RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

RAPS e Estadão: Evento discute impacto da tecnologia para democracia


Publicado em 13/08/2019


Vinícius Passarelli, O Estado de S. Paulo

 

Os desafios da democracia em um mundo hiperconectado. Essa é a reflexão que vai guiar as discussões no evento que será organizado em parceria pelo Estado e pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, grupo que propõe reflexões sobre temas como desenvolvimento sustentável, economia criativa e participação na política. “Desafios da democracia no Brasil: inovação, participação e representação num mundo conectado” vai ocorrer em 4 de setembro, no Senado, em Brasília.

Entre os temas que serão debatidos estão a qualidade das decisões dos governantes diante de um ambiente virtual contaminado com notícias falsas e discursos polarizados; o direito à privacidade; a proteção de dados e também o uso da inteligência artificial.

Diretora executiva da RAPS, Mônica Sodré ressaltou a importância de se entender o novo cenário, sobretudo a partir do impacto da tecnologia, que tem sido decisiva em eleições majoritárias em vários países – e no Brasil. “Se temos um mundo mais conectado, o ambiente onde se discutem assuntos como política, por vezes, se encontra bastante segmentado”, afirmou Mônica, que é doutora em Relações Internacionais pela USP e mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

 

Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS | Foto: Nilton Fukuda

 

“Nosso objetivo com esse evento é combinar perspectivas muito diferentes sobre assuntos que estão surgindo e outras que já estão no nosso desenho institucional há mais tempo quando se fala de democracia”, acrescentou a diretora.

Segundo ela, o debate sobre participação popular, representação e partidos políticos ganha ainda mais relevância no Brasil, uma vez que fatores como a desigualdade social representam obstáculos para a expansão da tecnologia.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), considerando dados compilados em 2016, uma em cada três pessoas no País não tem acesso à internet. “Como discutir participação popular e tecnologia no Brasil, em que parte significativa das pessoas está fora do ambiente digital?”, questiona ela.


Capacitação

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade foi criada em 2012 com o objetivo de selecionar, capacitar e dar apoio a lideranças políticas. Segundo a organização, cerca de 580 lideranças estão ligadas hoje ao grupo. Eles estão em 28 partidos políticos de diferentes orientações ideológicas – do PSOL ao NOVO.

Com mandatos eletivos, são 134, sendo seis senadores, 26 deputados federais, 26 deputados estaduais, dois distritais, 54 vereadores, dois governadores, 14 prefeitos e quatro vice-prefeitos. Os membros são escolhidos por meio de um processo de seleção anual.

“Esse processo seleciona líderes políticos em diferentes estágios da vida pública, entre eleitos e potenciais interessados em disputar eleições municipais, estaduais e federais. Estimulamos o diálogo, visão de longo prazo e conhecimento científico para construção de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável do país”, afirmou Mônica.


TAGS: democraciaEstadãoMônica Sodrétecnologia


Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório

Blog

Nossas Notícias

RAPS e Estadão: Para analista, democracia exige lideranças partidárias fortes

RAPS e Estadão: Para analista, democracia exige lideranças partidárias fortes

Redação, O Estado de S.Paulo   A cobrança feita por grupos de renovação política por mais democracia interna nos partidos...

Saiba Mais
Podcast Estadão: Os desafios da Democracia no Brasil #1

Podcast Estadão: Os desafios da Democracia no Brasil #1

Na primeira edição do podcast especial Estadão Notícias, a diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré, e o Líder RAPS e deputado...

Saiba Mais
RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72 – 20 de agosto de 2019 REDE RAPS RAPS e Estadão: hiperconectividade e...

Saiba Mais

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support