menu
Voltar

RAPS na TV Estadão

7 de agosto de 2019

RAPS na TV Estadão

 

Mônica Sodré, diretora-executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, foi entrevistada em uma live produzida pelo Estadão no dia 06 de agosto. Ela falou ao jornalista Daniel Fernandes sobre os desafios da democracia no Brasil em um mundo hiperconectado e a respeito de um evento a ser realizado em parceria por RAPS e Estadão.

O advento da tecnologia promoveu uma série de alterações na sociedade, desde o deslocamento pela cidade até a forma como as pessoas fazem as suas refeições. Com isso, houve também mudanças na política: inteligência artificial, proteção de dados e fake news já fazem parte do cotidiano. Trata-se de um mundo novo, que convive com representação, partidos políticos e uma série de coisas importantes para a democracia.

Na entrevista, Mônica Sodré explicou que em um país desigual como o Brasil, há um déficit de acesso à internet bastante significativo. De acordo com dados do Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD (2016), uma a cada três pessoas não tem acesso à internet. “Se por um lado temos um mundo mais conectado, o ambiente em que se discutem assuntos como política, por exemplo, por vezes encontra-se bastante fragmentado”, disse.

Sobre as dinâmicas que envolvem a política ao mundo digital, a diretora-executiva da RAPS pontuou que é preciso zelar para que o ambiente virtual consiga entregar boas discussões e diálogos respeitosos, uma vez que questões como proteção de dados e fake News interferem nessa questão. Porém, essa nova realidade também tráz aspectos positivos. “Em uma democracia como a nossa, existe uma relação natural que se estabelece entre representantes e representados. Certamente, o digital e a tecnologia vêm para auxiliar essa relação com mandatos mais transparentes, campanhas de mais baixo custo e prestação de contas”, informou Mônica Sodré.

 

Parceria

No dia 04 de setembro, em Brasília, RAPS e Estadão promovem o seminário “Desafios da democracia no Brasil: inovação, participação e representação num mundo hiperconectado”. O evento acontece no auditório do Interlegis no Senado Federal, a partir das 14h, e com transmissão ao vivo.

Para Mônica Sodré, debater democracia, os seus desafios e as suas oportunidades, é uma tarefa fundamental para uma organização como a RAPS, que nasceu em 2012 com a missão de contribuir para a melhoria da democracia no Brasil. “O Estadão é um parceiro de grande importância para a gente, sobretudo porque carrega os princípios da democracia e da liberdade no coração do seu trabalho”, afirmou.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS