menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72

20 de agosto de 2019

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72 – 20 de agosto de 2019


REDE RAPS

RAPS e Estadão: hiperconectividade e democracia
“Desafios da democracia no Brasil: inovação, participação e representação num mundo hiperconectado”. Esse é o tema do seminário organizado por RAPS e Estadão, que acontecerá em 4 de setembro, no prédio do Senado, em Brasília (DF). O Estadão divulgou nessa segunda-feira o primeiro episódio de um podcast especial sobre o evento. No último domingo, também foi veiculada uma matéria com o cientista político e membro do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Fernando Guarnieri, convidado do seminário. Durante a última semana, a diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré, participou de uma live sobre o tema ao lado da jornalista Vera Magalhães.

Agenda Ambiental Brasileira
Estão abertas as inscrições para o encontro Agenda Ambiental Brasileira, promovido pela RAPS, que acontecerá no próximo dia 29 de agosto, em Brasília (DF). O evento tem como objetivo debater os desafios que permeiam o desenvolvimento sustentável e a convergência de políticas com efeitos sobre o meio ambiente. Serão palestrantes o Líder RAPS e deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara; o ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho; o diretor do Instituto Pensar Agropecuária, João Hummel; e a mediação será da Profa. Dra. Ludivine Eloy, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB). O encontro será aberto à rede de lideranças e terá transmissão ao vivo pela internet.

Licenciamento ambiental
A Líder RAPS e deputada estadual Marina Helou (REDE-SP) e o Instituto Democracia e Sociedade (IDS) promoveram na última semana um seminário sobre o projeto de lei do licenciamento ambiental (PL 3729/04) para debater desafios, avanços e melhorias necessárias ao texto. O evento teve a participação do Líder RAPS e deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP).

Diário da Alesp #9
Confira o nono episódio do Diário da Alesp, uma iniciativa da RAPS e do Politize. Neste programa, os Líderes RAPS e deputados (as) estaduais Marina Helou (REDE-SP) e Ricardo Mellão (NOVO-SP) falam sobre mídias sociais e haters.

Mulheres no poder
Líder RAPS e prefeita de Conde (PB), Márcia Lucena (PSB-PB) participou do podcast “Maria Vai com as Outras”, da Revista Piauí, comandado por Branca Vianna, conselheira da RAPS, que foi citada no programa. No episódio, que tratou do tema “Poder”, Márcia Lucena abordou sua trajetória política e contou como é atuar em uma posição quase sempre ocupada por homens.

Enfrentamento ao assédio e à violência sexual
Foi aprovado em Goiânia (GO) o projeto de lei de autoria da Líder RAPS e vereadora Dra. Cristina (PSDB-GO) que cria a Campanha de Conscientização do Enfrentamento ao Assédio e à Violência Sexual. O PL estabelece objetivos e ações a serem desenvolvidas pelos Poderes Executivo e Legislativo, em parceria com a sociedade civil organizada, no envolvimento e no trabalho pelo causa.


RAPS DIVULGA

RAPS e Arapyaú na Virada Sustentável
A RAPS e o Instituto Arapyaú promoverão a roda de conversa “Diálogos de Ação Política Sustentável: Inovação e a Cidade”, que acontecerá no próximo dia 23 de agosto, a partir das 16h, em São Paulo (SP). O evento é parte da programação do Fórum Virada Sustentável 2019 e terá participarão dos Líderes RAPS e vereadores de São Paulo Caio Miranda (PSB-SP), Gilberto Natalini (PV-SP) e Janaína Lima (NOVO-SP). As inscrições estão abertas e são gratuitas.

Semana do Clima da América Latina e Caribe
Salvador (BA) recebe entre 19 e 23 de agosto a Semana do Clima da América Latina e Caribe 2019, promovida por Organização das Nações Unidas (ONU) e prefeitura local, por meio do Líder RAPS e secretário municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência da cidade. O evento tem como um de seus objetivos debater como estruturar instrumentos de mercado e aumentar as metas para enfrentar a mudança do clima. No dia 22 de agosto, o Instituto Arapyaú e a Agroicone irão promover o debate “Casos de sucesso em uso da terra e suas contribuições para as NDCs brasileiras: caminhos para o desmatamento zero e restauração florestal”.

Laboratório SGB de Dados para Governo
Estão abertas até 30 de agosto as inscrições para o Laboratório SGB de Dados para Governo: uma formação para líderes e gestores de Secretarias Estaduais que visa desenvolver competências para fluência em dados e maturidade analítica necessárias para o futuro da Gestão Pública. A metodologia da formação considera duas imersões presenciais em Florianópolis (SC) e sete semanas de mentoria remota. A iniciativa é promovida por Social Good Brasil e uma aliança formada por Instituto Humanize, Fundação Lemann, Fundação Brava e Instituto República.

Devastação da Mata Atlântica
O Líder RAPS e vereador Gilberto Natalini (PV-SP) preparou um dossiê que aponta a devastação da mata remanescente da cidade de São Paulo, com foco nas áreas de produção de água na zona sul da cidade. O documento conta com 236 páginas e registra a derrubada de 500 mil árvores em 90 áreas dentro do município.

Novas delegações para o Diplomacia Civil
O Diplomacia Civil, iniciativa do Instituto Global Attitude, está com inscrições abertas para delegações que participarão de fóruns com temáticas de grande relevância na atualidade: World Green Economy Summit 2019, realizado em Dubai (Emirados Árabes Unidos), cujo foco é na economia sustentável; e The Nairobi Summit, que acontece em Nairobi (Quênia) e busca debater os direitos das mulheres e sua saúde sexual. Os candidatos (as) devem ter entre 18 e 35 anos, podendo ser estudantes, jovens profissionais ou pesquisadores, independente das áreas de formação.

Circuito Urbano
Estão abertas as inscrições de eventos para o Circuito Urbano 2019, uma convocatória do ONU-Habitat para apoiar institucionalmente iniciativas que ocorram durante o mês de outubro em cidades de todo o Brasil, em comemoração ao Outubro Urbano. O tema de 2019 será “Cidades Inovadoras e Inclusivas”. As inscrições estão abertas até 26 de agosto.


Diretoria-executiva:
Mônica Sodré
Consultor: Paulo Loiola
Comunicação: Rodrigo Azevedo
Visite nosso site: www.raps.org.br
Telefone: (11) 3706-2668

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS