menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 71

13 de agosto de 2019

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 71

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 71 – 13 de agosto de 2019


REDE RAPS

RAPS e Estadão: Desafios da democracia no Brasil
A RAPS e o Estadão realizarão um seminário em Brasília para discutir o impacto da tecnologia para a democracia. “Desafios da democracia no Brasil: inovação, participação e representação num mundo conectado” vai ocorrer em 4 de setembro, no prédio do Senado. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. No último domingo, 11 de agosto, o Estadão publicou matéria sobre o seminário. Na última semana, Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS, também foi entrevistada em uma live que apresentou a parceria.

Encontro RAPS sobre agenda ambiental
No próximo dia 29 de agosto, a partir das 8h, a RAPS promove um encontro em Brasília para debater a agenda ambiental brasileira. O objetivo é apresentar os desafios que permeiam o desenvolvimento sustentável e a convergência de políticas com efeitos sobre o meio ambiente. Os palestrantes serão o Líder RAPS e deputado federal Rodrigo Agostinho, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara; o ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho; o diretor do Instituto Pensar Agropecuária, João Hummel; e a mediação será da Profa. Dra. Ludivine Eloy, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB). O evento é parte da série que reúne os 32 membros da RAPS no Congresso Nacional, será aberto ao público e terá transmissão online. As inscrições serão abertas em breve.

Governo Digital
O Projeto de Lei 3443/19, de autoria do Líder RAPS e deputado federal Tiago Mitraud (NOVO-MG) define parâmetros para que o governo possa prestar serviços públicos via internet. O Governo Digital, como é chamado, tem o objetivo de desburocratizar a relação da sociedade com o governo, unificar bancos de dados para facilitar o acesso a informações, simplificar processos e dar transparência.

Edital de emendas parlamentares
Os Líderes RAPS deputados (as) estaduais Maria Helou (REDE-SP) e Sergio Victor (NOVO-SP) estão com editais abertos para emendas parlamentares que destinarão recursos a iniciativas apoiadas por seus mandatos. Marina Helou busca projetos destinados às pautas de primeira infância, sustentabilidade, direitos das mulheres e educação política. Sergio Victor procura iniciativas de prefeituras, hospitais, organizações (sociais, filantrópicas e não governamentais) nas áreas como gestão, educação, saúde e segurança nas regiões Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra.

Imersão de Envolvimento Político
Líder RAPS e vereador de Sorocaba (SP), Péricles Régis (MDB-SP) é o idealizador do Programa Imersão de Envolvimento Político, que tem como objetivo aproximar as pessoas da rotina política e do poder legislativo. Neste mês, foi realizada a segunda edição do projeto, que inclui um tour da população por toda a estrutura da Câmara, palestras sobre as funções dos três poderes e imersão no gabinete do parlamentar.

Arrecadação dos municípios
O Líder RAPS Sergio Leitão (PSB-SP), diretor-executivo do Instituto Escolhas, publicou artigo que demonstra como o Imposto Territorial Rural pode ser uma oportunidade para garantir maior autonomia orçamentária e financeira aos municípios.


RAPS DIVULGA

Licenciamento ambiental
Na próxima sexta-feira, 16 de agosto, haverá um seminário sobre o Projeto de Lei Geral de Licenciamento Ambiental (PL3729/04), a partir de 11h30, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O evento conta com a participação dos Líderes RAPS deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) e deputada estadual Marina Helou (REDE-SP), além dos deputados federais Kim Kataguiri (DEM-SP) e Nilto Tatto (PT-SP) e do deputado estadual Caio França (PSB-SP). A organização do seminário é do Instituto Democracia e Sustentabilidade e de Marina Helou.

Bancada da Educação
A Bancada da Educação é uma iniciativa cívica de acompanhamento de legislaturas e lançamentos de novas candidaturas que tenham como foco a educação nas esferas municipal, estadual e federal. O lançamento acontecerá no dia 23 de agosto, das 9h às 18h, na Câmara dos Vereadores de São Paulo. No encontro, estarão reunidos especialistas, educadores e políticos, incluindo os Líderes RAPS vereador José Police Neto (PSD-SP), Alexandre Schneider (PSD-SP), Malu Molina (PDT-SP) e Tatiana Roque (PSOL-RJ), além do Jovem RAPS Pedro Kelson (Pacto pela Democracia).

Mudanças climáticas
O novo relatório especial do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), o painel do clima da ONU, foi divulgado em 8 de agosto. O documento mapeou o status atual do uso do solo no mundo – responsável por 23% das emissões de GEE – e analisou questões relevantes para a mitigação das mudanças climáticas e adaptação da economia.

Amazônia
O Nexo selecionou explicações, análises, gráficos e conteúdos especiais que tratam da floresta Amazônica, cuja conservação é foco de atenção mundial.

Inovação e sustentabilidade na indústria
Matéria veiculada no Jornal da Band mostra o cenário da produção industrial brasileira em relação às metas estabelecidas pela Agenda 2030 da ONU e como inovação e sustentabilidade podem ser aliados para a modernização do setor.


Diretoria-executiva:
Mônica Sodré
Consultor: Paulo Loiola
Comunicação: Rodrigo Azevedo
Visite nosso site: raps.org.br
Tel: 3706-2668


Tags

Últimas do blog

12 de agosto de 2020

Boletim Covid-19 #19: Principais medidas do poder público federal

Na 19ª edição do nosso boletim semanal com as atualizações de medidas anunciadas pelo poder público federal frente à pandemia do novo coronavírus, destacamos o veto integral do presidente Jair Bolsonaro ao Projeto de Lei aprovado pelo Congresso que previa indenização de até R$ 50 [...]

Leia Mais
5 de agosto de 2020

Live RAPS e Estadão: Democracia e Liberdades

RAPS e Estadão promoveram uma live no Instagram para debater o tema “Democracia e Liberdades” na terça-feira, 4 de julho. Na ocasião, o editor executivo do Estadão, o jornalista Alberto Bombig, entrevistou a diretora executiva da RAPS, Mônica Sodré. A conversa serviu como aquecimento para [...]

Leia Mais
30 de julho de 2020

Webinar destaca importância de parcerias para inovação em governo

A série “Capacidades para inovação em governos: ações para o presente e diálogos para o futuro” é uma iniciativa da RAPS em parceria com Instituto Arapyaú e República.org para promover debates sobre o protagonismo dos profissionais públicos na agenda de inovação governamental a fim de [...]

Leia Mais
RAPS