menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 66

19 de julho de 2019

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 66

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 66 – 10 de julho de 2019


REDE RAPS

Processo de Seleção Lideranças RAPS 2020
Estão abertas as inscrições para o 8° Processo de Seleção de Lideranças RAPS. O programa de capacitação de lideranças políticas é destinado tanto para quem já possui mandato quanto para interessados em disputar eleições. Divulgue o processo seletivo em suas redes sociais com a hashtag #VempraRAPS.

Microesferas de plástico
A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou o relatório do Líder RAPS e deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) sobre o projeto de lei que proíbe a venda de produtos de higiene ou cosméticos que contenham microesferas de plástico, muito utilizado na fabricação de esfoliantes, pastas de dente e produtos de banho. O acúmulo de plástico nos oceanos é um dos fatores que comprometem a sustentabilidade do bioma marítimo. O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Mulheres na política
Em Canoas (RS), a Rede Sustentabilidade, comandada pela Líder RAPS e vice-prefeita Gisele Uequed (REDE-RS), terá uma nominata com 70% de candidatas mulheres para a vereança nas eleições de 2020. A Lei das Eleições, de 1997, estabelece que os partidos devem reservar o percentual mínimo de 30% e máximo de 70% para candidaturas de cada sexo.

Salvador Capital da Mata Atlântica
O Programa Salvador Capital da Mata Atlântica foi premiado mundialmente. A iniciativa está sob responsabilidade do Líder RAPS André Fraga (PV-BA), secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência, e tem como objetivo recuperar e preservar o bioma Mata Atlântica com ações como plantio de árvores, ampliação e recuperação de parques. O programa foi reconhecido com os prêmios Guangzhou 2018 de Inovação Urbana e Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza.


RAPS DIVULGA

Democracia e Representação
A diferença de financiamento de campanhas eleitorais masculinas para femininas diminuiu, revelou o estudo “Democracia e Representação nas Eleições de 2018: campanhas eleitorais, financiamento e diversidade de gênero”, realizado pela FGV DIREITO SP em parceria com CEPESP (EESP/EAESP).

Desmatamento na Amazônia
O desmatamento na Amazônia em junho é 88% maior do que no mesmo período de 2018. De 1º a 30 de junho, foram destruídos 920,4 km² de floresta amazônica no território brasileiro, contra 488,4 km² no mesmo mês em 2018, segundo sistema que monitora alertas de áreas destruídas na região.

Diplomacia Civil
O Instituto Global Attitude, responsável pelo programa Diplomacia Civil, está com inscrições abertas para duas delegações de alta relevância na agenda internacional: UN Civil Society Conference (EUA), até 12 de julho; e World Summit of Nobel Peace Laureates (México), até 11 de agosto. Os fóruns são focados na discussão de cidades sustentáveis e na construção para a paz mundial.

Comunicação não-violenta
A edição 204 do podcast Mamilos teve como tema “Comunicação Não-Violenta: Derrubando Muros”. Com a participação da Líder RAPS Mafoane Odara, o programa abordou a importância do diálogo com as pessoas que pensam de modo diferente em tempos de grande polarização político-ideológica


RAPS NA MÍDIA

RAPS no Valor Econômico
O jornal Valor Econômico publicou em 5 de julho uma reportagem que apresenta a rede RAPS e os números do processo de seleção 2020, contextualizando-os com o cenário para as eleições do ano que vem.

RAPS no El Pais
Em matéria veiculada no dia 8 de julho, o El Pais Brasil destacou a RAPS como “o grupo mais bem-sucedido” na capacitação a lideranças políticas novatas e experientes e de diversos partidos.


Tags

Últimas do blog

19 de dezembro de 2019

Retrospectiva RAPS 2019

Chegamos ao fim de 2019 com várias conquistas e muitos desafios. Hoje a nossa rede reúne 677 pessoas, 177 delas no exercício de cargos eletivos, que se dedicam todos os dias a fortalecer os valores da democracia e da sustentabilidade. A equipe da RAPS tem [...]

Leia Mais
19 de dezembro de 2019

RAPS divulga publicação sobre mandatos coletivos e compartilhados

A RAPS disponibiliza a publicação “Mandatos Coletivos e Compartilhados: Desafios e possibilidades para a representação legislativa no século XXI”, coordenada pelo Líder RAPS Leonardo Secchi e que tem como coautores Ricardo Alves Cavalheiro, Willian Quadros da Silva, Saulo Francisco Paganela e Leticia Elena Ito. O [...]

Leia Mais
13 de dezembro de 2019

Parceria: Líderes da Fundação Lemann acompanharão formação da RAPS

A RAPS anuncia o resultado de processo seletivo que disponibilizará vagas em sua formação para membros das redes Talentos da Educação, Lemann Fellows, Talentos da Saúde, Ponte de Talentos, Novas Portas e Terceiro Setor Transforma, redes apoiadas pela Fundação Lemann, uma das apoiadoras institucionais da [...]

Leia Mais
RAPS