menu
Voltar

RAPS destaca a oportunidade de transformar a política em 2018

27 de fevereiro de 2018

RAPS destaca a oportunidade de transformar a política em 2018

Em evento realizado neste fim de semana, em São Paulo, a organização recebeu os novos membros aprovados no processo seletivo deste ano
 
Integridade, diversidade, sustentabilidade e atuação em rede foram os aspectos de destaque do Seminário de Apresentação e Integração RAPS 2018, realizado dia 25 de fevereiro em São Paulo, apontando as eleições de 2018 como uma janela de oportunidades para transformar a política.
O evento reuniu cerca de 100 pessoas, sendo a maior parte formada pelos novos Líderes RAPS, aprovados no processo seletivo deste ano e que deverão disputar as eleições deste ano.
A expectativa é de que, no total, cerca de duzentas lideranças RAPS se candidatem e, para isso, elas receberão orientação, formação e apoio para enfrentarem as urnas em outubro.
O presidente do Conselho Diretor da RAPS, Guilherme Leal deu boas-vindas aos novos membros e destacou o momento político que o Brasil atravessa.
“O ano de 2018 pode ser o início de um processo de transformação do país. Para que essa mudança se efetive, precisamos de novos representantes e devemos nos articular por meio da Amizade Cívica, esses laços que procuramos estabelecer na diversidade regional e política a partir dos objetivos de bem servir ao público. Temos a confiança de que os Líderes RAPS são a expressão dessa mudança”.
Coordenadora do encontro, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra deu um depoimento pessoal sobre como a RAPS a ajudou a enfrentar as adversidades do cenário político.
“Como é que a gente sobrevive no meio de uma corrupção desenfreada e do desgaste da credibilidade da classe política? A RAPS proporciona essa possibilidade de sobreviver a isso por meio de uma nova forma de pensar e fazer política, que é por meio de uma atuação em rede, dialogando com toda a diversidade e construindo uma nova relação entre a política e a sociedade”.
Por que existimos?
O diretor executivo Marcos Vinícius de Campos falou aos novos Líderes RAPS como nasceu a organização que hoje reúne 561 lideranças de todo o país e de diversos partidos. Ele apontou as causas da disfuncionalidade da política como elementos propulsores para a criação de uma rede que possa resgatar a credibilidade da política, promover maior participação da sociedade, contribuir para o combate à corrupção e aprimorar a qualidade da política e da democracia.
Marcos Vinícius também salientou a importância do Termo de Compromisso assinado por todas as lideranças RAPS.
“Participar da RAPS implica em assumir um compromisso diante de um código de ética e é imprescindível que se tenha uma ação política alinhada com nossos princípios e valores. Além disso, é fundamental que participem de nossas atividades, que promovam a Amizade Cívica e que façam de seus mandatos um instrumento de transformação social. E a RAPS faz questão de acompanhar de perto todo esse processo”.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS