menu
Voltar

RAPS lança Mapa de Candidaturas das eleições 2020

16 de outubro de 2020

RAPS lança Mapa de Candidaturas das eleições 2020

A RAPS lançou nesta sexta-feira (16) o seu Mapa de Candidaturas das eleições municipais de 2020*. Nele estão as 187 lideranças da organização que concorrem ao cargo de prefeito(a), vice-prefeito(a) ou vereador(as) em novembro.

Neste ano, o número de candidaturas de membros da RAPS mais do que dobrou em relação ao registrado nas eleições municipais de 2016. Além disso, ganharam força aspectos como diversidade de gênero, étnica, regional e partidária. Ao todo, os candidatos representam 26 diferentes partidos, o que significa um aumento de 159% em relação ao pleito passado. No total, serão 53 candidatos(as) a prefeito(a), oito a vice-prefeito(a) e 126 candidatos(as) a vereador(a), de 95 cidades e 25 estados.

 

“O conjunto dos líderes RAPS que disputam as eleições municipais neste ano reflete tanto um crescimento, quanto um amadurecimento da nossa rede, com um perfil cada vez mais diverso, maduro e qualificado”, afirma a diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré. O crescimento no total de candidaturas veio acompanhado de uma melhor distribuição por estados: se em 2016 elas vinham de 17 unidades da federação, agora são 25 os estados representados (aumento de 47%), sinalizando a crescente diversidade geográfica da rede da RAPS. Dos 187 candidatos(as), mais da metade (95) é de fora da região Sudeste.

Gênero e cor
Resultado das políticas afirmativas da RAPS, como os critérios de seleção de membros e a mais recente edição do programa Orienta RAPS, por exemplo, totalmente dedicado a mulheres, houve neste ano um aumento considerável das candidaturas femininas, quando comparadas às eleições de quatro anos atrás: as 67 candidaturas femininas representam um salto de 655% de mulheres candidatas, contra um aumento de 88% das candidaturas masculinas. Enquanto os candidatos homens passaram de 63 para 119, as candidatas mulheres são hoje 68, contra 9 candidatas de 2016. Já as candidaturas de pardos (35), negros (29) e amarelos (3) são mais de um terço do total (36%) das candidaturas.

Maturidade política
Outro aspecto percebido entre os candidatos e as candidatas que integram a rede RAPS é o aumento do número de políticos que já possuem mandato, o que reflete a diretriz da organização de trabalhar com enfoque na qualificação da atividade política. Dos 187 candidatos, 84 já estão exercendo algum mandato, seja de vereador, de deputado estadual, prefeito ou vice-prefeito, o que representa quase metade de candidaturas (44,9%) com experiência política prévia. Além disso, 88 (ou 47%) já exerceram algum mandato ao longo de sua vida política. Entre os candidatos, 10 são prefeitos(as) em busca da reeleição e outros 41 são vereadores(as) buscando manter a vaga na Câmara Legislativa para o próximo mandato. Ao todo, 61 (32,6%) das candidaturas miram o executivo, seja para os cargos de prefeito (53) ou vice-prefeito (8). Isso mostra que as lideranças da RAPS concorrendo a cargos executivos quase dobrou entre uma eleição e outra, passando de 31 candidatos em 2016 (22 concorrendo a prefeito e 9 a vice-prefeito) para os 61 candidatos deste ano.

Acesse o Mapa e conheça as lideranças políticas da RAPS que concorrem às eleições 2020: raps.org.br/candidatos-2020


*A RAPS tem como propósito a capacitação, desenvolvimento e construção de saberes de líderes políticos, independentemente do estágio em que se encontram na vida pública e no processo eleitoral. Os membros da RAPS são lideranças que se submeteram a essa capacitação e desenvolvimento. A lista de membros é meramente informativa e indica quem se submeteu aos programas oferecidos pela organização, não implicando aporte financeiro, material e humano da RAPS a qualquer possível futuro candidato, endosso a candidaturas e nem orientação político-ideológica a qualquer membro RAPS para além de compromissos cívicos assumidos com a instituição.


Tags

Últimas do blog

22 de outubro de 2020

Boletim Covid-19 #26: Principais medidas do poder público federal

Na 26ª edição do nosso boletim semanal com as atualizações de medidas anunciadas pelo poder público federal frente à pandemia do novo coronavírus, destacamos que Ministério da Saúde direcionará recursos para programas de imunização, que um decreto prorrogou programa de diminuição e suspensão de salários [...]

Leia Mais
16 de outubro de 2020

RAPS participa de debate sobre retomada verde entre parlamentares do Brasil e Alemanha

Na última quarta-feira (14.10), iCS (Instituto Clima e Sociedade), Embaixada da Alemanha em Brasília e RAPS uniram-se para realizar debate sobre o papel do Poder Legislativo na recuperação econômica verde. A conversa foi mediada pela diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré, e contou com a participação [...]

Leia Mais
16 de outubro de 2020

RAPS lança Mapa de Candidaturas das eleições 2020

A RAPS lançou nesta sexta-feira (16) o seu Mapa de Candidaturas das eleições municipais de 2020*. Nele estão as 187 lideranças da organização que concorrem ao cargo de prefeito(a), vice-prefeito(a) ou vereador(as) em novembro. Neste ano, o número de candidaturas de membros da RAPS mais [...]

Leia Mais
RAPS