menu
Voltar

RAPS e Fundação Lemann debatem Base Nacional Comum Curricular

31 de maio de 2016

RAPS e Fundação Lemann debatem Base Nacional Comum Curricular

Educação é o tema central que uniu a RAPS e a Fundação Lemann  numa parceria para discutir a chamada Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no dia 25 de maio em São Paulo.
O primeiro encontro neste sentido debateu as diretrizes do documento que está sendo produzido em âmbito federal e que definirá os direitos e objetivos de aprendizagem dos alunos para cada ano do Ensino Fundamental e Médio, respeitando as diversidades regionais.
Mediada pelo Líder RAPS Alexandre Schneider, a discussão contou com a presença de Camila Pereira, diretora de Políticas Públicas Educacionais da Fundação Lemann, e Cleuza Repulho, ex-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).
O texto do BNCC está sendo preparado com a contribuição de professores, estudantes, pais, organizações da sociedade civil, pesquisadores e de escolas públicas e privadas. O projeto deverá ser aprovado até o dia 24/06, como estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE).
Cleuza Repulho, que, além de compor o “Movimento pela Base Nacional Comum” (grupo de especialistas em educação que busca facilitar e acelerar o processo de construção da BNCC), possui vasta experiência trabalhando em Secretarias de Educação, destacou a importância de ouvir os profissionais da educação na elaboração do projeto. “Eu tenho ido a todos os lugares para conversar com os professores. Principalmente os professores porque são eles que farão a Base acontecer na sala de aula. O grande desafio será fazer chegar na sala a melhor Base que esse país e seus especialistas conseguirem escrever”, ressaltou.
O mediador Alexandre Schneider considera importante o fato de várias pessoas, vindas de diferentes ideologias, se reunirem em torno de uma única causa que é a melhoria do processo educacional. “É muito rico o Brasil contar com organizações que têm agendas distintas, mas que estão olhando para a mesma educação. São técnicos e especialistas com ideias e visões de mundo diferentes, mas que estão trabalhando juntos para garantir um direito que é de todas as nossas crianças e jovens”, salientou.   Camila Pereira explicou que a mobilização pelo BNCC se deu por meio de três frentes principais: mobilização (com pressão social para que o documento fosse criado),  frente técnica (contribuições de especialistas)   e,   frente articuladora (promotora do engajamento dos atores envolvidos em torno do tema, sobretudo os professores).
O evento foi aberto para participação e perguntas, tanto presencialmente quanto pela internet.  Ao final,  Cleuza Repulho resumiu a importância das mobilizações em torno do tema. “Hoje o Brasil tem 3,5 milhões de crianças que deveriam estar na escola e não estão. Quem são essas crianças? As mais pobres, as deficientes, as do campo, as negras. Essa é uma luta de quem acredita na Educação. Há algo que nos une: fazer educação para todos”, concluiu.
 

Alexandre Schneider foi o mediador do debate sobre BNCC
Alexandre Schneider foi o mediador do debate sobre BNCC

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS