menu
Voltar

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 27

12 de novembro de 2018

RAPS Newsletter - Ano 3, nº 27

RAPS Newsletter – Ano 3, nº 27

Editorial

Os destaques dessa semana são: as lideranças RAPS eleitas; o evento em parceria com a Fundação Fernando Henrique Cardoso; pesquisa do Colab sobre cidades sustentáveis; RAPS na mídia; o Dia do Professor no “Você Sabia?”.


RAPS em Ação

Mapa de Candidaturas

 

35 lideranças da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS foram eleitas no primeiro turno das Eleições 2018, sendo 16 deputados federais, 15 deputados estaduais, três senadores e um governador. Além deles, dois governadores concorrem ao cargo no segundo turno. Você confere mais informações sobre os membros da organização eleitos em nosso site.

 

Caminhos e Descaminhos da Política: Da Crise Nascerá uma Democracia Melhor?

Nessa quarta-feira (17), acontece o evento “Caminhos e Descaminhos da Política: Da Crise Nascerá uma Democracia Melhor?”, parceria da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS e a Fundação Fernando Henrique Cardoso. As inscrições estão encerradas, e haverá transmissão ao vivo da página da Fundação. Não perca!

 


RAPS Informa

Cidades Sustentáveis – Colab

O Colab, rede social para a cidadania, está realizado uma consulta pública, em parceria com a ONU Habitat, sobre cidades sustentáveis e o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11 nos municípios brasileiros. Confira clicando aqui.

 

Think Olga

A organização Think Olga realizou uma live sobre o resultado das eleições 2018. Mônica Sodré, diretora executiva da RAPS, foi a entrevistada. Confira.

 

Burocracia e Desburocratização – uma agenda para o Brasil

A diretora executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade é mediadora no evento “Burocracia e Desburocratização – uma agenda para o Brasil“, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo. Participam também o Empreendedor Cívico Daniel Lança, além de Davi Lago (IDDE) e Gesner Oliveira (FGV).


Contribua Agora

Os recursos financeiros para manter a estrutura e as atividades da RAPS são oriundos de doações e contribuições de pessoas físicas e jurídicas sem fins lucrativos. É por meio desses recursos que a instituição pode realizar todos os eventos e módulos de formação da sua Rede de Líderes.

CONTRIBUA AGORA!

 


RAPS na Mídia

Eleições 2018

A Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS foi citada em mais de 30 veículos acerca do resultado das eleições. Em matéria da Folha de S.Paulo sobre o panorama do Congresso após o resultado das urnas, o jornal menciona que 16 membros da organização foram eleitos deputados federais. Além disso, a RAPS foi destaque em Santa Catarina, na qual os Líderes RAPS Rodrigo Coelho (PSB) e Paulinha (PDT) foram eleitos para os cargos de deputado federal e estadual, respectivamente.

 


Você sabia?

Que dia 15 de Outubro é comemorado o Dia do Professor no Brasil.

Nesse dia, em 1827, D. Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto citava descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

No entanto, somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor, iniciado em São Paulo. Em 1963, foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro do mesmo ano, que definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”

No mundo, o dia do professor é comemorado em diferentes momentos, sendo dia 05 de outubro o Dia Mundial dos Professores, proclamado pela UNESCO em 1994.

“Você sabia?”, é um espaço para informações e fatos históricos do Brasil e do mundo. Se você tiver ideias ou sugestões, escreva para comunicacao@raps.org.br.

 


Rede de Ação Política Sustentabilidade – RAPS
Redação
Avenida Nove de Julho, 5569. Conj, 101, CEP 01407-911 São Paulo, SP.
Tel.: 3079-2663, ramal 218
www.raps.org.br

 

Publicações
Diretora Executiva: Mônica Sodré
Desenvolvimento Institucional: Alfredo P. Silva
Comunicação: Leandro Bernardo
Estagiárias: Ana Beatriz França e Bruna Belasques
Fale conosco através do e-mail: comunicacao@raps.org.br

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS