menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 69

31 de julho de 2019

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 69

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 69 – 30 de julho de 2019


REDE RAPS

Últimos dias: Processo de Seleção Lideranças RAPS 2020
As inscrições para o 8° Processo de Seleção de Lideranças RAPS estarão abertas até 31 de julho. O programa de capacitação de lideranças políticas é destinado tanto para quem já possui mandato quanto para interessados em disputar eleições. Divulgue o processo seletivo em suas redes sociais com a hashtag #VempraRAPS.

Módulo II de Formação dos Líderes RAPS 2019
No último final de semana, dias 27 e 28 de julho, tivemos o Módulo II de formação dos 64 Líderes RAPS 2019. O evento teve como tema “Liderança e Sustentabilidade na Política” e contou com painéis, workshops, e dinâmicas de integração e networking. Além disso, os presentes acompanharam palestras e debates sobre o conceito de sustentabilidade, saneamento básico, primeira infância, campanhas eleitorais, mobilização de redes, futuro do trabalho, reforma tributária e economia sustentável.

Semana Maria da Penha nas escolas
A Líder RAPS e deputada distrital Júlia Lucy (NOVO-DF) é autora do Projeto de Lei 6.325/2019, que institui a Semana Maria da Penha em todas as escolas da rede pública e particular do Distrito Federal (DF). O PL foi sancionado e tem como objetivo conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de combater a cultura de violência contra a mulher. A iniciativa está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que incluem a busca por igualdade de gênero e empoderamento todas as mulheres.

Jovens Líderes RN
Os Líderes RAPS Bruno Cunha Lima (SOLIDARIEDADE-PB) e Fernando Holanda (REDE-PE) realizaram palestras sobre suas experiências como gestores públicos no módulo de formação do Jovens Líderes RN, em Natal (RN). O projeto é comandado pelos também Líderes RAPS e deputados estaduais Kelps Lima e Allyson Bezerra e tem como objetivo formar lideranças políticas jovens e qualificadas.

Combate ao desperdício de alimentos
A Lìder RAPS Aline Cardoso (PSDB-SP) completou dois anos no comando da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da município de São Paulo. No período, um dos destaques de sua gestão foi na área de segurança alimentar, com a criação do Programa de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos, que além de trabalhar pela sustentabilidade, reduzindo o envio de alimentos bons para consumo a aterros, também permite a melhor nutrição de famílias vulneráveis através do Banco de Alimentos.

Parlamento Jovem
Iniciativa desenvolvida pelo Líder RAPS Adriano Ferreto (PDT-GO), o projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Goiânia elege estudantes das escolas da cidade para atuarem como vereadores e contribuírem com ideias para melhorar o município. Os jovens são eleitos e simulam todo o processo eleitoral, elaborando projetos de leis e debatendo temas importantes. Em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, as próximas eleições, paritária entre meninas e meninos, terão urnas eletrônicas e irão eleger 35 vereadores (as) entre 10 e 14 anos, escolhidos pelos próprios colegas.


RAPS DIVULGA

Representatividade política
No próximo dia 8 de agosto, a RAPS estará presente no seminário “Renovação e representatividade política” para apresentar as ações que promove para melhorar a representatividade política no país. O evento é organizado pelo SOS Racismo, serviço da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que atua no combate a todo tipo de discriminação e preconceito racial, e acontecerá no Auditório Teotônio Vilela, na Alesp (Alesp), a partir das 16h.

Desburocratização e empreendedorismo
O minicurso “Desburocratização e empreendedorismo para desenvolver os municípios” tem como objetivo capacitar servidores para desburocratizar e melhorar o ambiente de negócios, fomentando o empreendedorismo nos municípios. Organizado por Endeavor e ENAP, o evento acontece em 1 de agosto, em Brasília (DF), será aberto e terá transmissão online. Paulo Uebel, Líder RAPS e Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, será um dos palestrantes.

Conferência P+L e Mudanças Climáticas
A 18ª edição da Conferência Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas acontecerá no dia 23 de agosto, a partir das 8h30, na Câmara Municipal de São Paulo. O evento é gratuito e terá como tema “Economia Verde: Como desenvolver sem devastar”. A conferência tem como presidente e proponente o Líder RAPS e vereador Gilberto Natalini (PV-SP) e é parte da programação da Virada Sustentável. A RAPS participará do evento como apoiadora e expositora.

Planeta plástico
A revista Fapesp publicou reportagem sobre o plástico, material que trouxe facilidades à vida moderna e tornou-se um enorme problema ambiental por seu consumo desenfreado e poluição gerada pelo descarte inadequado. Estima-se que 8,9 bilhões de toneladas de plástico já foram fabricados desde meados do século passado: dois terços desse total (6,3 bilhões de toneladas) viraram lixo e 2,6 bilhões de toneladas ainda estão em uso.

Agrotóxicos
A Folha de S.Paulo veiculou matéria sobre agrotóxicos em que buscou responder as principais questões e dúvidas sobre o tema, que está sendo bastante discutido no momento em razão do Projeto de Lei 6.299, que altera regras para fiscalização e aplicação dos agrotóxicos e tramita na Câmara dos Deputados.

10 filmes sobre mudança climática
A temática das mudanças climáticas ganhou destaque em filmes e documentários no começo do século 21, quando Al Gore, ativista ambiental e ex-vice-presidente dos EUA, lançou “Uma verdade inconveniente” (2007), que ganhou Oscar e levantou questões contemporâneas sobre a questão. Desde então, surgiram outras produções muito interessantes sobre o assunto e que merecem ser vistas.


Diretoria-Executiva:
Mônica Sodré
Consultor: Paulo Loiola
Comunicação: Rodrigo Azevedo
Visite nosso site: www.raps.org.br
Tel: 3706-2668

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS