RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 70


Publicado em 06/08/2019

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 70 – 05 de agosto de 2019

 

REDE RAPS

Parceria RAPS e Estadão
A RAPS e o Estadão promovem no dia 04 de setembro, em Brasília, o seminário “Desafios da democracia no Brasil: inovação, participação e representação num mundo hiperconectado”. Nesta terça-feira, dia 06 de agosto, a diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré, participará de uma live no Estadão a partir das 14h para contar mais detalhes sobre o evento e a parceria.

Inscrições prorrogadas: Processo de Seleção Lideranças RAPS 2020
As inscrições para o 8° Processo de Seleção de Lideranças RAPS foram prorrogadas até 11 de agosto. O programa de capacitação de lideranças políticas é destinado tanto para quem já possui mandato quanto para interessados em disputar eleições. Divulgue o processo seletivo em suas redes sociais com a hashtag #VempraRAPS.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública
“Desafios da segurança pública: uma agenda intergovernamental” foi o tema do painel promovido pela RAPS durante o 13º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em João Pessoa (PB). Com mediação da diretora-executiva Mônica Sodré, o debate contou com os Líderes RAPS senador Alessandro Vieira (CIDADANIA-SE); deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB); e Marcia Lucena (PSB-PB), prefeita de Conde (PB). A ação é uma continuidade do encontro sobre segurança pública com os membros RAPS do Congresso Nacional ocorrido em maio deste ano.

Líderes RAPS no Congresso em Foco
Todos os parlamentares Líderes RAPS estão concorrendo no Prêmio Congresso em Foco 2019. A premiação reconhece congressistas Ficha Limpa e que não estão sendo investigados. Este ano, o prêmio também reconhecerá os parlamentares com atuação destacada nas áreas de Clima & Sustentabilidade e Empreendedorismo. Na categoria de sustentabilidade são 18 Líderes RAPS concorrendo, e na de empreendedorismo são 14. Confira aqui os indicados.

Diário da Alesp – Episódio #8
Confira o oitavo episódio do Diário da Alesp, uma iniciativa da RAPS e do Politize. Nesta edição, os Líderes RAPS e deputados(as) estaduais Marina Helou (REDE-SP), Ricardo Mellão (NOVO-SP) e Sergio Victor (NOVO-SP) mostram como é o dia a dia de seus mandatos durante o período de recesso parlamentar.

 

RAPS DIVULGA

Telhado verde
A cidade de Utrecht, na Holanda, equipou 316 pontos de ônibus com telhados verdes para torná-los espaços propícios para abelhas e outros insetos polinizadores. Além de oferecer o néctar das plantas, a cobertura vegetal no teto da parada de ônibus absorve água das chuvas, melhora a qualidade do ar e ajuda a regular as temperaturas. A estrutura, que utiliza pedaços de madeira com perfurações, serve de abrigo para abelhas solitárias, aquelas que não vivem em colmeias mas em cavidades no solo ou nas árvores, e que estão perdendo seu habitat.

Sobrecarga da Terra
O Planeta Terra atingiu na última segunda-feira, 29 de julho, o ponto máximo de uso de recursos naturais que poderiam ser renovados sem ônus ao meio ambiente. Em 2019, a humanidade atingiu a data limite três dias antes que em 2018 – e mais cedo do que em toda a série histórica, medida desde 1970. Isso significa que, a partir de agora, todos os recursos usados para a sobrevivência (água, mineração, extração de petróleo, consumo de animais, plantio de alimentos com esgotamento do solo, entre outros pontos) entrarão em uma espécie de “crédito negativo” para a humanidade.

Soluções inovadoras e ODS
O I Seminário de Soluções Inovadoras irá apresentar um conjunto de ideias, em estágio de desenvolvimento ou em vigor, que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. As propostas foram selecionadas pelo GT Agenda 2030 e pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). O evento é gratuito e acontece no próximo dia 8 de agosto, em São Paulo.

Política Nacional de Resíduos Sólidos
Nove anos após a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o Brasil não conseguiu cumprir nenhuma meta para a gestão do lixo. Em alguns aspectos, o país caminha na direção contrária de diretrizes que levaram duas décadas para serem aprovadas no Congresso. A produção de lixo aumentou 28% de 2010 a 2017, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A meta para este ano era reduzir, na mesma proporção, a produção de resíduos destinados a aterros.

Ética no Poder Judiciário
O Instituto Renove, que tem como diretor-fundador o Jovem RAPS Pedro Mattosinhos, promove debate sobre Ética no Poder Judiciário, com o jornalista Reinaldo Azevedo e os advogados criminalistas Andréa D’Angelo e André Lozano, do IBCcrim (Instituto Brasileiro de Ciências Criminais). O objetivo é discutir limites éticos dos três poderes e aproximar jovens profissionais dos esforços pelo avanço ético das instituições brasileiras. O evento é aberto ao público e acontecerá no dia 8 de agosto, a partir das 15h, em São Paulo.

Sustentabilidade na Amazônia
O Líder RAPS Zysman Neiman, Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), esteve reunido com Carlos Demeterco, zootecnista do Instituto Socioambiental (ISA), para discutir projetos de parceria para a sustentabilidade na Amazônia brasileira. O encontro aconteceu em 2 de agosto, em São Gabriel da Cachoeira (AM), e teve como pauta principal o fortalecimento das cadeias produtivas locais, principalmente com populações indígenas e tradicionais. A economia criativa, solidária e sustentável é um tema que une as intuições e seu adequado dimensionamento pode contribuir com a proposição de alternativas de desenvolvimento para a região.

Conferência Nacional de Advocacy
Estão abertas as inscrições para a 1ª Conferência Nacional de Advocacy, realizada em parceria por Pacto pela Democracia, ACT, Advocacy Hub, Rede de Advocacy Colaborativo e Rede Justiça Criminal. O evento é aberto e acontece nos dias 9 e 10 de setembro, com vagas limitadas. A Líder RAPS Mafoane Odara será uma das palestrantes.


Diretoria-Executiva:
Mônica Sodré
Consultor: Paulo Loiola
Comunicação: Rodrigo Azevedo
Visite nosso site: www.raps.org.br
Tel: 3706-2668


TAGS: Líderes RAPSNewsletterNewsletter RAPSProcesso de Seleção


Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório

Blog

Nossas Notícias

RAPS e Estadão: Para analista, democracia exige lideranças partidárias fortes

RAPS e Estadão: Para analista, democracia exige lideranças partidárias fortes

Redação, O Estado de S.Paulo   A cobrança feita por grupos de renovação política por mais democracia interna nos partidos...

Saiba Mais
Podcast Estadão: Os desafios da Democracia no Brasil #1

Podcast Estadão: Os desafios da Democracia no Brasil #1

Na primeira edição do podcast especial Estadão Notícias, a diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré, e o Líder RAPS e deputado...

Saiba Mais
RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72 – 20 de agosto de 2019 REDE RAPS RAPS e Estadão: hiperconectividade e...

Saiba Mais

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support