menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 68

23 de julho de 2019

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 68

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 68 – 23 de julho de 2019


REDE RAPS

Processo de Seleção Lideranças RAPS 2020
Estão abertas as inscrições para o 8° Processo de Seleção de Lideranças RAPS. O programa de capacitação de lideranças políticas é destinado tanto para quem já possui mandato quanto para interessados em disputar eleições. Divulgue o processo seletivo em suas redes sociais com a hashtag #VempraRAPS.

Fórum RAPS SUL
No último dia 20 de julho, aconteceu o Fórum RAPS Sul, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina. O evento contou com palestras e atividades voltadas para os membros RAPS da região sul do país. O objetivo foi promover o diálogo e a troca de experiências entre os membros da rede. Participaram a diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré; os Líderes RAPS como Israel Rocha (PSB-SC), Goura (PDT-SC), Luciano Buligon (PSB-SC), Maryanne Mattos (NOVO-SC), Napoleão Bernandes (PSDB-SC), Pedrão (PP-SC), Paulinha (PDT-SC), Rodrigo Coelho (PSB-SC) e Leonardo Secchi (PSB-SC); e o Empreendedor Cívico Diego Calegari.

Água e saneamento na ALESP
A RAPS promoveu encontro com os Líderes RAPS que são deputados (as) estaduais na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Os parlamentares se reuniram com assessores e especialistas para debater água e saneamento básico, tema fundamental na pauta da sustentabilidade. O evento teve a presença da Líder RAPS e deputada estadual Marina Helou (REDE-SP); de sua chefe de gabinete Marina Bragante, também líder RAPS; do Jovem RAPS Marcos Ferreira, representando o Líder RAPS e deputado estadual Sérgio Victor (NOVO-SP); da co-deputada estadual Claudia Visoni; de Marussia Whately, coordenadora da Aliança pela Água; e Cássia Marques da Costa, gerente de Apoio à Ação Política da RAPS.

Diário da Alesp #7
Confira o sétimo episódio do Diário da Alesp. Nesta edição, os Líderes RAPS e deputados(as) estaduais Monica Seixas (PSOL) e Ricardo Mellão (NOVO) falam sobre as competências legislativas e a importância do Pacto Federativo. O projeto é uma iniciativa da RAPS e do Politize!.

Editais e emendas
O Estadão publicou matéria sobre os editais que buscam redirecionar emendas e aposta no conceito das consultas públicas para definir projetos e o local onde serão investidos os recursos. A reportagem destacou iniciativas de três líderes RAPS: os deputados federais Marcelo Calero (CIDADANIA-RJ) e Tiago Mitraud (NOVO-MG), e o vereador José Police Neto (PSD-SP).

Desenvolvimento Econômico e Turismo
Em junho, a Empreendedora Cívica Bianca Colepicolo assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela (SP). A pasta é de grande importância no município, que possui o maior índice de preservação da Mata Atlântica original.


RAPS DIVULGA

Colapso do clima
A revista Piauí explicou como o jornal inglês Guardian mudou o tom e a linguagem para abordar assuntos relacionados ao clima, com recomendações a seus jornalistas e articulistas que não falem mais em “aquecimento global” ou “mudança do clima”, mas sim em “crise”, “emergência” ou “colapso”.

Subcomissão agroambiental
A Câmara dos Deputados agora conta com um espaço para debater produção de alimentos e conservação ambiental: a subcomissão agroambiental. O colegiado é vinculado à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida pelo Líder RAPS e deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

Ciclo de Seminários Regionais ABDE & WWF
WWF Brasil e ABDE (Associação Brasileira de Desenvolvimento) promovem em 31 de julho a  edição Centro-Oeste do 2º Ciclo de Seminários Regionais, a ser realizado em Brasília. O tema sustentabilidade será o foco do evento.

Licenciamento ambiental
O Nexo veiculou reportagem sobre o projeto que avança no Congresso para estabelecer novas regras para o licenciamento ambiental no país. A matéria explica a proposta e apresenta as críticas que tem sofrido sobre impactos em floresta, comunidades tradicionais e patrimônios histórico e arqueológico.

Comércio de emissões e regulação
Artigo do portal JOTA aborda o comércio de emissões e sua regulação internacional e no Brasil e discute até que ponto o mercado de carbono é uma ferramenta adequada para o enfrentamento das mudanças climáticas.

Mapa da Violência de Gênero
Está no ar o Mapa da Violência de Gênero, que reúne os principais dados e leis sobre violência contra mulheres e população LGBT+. A plataforma traz textos e visualizações que ajudam a entender o contexto da violência em cada uma das 27 unidades federativas do país.


Diretoria Executiva:
Mônica Sodré
Desenvolvimento Institucional: Alfredo Passos
Comunicação: Rodrigo Azevedo
Estagiária: Dayana Morais
Visite nosso site: www.raps.org.br
Tel: 3706-2668

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS