RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 25


Publicado em 02/10/2018

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 25

Editorial

As lideranças RAPS que disputam as eleições 2018, o artigo “O ativismo empresarial na política”, escrito por Yacoff Sarkovas e os 30 anos da Constituição de 1988, são os destaques dessa semana.


RAPS em Ação

Mapa de Candidaturas

Conheça os membros da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS que são candidatos nas eleições 2018 em nosso Mapa de Candidaturas. Você pode conferir as informações sobre candidaturas anteriores, biografia, histórico, além de filtrar as lideranças por estado, partido político e cargo disputado.

 


RAPS Informa

Rua Limpa, Eleição Limpa

O Movimento SEJA está mobilizando cidadãos e candidatos para participarem da mobilização Rua Limpa, Eleição Limpa, que busca conscientizar sobre os santinhos jogados no chão no dia da eleição. Três Líderes RAPS que são candidatos já aderiram ao movimento.

 

UNESCO e a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS)

Com uma população mundial de mais de 7 bilhões de pessoas e recursos naturais limitados, nós, como indivíduos e sociedade, precisamos aprender a viver juntos de forma sustentável. Precisamos agir de forma responsável com base no entendimento de que o que fazemos hoje pode ter implicações futuras para a vida das pessoas e para o planeta.

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) contribui para mudar a forma como as pessoas pensam e agem para um futuro sustentável. A EDS significa incluir questões-chave sobre o desenvolvimento sustentável no ensino e na aprendizagem.

Há um crescente reconhecimento internacional da EDS como um elemento integrante da educação de qualidade e um elemento essencial para o desenvolvimento sustentável. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela comunidade internacional para 2030, incluem a ESD.

Saiba mais sobre essas iniciativas no site da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), clicando aqui.

 


Contribua Agora

Os recursos financeiros para manter a estrutura e as atividades da RAPS são oriundos de doações e contribuições de pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos. É por meio desses recursos que a instituição pode realizar todos os eventos e módulos de formação da sua Rede de Líderes.

CONTRIBUA AGORA!

 


RAPS na Mídia

Novo Varejo

A diretora executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade, Mônica Sodré, foi entrevistada pela revista Novo Varejo. Clique aqui e confira.

 

Folha de S.Paulo

Em artigo chamado “O ativismo empresarial na política”, o empreendedor autodidata Yakoff Sarkovas cita a RAPS como pioneira na seleção, formação, apoio e monitoramento de lideranças políticas comprometidas com preceitos da sustentabilidade. Leia na íntegra.

 


Você sabia?

Que na próxima sexta-feira, 5 de outubro, serão comemorados os 30 anos da promulgação da Constituição Federal do Brasil de 1988.

A sétima Constituição Brasileira foi promulgada em 5 de outubro de 1988, após 20 meses de debates envolvendo representantes da sociedade civil e especialistas jurídicos, além do Congresso Nacional.Ao completar 30 anos, a Constituição é um marco da redemocratização do País e se diferencia pelo perfil humanitário e a garantia de direitos sociais.

“A Constituição brasileira deve ser vista dentro de um contexto histórico. Ela espelha o momento em que foi criada, após anos de ditadura. Procurou proteger os cidadãos do Estado e, ao mesmo tempo, colocar limites no Estado. Por isso visa a garantia dos direitos”, pontua Daniel Martins Boulos, professor do Insper, mestre-doutor em Direito Civil.

Entre os avanços importantes feitos pela Constituição, destaca-se a garantia de direitos fundamentais, como saúde, educação, moradia e o sistema de previdência social para a população, além de afirmar a legitimidade dos direitos civis e políticos no Brasil. Para isso, vinculou-se contribuições via impostos e tributos que subsidiam esses direitos.

Foi apenas a partir de 1988, por exemplo, que os brasileiros passaram a contar com o Sistema Único de Saúde (SUS), que garante acesso à saúde para toda a população. Apesar de receber muitas críticas dentro do País, o modelo é considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos no mundo.

Imagem: Capa da atual Constituição Brasileira, criada em 1988 pelo designer Cosme Rocha, que reestilizou a bandeira do Brasil, tornando-a mais simples, sem as estrelas e sem a faixa “Ordem e Progresso”, além de virá-la na vertical. Segundo Rocha, “com o triângulo amarelo daquela forma, quis dar a ideia de algo que estava nascendo, estava começando a subir, a crescer. Tinha um sentido de esperança”. Fonte: Folha de S.Paulo.

“Você sabia?”, é um espaço para informações e fatos históricos do Brasil e do mundo. Se você tiver ideias ou sugestões, escreva para comunicacao@raps.org.br.

 


Rede de Ação Política Sustentabilidade – RAPS
Redação
Avenida Nove de Julho, 5569. Conj, 101, CEP 01407-911 São Paulo, SP.
Tel.: 3079-2663, ramal 218
www.raps.org.br

 

Publicações
Diretora Executiva: Mônica Sodré
Desenvolvimento Institucional: Alfredo P. Silva
Comunicação: Leandro Bernardo
Estagiárias: Ana Beatriz França e Bruna Belasques
Fale conosco através do e-mail: comunicacao@raps.org.br


TAGS: ConstituiçãoEleições 2018Mapa de CandidaturasNewsletterUNESCO


Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório

Blog

Nossas Notícias

RAPS - Agradecimento

RAPS – Agradecimento

  A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS trabalha há 6 anos pela melhoria da democracia no Brasil....

Saiba Mais
RAPS Newsletter – Ano 3, nº 25

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 25

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 25 Editorial As lideranças RAPS que disputam as eleições 2018, o artigo “O ativismo...

Saiba Mais
RAPS Newsletter - Ano 3, nº 24

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 24

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 24 Editorial Os destaques da semana são: o novo site da RAPS; os 100...

Saiba Mais

Mapa de CandidaturasCandidatos(as) eleitos(as) 2018