menu
Voltar

RAPS marca presença na 1ª Plenária da Coalizão em 2019

12 de junho de 2019

RAPS marca presença na 1ª Plenária da Coalizão em 2019
O painel “Advocacy para uso da terra no Brasil em 2019: como encontrar convergência?” | Foto: Caroline Siqueira

 

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS esteve presente na 1ª Plenária da Coalizão Brasil em 2019, evento promovido pela Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura. A organização foi representada pela diretora-executiva Mônica Sodré, que participou do painel “Advocacy para uso da terra no Brasil em 2019: como encontrar convergência?”, que também contou com André Lima, do Instituto Democracia e Sociedade; João Hummel, diretor-executivo do Instituto Pensar Agropecuária; André Guimarães, diretor-executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e cofacilitador da Coalizão Brasil; e Sérgio Abranches, cientista político e colunista da rádio CBN.

No painel, Mônica Sodré destacou os objetivos da RAPS para os próximos anos, que começam pela preparação de lideranças políticas para as eleições de 2020 e 2022. “A gente precisa investir na formação de lideranças políticas área de sustentabilidade e precisa incluir os partidos políticos na conversa”, explicou. “Isso significa preparar os futuros vereadores e prefeitos para um cenário que é muito mais complicado que o visto antes, com uma série de desafios. Por conta das mudanças climáticas, os eventos extremos serão agravados. Esses prefeitos e vereadores terão que lidar com uma situação em que mais pessoas serão atingidas por secas, por exemplo”, complementou.

Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS | Foto: Caroline Siqueira

 

Ainda de acordo com Mônica Sodré, existem três desafios principais quando se pensa na pauta da sustentabilidade relacionada à política. O primeiro deles é conceitual e está no campo da comunicação. “É muito difícil traduzir do que estamos falando. É muito difícil encontrar alguém que não ache que esteja trabalhando pela sustentabilidade. Em geral, os governos tentam endereçar essas questões, mas as pastas e mecanismos criados nem sempre dialogam bem com as necessidades”, afirmou.

O segundo desafio diz respeito aos atores que são postos no debate sobre o tema. Para Mônica Sodré, é preciso sair do estado de negação para buscar uma solução para os problemas. “O que vimos na experiência da RAPS é que precisamos parar de negar o papel fundamental dos partidos políticos nesse movimento. O apoio dos partidos políticos no Brasil importa, gostemos deles ou não, e eles não estão nas conversas em que deveriam estar”, justificou.

O terceiro e último aspecto é democracia e suas diferenças pelo mundo. “Tem um aspecto que é fundamental para a tomada de decisão em uma democracia: a qualidade da informação. O nosso desafio é o de garantir a qualidade da informação que chega a mim, a vocês, aos 513 deputados e aos 81 senadores”, finalizou a diretora-executiva da RAPS.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS