menu
Voltar

RAPS discute critérios de avaliação de partidos políticos

30 de setembro de 2016

RAPS discute critérios de avaliação de partidos políticos

14192536_1152245011501362_7362168523871036641_n
Quais aspectos devem ser considerados na hora de avaliar os partidos políticos brasileiros? Como estabelecer parâmetros para a construção de indicadores diante da gama de legendas registradas no TSE – Tribunal Superior Eleitoral?
Estes foram os questionamentos colocados no encontro “Diretrizes de Avaliação de Partidos Políticos”, realizado pela RAPS no dia 1 de setembro, em São Paulo, com a facilitação da Líder RAPS Mônica Sodré e do cientista político Humberto Dantas.
A partir de um texto produzido por Dantas sobre a ideia de avaliar os partidos políticos brasileiros, foi realizado um workshop aberto a toda a rede de Lideranças RAPS com a finalidade de discutir a criação dos critérios e diretrizes dessa avaliação.
A proposta não é gerar um ranking dos partidos políticos, mas fazer um quadro comparativo que qualquer pessoa possa consultar e considerar os indicadores de avaliação como base para a escolha da agremiação partidária que mais se identifique com suas ideias e projetos políticos.
A partir das discussões iniciais, as diretrizes estabelecidas foram: Governança, ideologia e programa; Histórico e desempenho partidário e Financiamento. Cada uma delas será dividida em subtópicos, contemplando a diversidade dos aspectos a serem tratados. Os próximos passos serão a realização de um workshop sobre reforma política e o acerto dos detalhes das diretrizes de avaliação.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS