menu
Voltar

RAPS e EPP realizam premiação do Desafio Universitário de Políticas Públicas

31 de outubro de 2017

RAPS e EPP realizam premiação do Desafio Universitário de Políticas Públicas

No dia 25 de outubro foi realizada a cerimônia de premiação do Desafio Universitário de Gestão e Políticas Públicas, promovido pela Escola de Políticas Públicas (EPP), em parceria com a RAPS, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. O desafio, voltado a universitários do estado de São Paulo de todas as áreas do conhecimento, teve como objetivo conectar os estudantes a um problema real enfrentado por uma prefeitura RAPS. Para o projeto piloto, a Prefeitura de Guarulhos apresentou aos estudantes o desafio de propor soluções para geração de emprego e renda no município por meio do fomento à economia criativa.
Durante mais de dois meses os universitários se esforçaram para construir propostas de soluções viáveis, inovadoras e exequíveis. Foram mais de 1.100 jovens, distribuídos em mais de 250 inscrições, que passaram por triagem da equipe da Escola de Políticas Públicas. Aquelas que passaram para a segunda fase tiveram mentoria de gestores públicos ao longo das semanas. Cinco equipes passaram para a última fase e dessas, três foram julgadas e premiadas no evento.
Na banca julgadora estiveram presentes o vice-prefeito de Guarulhos Alexandre Zeitune, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos, Rodrigo Barros; as especialistas em Economia Criativa, Ana Carla Fonseca, da Garimpo de Soluções, e Nina Best, do Conselho Britânico; e a editora do prêmio Empreendedor Social da Folha de S. Paulo, Eliane Trindade. A RAPS, por sua vez, esteve representada na banca por meio da cientista política Mônica Sodré, Líder e colaboradora da área de Apoio à Ação Política.
A premiação inclui aportes financeiros que variam entre R$ 1 mil e R$ 2 mil e envolve ainda uma imersão de três dias em São Paulo, em dezembro, com atividades específicas. Uma das atividades de premiação, oferecida pela RAPS em parceria com a Prefeitura de Guarulhos, será uma visita de imersão em realidade, para que as três equipes possam discutir do ponto de vista técnico a capacidade e o potencial de implementação da solução.
Na primeira colocação ficou a equipe Reciclab, composta por alunos da Universidade de São Paulo. Em segundo lugar, ficou a equipe “Turismo Histórico-Ambiental”, da Fundação Getúlio Vargas. O terceiro e último lugar coube à equipe “Rede Guarulhos Criativa do Insper.

Créditos da Foto: Art In Click

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS