menu
Voltar

RAPS inicia seu processo de seleção de lideranças políticas 2019

22 de novembro de 2018

RAPS inicia seu processo de seleção de lideranças políticas 2019

As inscrições para o 7º Processo de Seleção da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS estão abertas de 22 de novembro de 2018 até o dia 13 de janeiro de 2019.
A RAPS continua seu processo de qualificação de lideranças políticas, agora em sua sétima edição. Os(as) Líderes RAPS são pessoas que possuem mandatos no executivo ou legislativo, ou são interessadas em disputar eleições nos níveis municipal, estadual e federal.

São representantes de todas as posições no espectro político-ideológico. Esses acreditam que os princípios e valores da sustentabilidade precisam estar incorporados à ação política de novas e atuais lideranças, de modo a gerar a transformação necessária para o Brasil.

Os seis anos da RAPS

Em seis anos, a Rede de Ação Política pela Sustentabilidade já formou mais de 700 pessoas, em mais de 50 palestras e seminários, e possui atualmente 559 membros em sua rede de lideranças.
Nas eleições 2018, as 149 lideranças RAPS candidatas totalizaram mais de 26 milhões de votos. Foram eleitos 36 representantes políticos, sendo 16 Deputados(as) Federais, 15 Deputados(as) Estaduais, 3 Senadores(as) e 2 Governadores.

O Processo de Seleção de Lideranças Políticas RAPS

O 7º Processo de Seleção RAPS acontece em quatro fases: até dia 13 de janeiro 2019, há o preenchimento de um formulário de inscrição. Após essa data, os selecionados passam por uma fase de testes online, que buscam avaliar a compreensão da potencial liderança RAPS nos assuntos pertinentes à organização, como: integridade, amizade cívica e sustentabilidade. Em seguida, há uma fase em que os(as) candidatos(as) devem realizar um breve vídeo de apresentação. A última fase consiste em uma entrevista online com a Comissão de Seleção, que contém lideranças RAPS, conselheiros, membros da equipe e especialistas. O resultado será conhecido em fevereiro de 2019.

Os requisitos de um (a) Líder RAPS

Os requisitos para tornar-se um(a) Líder RAPS são: ser uma pessoa engajada politicamente e interessada em participar da política institucional; comprometer-se com os princípios de ética, integridade, democracia, transparência e sustentabilidade; assumir o compromisso de contribuir para o aperfeiçoamento do processo político e da qualidade da democracia brasileira; estar ciente e declarar a sua concordância com as normas relativas ao Código de Ética da RAPS; ausência de quaisquer condições indicativas de inelegibilidade prevista na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 64/1990), com as alterações da Lei Complementar nº 135/2010. Serão consideradas, além das informações prestadas pelos(as) candidatos(as), os aspectos concernentes à trajetória profissional, social e política do(a) candidato(a).

Para se inscrever no 7º Processo de Seleção RAPS clique aqui.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS