menu
Voltar

RAPS é convidada a integrar iniciativa da ONU para debater desenvolvimento sustentável nas cidades

30 de maio de 2014

iniciativa-onu
No último dia 15 de maio aconteceu, no Rio de Janeiro, a primeira reunião da Rede Global de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Solutions Network – SDSN).
A iniciativa, fundada pelo o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, é formada por renomados cientistas, técnicos, empresários e especialistas internacionais e tem como objetivo mobilizar o conhecimento tecnológico e científico global para encontrar soluções práticas e caminhos possíveis para os desafios do desenvolvimento sustentável no mundo.
Composta por grupos temáticos, a rede trabalha os principais assuntos do desenvolvimento sustentável e tem, como um dos objetivos centrais, apresentar soluções que tragam perspectivas reais de desenvolvimento e ampliação de projetos em esferas locais, regionais e nacionais.
A RAPS foi convidada a integrar a SDSN para somar esforços no debate sobre o tema e, neste primeiro encontro, foi representada pelo Empreendedor Cívico João Fernando Moura Viana.
A reunião teve a presença de Emma Torres, representante da SDSN Internacional e foi realizada nas instalações do Instituto Pereira Passos (IPP), órgão pertencente à estrutura administrativa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.
Durante o encontro, foram apresentadas questões relacionadas ao funcionamento do trabalho da Rede no Brasil. O objetivo do SDSN no país será mobilizar universidades, centros de pesquisa, grupos de reflexão, organizações da sociedade civil, associações empresariais, e outros centros de conhecimento em torno do desenvolvimento sustentável.
Foram , também, discutidas as definições que prevalecem sobre as Instituições Coordenadoras, a formação do Conselho de Líderes, os processos de adesão e a visão atual dos trabalhos da SDSN. Por fim, as organizações que compõe a iniciativa participaram de dinâmicas visando estabelecer a aproximação e apresentação dos seus representantes.
A RAPS reconhece a importância de uma iniciativa como essa e sente-se honrada em integrar a rede. Acreditamos que será um espaço de trabalho extremamente fértil e nos comprometemos em compartilhar todo o conteúdo discutido no SDSN com a nossa Rede de Líderes Políticos.
 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS