40 lideranças em todo o país, de diferentes partidos políticos, trajetórias e origens geográficas nos anos de 2017 e 2018.

A 3ª edição consolida os principais aprendizados, ao longo de quase uma década de existência da RAPS, no desenvolvimento de lideranças políticas e públicas e busca apoiar, de maneira gratuita, pessoas com esse perfil que tenham interesse em aprimorar seus conhecimentos para a disputa eleitoral de 2022. Isso será feito mediante formações teóricas e práticas (online e presencial), mentoria e conexão com outros membros, e passará por temas como marketing digital, estruturação de equipes, captação e mobilização de recursos, comunicação, sustentabilidade e clima, estratégia e inteligência política, combate às fake news e outros.

Edital n°03/2021

Retificação do Edital n°03/2021

Edital n°01/2022

Retificação do Edital n°01/2022

A quem se destina

O Programa é destinado tanto a pessoas que fazem parte da rede de membros das duas organizações quanto ao público externo e busca também lideranças de alto potencial de grupos politicamente sub-representados (mulheres, negros, indígenas, quilombolas e LGBTQIA+). Basicamente estamos em busca de:

Pessoas que nunca se candidataram, mas que possuem, a curto prazo, o interesse em se candidatar a um cargo eletivo (prioritariamente em 2022);

Pessoas já candidatas, que não foram eleitas e tem o interesse em se candidatar novamente (prioritariamente em 2022);

Pessoas que atualmente possuem cargos eletivos ou funções nomeadas e têm interesse em se candidatar a um cargo eletivo (prioritariamente em 2022).

Poderão se candidatar ao Programa todos os brasileiros maiores de 18 anos, independentemente de seu nível de escolaridade, gênero, profissão, estado ou cidade de origem e filiação político-partidária, em pleno exercício de seus direitos políticos, conforme as regras do seu edital específico. As inscrições podem ser feitas via formulários específicos existentes nessa página de acordo com o perfil do(a) interessado(a).

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

O Programa Lideranças Públicas 2022 será destinado a pessoas que tenham potencial interesse em concorrer a cargos políticos e públicos nas próximas eleições. Serão ofertas vagas exclusivas para membros das redes da RAPS e/ou Fundação Lemann e, adicionalmente, serão ofertas também vagas limitadas para o público mais amplo - não pertencente ao quadro de lideranças das duas organizações - que estejam alinhadas aos valores das organizações.

O Programa Lideranças Públicas 2022 será destinado a pessoas que tenham potencial interesse em concorrer a cargos políticos e públicos nas próximas eleições. Serão ofertas vagas exclusivas para membros das redes da RAPS e/ou Fundação Lemann e, adicionalmente, serão ofertas também vagas limitadas para o público mais amplo - não pertencente ao quadro de lideranças das duas organizações - que estejam alinhadas aos valores das organizações.

Não. O Programa Lideranças Públicas 2022 é desenhado para apoiar lideranças com potencial interesse em se candidatar nas próximas eleições e gerar impacto por meio de cargos eletivos, tanto no executivo quanto no legislativo, nas esferas estadual e federal.

O Programa pretende apoiar potenciais interessados a disputarem as eleições para cargos de governadores, deputados(as) estaduais, deputados(as) federais e senadores(as).

Não. A aprovação para o Programa Lideranças Públicas 2022 não acarreta recebimento de qualquer tipo de bolsa ou auxílio financeiro.

Os (As) aprovados (as) para participar do Programa poderão ser convidados a participarem de processo simplificado de entrada nas redes RAPS e/ou Fundação Lemann, por meio de edital específico, após encerramento do Programa Lideranças Públicas.

A Comissão de Seleção poderá ser composta por representantes da rede RAPS; membros dos Conselhos, membros da equipe e parceiros. Os membros da Comissão atuarão na avaliação dos (as) candidatos (as) e na etapa de entrevistas. A Comissão de Seleção é composta por membros com diferentes trajetórias e filiações partidárias, de modo a garantir isonomia no tratamento e na avaliação dos candidatos (as).

Todos os (as) candidatos (as) selecionados (as) passarão por uma verificação de referências que se dará por meio de análise da documentação apresentada pelo próprio candidato e por meio de outras informações às quais a Comissão de Seleção terá acesso como, por exemplo, certidões públicas.

Serão avaliados, ainda, aspectos concernentes à trajetória profissional, social e política do candidato e o cumprimento dos requisitos da legislação aplicável.

A RAPS direciona seu foco para a atração e seleção de lideranças políticas que estejam alinhadas aos valores e princípios da organização, como a defesa de democracia, amizade cívica, sustentabilidade, o diálogo e a cooperação.

Não somente, considerando que a RAPS é uma organização plural e apartidária, mas com atuação transversal aos partidos políticos e às diferentes instituições da sociedade civil, também são levados em consideração critérios afirmativos de diversidade de gênero, raça, região e partidária.

Essa informação é importante para a etapa de averiguação jurídica e acesso a informações, certidões públicas.

Após a fase de testes e análise dos resultados, os (as) candidatos (as) selecionados (as) irão receber um e-mail informando o dia e a hora da entrevista, assim como o canal por meio do qual a entrevista será feita. A comunicação com os candidatos ao Programa se dará exclusivamente por e-mail.

Toda a comunicação durante o Processo de Seleção Lideranças Públicas 2022 será feita exclusivamente por meio do e-mail fornecido no momento da inscrição.

Sugerimos que você cadastre o endereço “selecao@raps.org.br” em sua caixa, evitando que nossas comunicações caiam no spam. O nosso prazo de respostas para os e-mails recebidos é de até 72 horas.