menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 73

28 de agosto de 2019

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 73

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 73 – 27 de agosto de 2019

 


Encontro RAPS: Agenda Ambiental Brasileira

Reforçando seu compromisso com a dimensão ambiental da sustentabilidade, a RAPS promove no próximo dia 29 de agosto, em Brasília (DF), o encontro Agenda Ambiental Brasileira. O evento é exclusivo para membros da RAPS, mas terá transmissão ao vivo no Facebook da RAPS. O encontro debaterá os desafios que permeiam o desenvolvimento sustentável e a convergência de políticas com efeitos sobre o meio ambiente. Participarão o Líder RAPS e deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara; o ex-ministro do Meio Ambiente, José Carlos Carvalho; o diretor do Instituto Pensar Agropecuária, João Hummel; com mediação da Profa. Dra. Ludivine Eloy, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (UnB).

RAPS e Estadão: hiperconectividade e democracia
No próximo dia 4 de setembro, no prédio do Senado, em Brasília (DF), acontecerá o seminário “Desafios da democracia no Brasil: inovação, participação e representação num mundo hiperconectado”, evento organizado por RAPS e Estadão. Na semana pessada, um dos convidados do seminário, Fernando Galo, diretor de políticas públicas do Twitter Brasil, participou de uma live e falou sobre as iniciativas da plataforma na mediação da discussão política e os desafios da democracia em um mundo hiperconectado. No último domingo, o tema também foi destaque de matéria do Estadão que tratou da qualidade das informações divulgadas na internet.

Encontro RAPS: água e saneamento na Alesp
A RAPS promoveu encontro na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para debater água e saneamento básico. Estiveram presentes o Líder RAPS e deputado estadual Ricardo Mellão (NOVO-SP); assessores dos (as) deputados (as) estaduais e Líderes RAPS Marina Helou (REDE-SP), Reinaldo Alguz (PV-SP) e Sergio Victor (NOVO-SP); as especialistas Claudia Visoni, da Aliança pela Água; Romilda Roncatti e Bellô Monteiro, ambas do SOS Mata Atlântica; além de Cássia Marques da Costa e Nicole Girotto, da equipe RAPS.

 

REDE RAPS

Comissão Mista de Mudanças Climáticas
O Congresso Nacional vai instalar nesta terça-feira, 27 de agosto, a Comissão Mista Permanente de Mudanças Climáticas (CMMC). A comissão terá como atribuição acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil. Neste próximo biênio (2019-2020), o colegiado será presidido pelo Líder RAPS e senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE). O Líder RAPS e senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) será membro titular da comissão.

RAPS na Virada Sustentável
A RAPS marcou presença na Virada Sustentável, que aconteceu entre 23 e 25 de agosto, em diversas cidades do Brasil. Em São Paulo, a RAPS promoveu um debate sobre inovação nas cidades com a participação dos Líderes RAPS e vereadores Caio Miranda (PSB-SP), Janaína Lima (NOVO-SP) e José Police Neto (PSD-SP). Além disso, a equipe da RAPS também esteve na Assembleia Legislativa paulista falando com a população sobre política e sustentabilidade.

Combate ao desmatamento
Tasso Azevedo, engenheiro florestal e conselheiro consultivo da RAPS, participou de reportagem da Folha de São Paulo sobre o desmatamento no Brasil. Na matéria, o líder de projeto MapBiomas, que mapeia o uso do solo no país, afirma que já é possível multar propriedades rurais usando satélites, da mesma forma com que radares produzem multas de trânsito.

Educação básica
O Líder RAPS Alexandre Schneider (PSD-SP) escreveu artigo na Folha de S.Paulo sobre o fim do Fundeb (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica), responsável por mais de 40% dos recursos destinados ao setor, que deixará de existir no próximo ano, e a necessidade de construir um projeto que valorize o ensino público durante os próximos quatro meses.

 

RAPS DIVULGA

Saneamento básico
As organizações World Toilet Organization e Instituto Trata Brasil promovem em novembro, em São Paulo (SP), a primeira edição latino-americana do World Toilet Summit, principal evento internacional sobre saneamento básico. O tema do evento será “World Toilet Summit – Saneamento Básico na América Latina: não deixar ninguém para trás”.

Gabinete de Inovação
O Instituto Update e o Pacto pela Democracia lançam a primeira edição do Gabinete de Inovação – Intercâmbio de Práticas no Legislativo, um laboratório que reunirá mandatos das casas legislativas de todo o país para que compartilhem e construam caminhos para a inovação nos parlamentos brasileiros. As inscrições estão abertas para os mandatos interessados em participar.

LegisTech Forum
A Bússola e o ITS Rio estão mapeando o casos de inovação e do uso de tecnologia nas Casas Legislativas em todo o mundo para buscar os projetos mais inspiradores e inovadores para serem exibidos no primeiro Fórum de inovação com foco no Legislativo, o LegisTech Forum. Para isso, estão mapeando soluções inovadoras na busca por um legislativo com novas formas de governança, ainda mais eficiente, transparente e participativo. Os interessados podem cadastrar seus trabalhos e ações em formulário disponibilizado pelas organizações.

Leituras sobre desigualdade
A cientista política Marta Arretche indicou, no Nexo, cinco obras que abordam a discussão contemporânea sobre concentração de renda e desenvolvimento, no Brasil e no mundo. São livros para interessados em entender o debate brasileiro e internacional sobre a desigualdade a partir de análises teóricas e empíricas.

Não ao aumento do fundão
A campanha “Não ao aumento do fundão” busca mobilizar os cidadãos para que pressionem e sensibilizem as lideranças partidárias na Câmara dos Deputados para barrar a proposta de aumento do fundo eleitoral. O aumento de 120% é considerado exorbitante em um momento de crise econômica no país, além de reforçar uma desigual e pouco transparente divisão de recursos entre as legendas. A iniciativa foi organizada por um grupo plural de instituições e movimentos reunidos na coalizão Pacto pela Democracia, plataforma de ação conjunta em defesa da construção democrática no Brasil.

 

RAPS NA MÌDIA

Programa Líderes RAPS
A RAPS foi destaque na coluna “Direto da Fonte”, da jornalista Sônia Racy, no Estadão. A nota registrou o aumento de 104% no número de inscritos no processo de seleção do programa Líderes RAPS para 2020. O texto também mostrou a evolução do total de municípios participantes, que passou de 537 para 1.421. Além disso, também houve crescimento de candidatos pretos e pardos, que passaram de 1.417 para 3.244.

 

EXPEDIENTE

Diretoria-executiva: Mônica Sodré
Consultor: Paulo Loiola
Comunicação: Rodrigo Azevedo
Visite nosso site: www.raps.org.br
Tel: 3706-2668

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS