menu
Voltar

RAPS debate a imagem e a atuação do Brasil na COP26

4 de novembro de 2021

RAPS debate a imagem e a atuação do Brasil na COP26

A mudança climática deixou de ser uma suposição e virou uma realidade que já apresenta algumas consequências irreversíveis. Por conta das ações do homem, o planeta está esquentando. De acordo com o relatório do Intergovernmental Panel on Climate Change – IPCC divulgado em agosto, o mundo inteiro precisaria reduzir suas emissões em 7,6% ao ano todos os anos entre 2021 e 2030. Ou seja, o debate não pode mais esperar e precisa ser colocado nas mesas de discussões, sendo a COP26 em Glasgow, na Escócia, o encontro mais relevante para a agenda do clima, uma oportunidade para isso.

Para falar desses e outros temas, a nossa diretora executiva, Mônica Sodré, foi uma das convidadas do Estúdio CBN desta quarta-feira (3), da rádio CBN, que também contou com a participação da pesquisadora titular do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, Luciana Gatti.

Em sua fala inicial, a diretora executiva da RAPS enfatizou que a questão climática é um tema do presente e que precisamos agir para ter um planeta no futuro melhor e menos quente. “O que está em jogo agora é o futuro do mundo e o nosso futuro como espécie. A ciência já tem acúmulo suficiente nos últimos anos para entender que a emergência climática é um problema do presente e não do futuro. Ele é causado pela ação humana e a gente tem uma década, até 2030, para fazer a maior parte dos esforços para estabilizar o clima em 1,5ºC de aquecimento”, diz.

Em outro momento, ela pontuou a importância de uma colaboração mundial para resolver as questões climáticas que afetam o planeta. “Esse não é um problema dos outros, não é um problema que os governos vão resolver sozinhos, mas que precisa sim de ação governamental e de cooperação porque é um problema global que ultrapassa as fronteiras dos Estados Nacionais”.

Além disso, Mônica Sodré representará a RAPS na segunda semana de COP-26 e participará, junto das Lideranças da Rede de Ação Política Pela Sustentabilidade, de uma agenda com parlamentares europeus. Ela também disse qual é a sua expectativa para o evento. “Espero desta segunda semana de evento que os países defendam as suas posições nas rodadas de negociações. Que a gente tenha, além dos sinais que já foram emitidos, uma postura diferente do governo brasileiro. Que o Brasil mude de postura lá fora nas suas negociações, mas, também, que a gente tenha mudança de postura aqui dentro”.

Confira esses e outros temas abordados pela Mônica Sodré no vídeo abaixo:

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS