menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 63

11 de julho de 2019

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 63

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 63 – 18 de junho de 2019


REDE RAPS

Processo de Seleção Lideranças RAPS 2020
Estão abertas as inscrições para o 8° Processo de Seleção de Lideranças RAPS. O programa de capacitação de lideranças políticas é destinado tanto para quem já possui mandato quanto para interessados em disputar eleições. Os selecionados irão fazer parte da rede que há 7 anos está transformando a política brasileira.

Encontro com presidente do Senado
As lideranças RAPS no Congresso Nacional estiveram na última semana em um encontro com o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Estiveram presentes os (as) deputados (as) federais e senadores (as) da RAPS, além de Guilherme Leal, presidente do Conselho Diretor da RAPS; Marcos Vinícius de Campos, membro do Conselho Diretor da RAPS; Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS; Marcos Pestana, coordenador da RAPS em Brasília; e Cássia Marques da Costa, gerente de Apoio à Ação Política da RAPS. Reunimos indivíduos de diferentes partidos políticos e trajetórias que encontram na RAPS um ambiente de troca, qualificação e redes que vai além de suas ideologias particulares.

Saneamento básico na Alesp
A RAPS promoveu encontro entre as suas lideranças na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. O tema foi saneamento básico, questão fundamental da pauta da sustentabilidade. O evento teve a presença dos deputados estaduais Ricardo Mellão (NOVO-SP) e Sérgio Victor (NOVO-SP), da líder RAPS Marina Bragante, que representou a deputada estadual Marina Helou (REDE-SP), e também de Marussia Whately, da Aliança pela Água; Tayara Calina, do Instituto Arapyaú; e Cássia Marques da Costa, da RAPS. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Governo digital
O Líder RAPS e deputado federal Tiago Mitraud (NOVO-MG) apresentou o projeto de lei 3443/2019, sobre Governo Digital, que prevê o oferecimento de serviços digitais à população por parte de órgãos públicos. O PL foi assinado juntamente com Líderes RAPS que integram a Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital, como João Campos (PSB-PE), Marcelo Calero (CIDADANIA-RJ), Rodrigo Coelho (PSB-SC) e Vinicius Poit (NOVO-SP).

Diário da Alesp – Episódio #3
O terceiro episódio do Diário da Alesp está no ar. Nesta semana, os Líderes RAPS e deputados(as) estaduais Monica da Bancada Ativista (PSOL-SP) e Ricardo Mellão (NOVO-SP) explicam o que são leis e como elas são propostas e constituídas. O projeto é uma iniciativa da RAPS e do Politize!.

Meio Ambiente
A Líder RAPS e deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) relata em sua coluna na Folha de S.Paulo como foi a experiência de participar de uma missão oficial na Alemanha que tratou da questão ambiental.

Lei Maria da Penha
A Líder RAPS e deputada estadual Cibele Moura (PSDB-AL) teve aprovado o seu projeto de lei que veda condenados na Lei Maria da Penha a serem nomeados pelo Estado para cargos comissionados. A iniciativa está de acordo com a Agenda 2030 da ONU, que inclui ações para eliminar todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas.


RAPS DIVULGA

Atlas da Violência 2019
Produzido por Ipea e Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Atlas da Violência 2019 apresenta dados e indicadores para melhor compreensão da violência no Brasil. Recentemente, a RAPS reuniu suas lideranças no Congresso Nacional para um debate sobre segurança pública, um dos assuntos centrais na agenda política no Brasil.

Pesquisa: O Conservadorismo e as Questões Sociais
A Fundação Tide Setubal, em parceria com a empresa Plano CDE, divulgou a pesquisa “O Conservadorismo e as Questões Sociais”, cujo objetivo é ampliar as possibilidades de compreensão de diferentes olhares sobre temas que influenciam o enfrentamento das desigualdades.

Poluição do ar
Na América Latina e Caribe, as lacunas de informação e de gestão ambiental para lidar com casos críticos de poluição do ar representam um atentado contra o direito das pessoas a viver num meio ambiente saudável. A avaliação é da Comissão Econômica da ONU para a região, a CEPAL, que alertou para os problemas que a contaminação atmosférica traz para o desenvolvimento e o bem-estar da população.

Democracia, Educação e Equidade
Insper, UNESCO e Fundação Tide Setubal promovem em 26 de junho o seminário “Democracia, Educação e Equidade: uma agenda para todos”, que tem como finalidade fortalecer o debate brasileiro sobre desigualdades educacionais, justiça social e democracia. O evento é gratuito.

 

Diretoria Executiva: Mônica Sodré
Desenvolvimento Institucional: Alfredo Passos
Comunicação: Rodrigo Azevedo
Estagiária: Dayana Morais
Visite nosso site: www.raps.org.br
Tel: 3706-2668


Tags

Últimas do blog

26 de maio de 2020

Boletim Covid-19 #9: Principais medidas do poder público federal

Esta é a nona edição do nosso boletim com as atualizações de medidas anunciadas pelo poder público federal frente ao novo coronavírus. Entre os destaques dos últimos dias, o STF suspendeu trecho da polêmica MP 966/20, sobre responsabilização de agentes públicos em meio à pandemia. [...]

Leia Mais
13 de maio de 2020

Boletim Covid-19 #8: Principais medidas do poder público federal

Chegamos à oitava edição do nosso boletim semanal com as atualizações de medidas anunciadas pelo poder público federal frente à pandemia do novo coronavírus. Na segunda (11.05), o ministro da Saúde, Nelson Teich, foi pego de surpresa ao ser informado por jornalistas, durante uma coletiva [...]

Leia Mais
7 de maio de 2020

Exemplo no combate à Covid-19, Niterói (RJ) tem Líder RAPS no planejamento de políticas públicas

O Líder RAPS Axel Grael é secretário de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão em Niterói, no Rio de Janeiro. O município tem cerca de 500 mil habitantes e possui o sétimo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mais alto do Brasil. Niterói tem se destacado [...]

Leia Mais
RAPS