menu
Voltar

RAPS lança Mapa de Candidaturas das eleições 2020

16 de outubro de 2020

RAPS lança Mapa de Candidaturas das eleições 2020

A RAPS lançou nesta sexta-feira (16) o seu Mapa de Candidaturas das eleições municipais de 2020*. Nele estão as 187 lideranças da organização que concorrem ao cargo de prefeito(a), vice-prefeito(a) ou vereador(as) em novembro.

Neste ano, o número de candidaturas de membros da RAPS mais do que dobrou em relação ao registrado nas eleições municipais de 2016. Além disso, ganharam força aspectos como diversidade de gênero, étnica, regional e partidária. Ao todo, os candidatos representam 26 diferentes partidos, o que significa um aumento de 159% em relação ao pleito passado. No total, serão 53 candidatos(as) a prefeito(a), oito a vice-prefeito(a) e 126 candidatos(as) a vereador(a), de 95 cidades e 25 estados.

 

“O conjunto dos líderes RAPS que disputam as eleições municipais neste ano reflete tanto um crescimento, quanto um amadurecimento da nossa rede, com um perfil cada vez mais diverso, maduro e qualificado”, afirma a diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré. O crescimento no total de candidaturas veio acompanhado de uma melhor distribuição por estados: se em 2016 elas vinham de 17 unidades da federação, agora são 25 os estados representados (aumento de 47%), sinalizando a crescente diversidade geográfica da rede da RAPS. Dos 187 candidatos(as), mais da metade (95) é de fora da região Sudeste.

Gênero e cor
Resultado das políticas afirmativas da RAPS, como os critérios de seleção de membros e a mais recente edição do programa Orienta RAPS, por exemplo, totalmente dedicado a mulheres, houve neste ano um aumento considerável das candidaturas femininas, quando comparadas às eleições de quatro anos atrás: as 67 candidaturas femininas representam um salto de 655% de mulheres candidatas, contra um aumento de 88% das candidaturas masculinas. Enquanto os candidatos homens passaram de 63 para 119, as candidatas mulheres são hoje 68, contra 9 candidatas de 2016. Já as candidaturas de pardos (35), negros (29) e amarelos (3) são mais de um terço do total (36%) das candidaturas.

Maturidade política
Outro aspecto percebido entre os candidatos e as candidatas que integram a rede RAPS é o aumento do número de políticos que já possuem mandato, o que reflete a diretriz da organização de trabalhar com enfoque na qualificação da atividade política. Dos 187 candidatos, 84 já estão exercendo algum mandato, seja de vereador, de deputado estadual, prefeito ou vice-prefeito, o que representa quase metade de candidaturas (44,9%) com experiência política prévia. Além disso, 88 (ou 47%) já exerceram algum mandato ao longo de sua vida política. Entre os candidatos, 10 são prefeitos(as) em busca da reeleição e outros 41 são vereadores(as) buscando manter a vaga na Câmara Legislativa para o próximo mandato. Ao todo, 61 (32,6%) das candidaturas miram o executivo, seja para os cargos de prefeito (53) ou vice-prefeito (8). Isso mostra que as lideranças da RAPS concorrendo a cargos executivos quase dobrou entre uma eleição e outra, passando de 31 candidatos em 2016 (22 concorrendo a prefeito e 9 a vice-prefeito) para os 61 candidatos deste ano.

Acesse o Mapa e conheça as lideranças políticas da RAPS que concorrem às eleições 2020: raps.org.br/candidatos-2020


*A RAPS tem como propósito a capacitação, desenvolvimento e construção de saberes de líderes políticos, independentemente do estágio em que se encontram na vida pública e no processo eleitoral. Os membros da RAPS são lideranças que se submeteram a essa capacitação e desenvolvimento. A lista de membros é meramente informativa e indica quem se submeteu aos programas oferecidos pela organização, não implicando aporte financeiro, material e humano da RAPS a qualquer possível futuro candidato, endosso a candidaturas e nem orientação político-ideológica a qualquer membro RAPS para além de compromissos cívicos assumidos com a instituição.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS