menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 89

4 de fevereiro de 2020

04 de fevereiro de 2020

Oito Líderes RAPS participam de lançamento do Vote Nelas
No dia 13 de fevereiro, a partir das 19h, as Líderes RAPS Adriana Vasconsellos (PSOL-SP), Bruna Barros (PV-SP), Dra, Cristina (PL-GO), Duda Alcântara (REDE-SP), Janaína Lima (NOVO-SP), Mariana Janeiro (PT-SP), Marina Helou (REDE-SP) e Tabata Amaral (PDT-SP) participam do lançamento da pesquisa Jornada da Candidata, realizada pelo movimento suprapartidário Vote Nelas.

A RAPS também terá um espaço no evento para apresentar o que oferecemos para as candidatas às eleições.

A pesquisa do Vote Nelas foi realizada com mais de 30 mulheres de todos os espectros ideológicos e de todas as regiões do Brasil, e traz as trajetórias desde o processo de decisão e todas as influências que acontecem durante esse período, até o momento da campanha, passando pela escolha do partido e financiamento. O evento é gratuito e está com inscrições abertas.

REDE RAPS

Projeto de Líderes RAPS no Congresso regulamenta “compliance” ambiental em empresas
De autoria dos Líderes RAPS e deputados federais Rodrigo Agostinho (PSB-SP) e Luiz Flávio Gomes (PSB-SP), o Projeto de Lei 5442/19 regulamenta os programas de conformidade ambiental em empresas públicas e privadas que exploram atividade econômica potencialmente lesiva ao meio ambiente. Entre outros pontos, o texto proíbe a concessão de fomentos estatais, como subsídios e financiamento público, a empresas que não possuam programa de conformidade ambiental efetivo. A proposta tramita na Câmara dos Deputados. As lideranças afirmaram que tragédias recentes como o rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho (MG) reacenderam o debate sobre o desenvolvimento de novos instrumentos de preservação do meio ambiente.

Chuvas em Minas Gerais é tema de coluna de Líder RAPS
Nas últimas semanas, Minas Gerais registrou seu recorde histórico de chuvas. Até o momento, são ao menos 58 pessoas mortas e 54 mil entre desabrigados ou desalojados. Em coluna publicada no jornal O Tempo, a Líder RAPS e deputada estadual Laura Serrano (NOVO-MG) lamentou o despreparo das cidades para lidar com o problema e mostrou a importância de cuidar de questões administrativas, de fiscalização, de zeladoria e de preservação ambiental.

Tempestades devastadoras atingem também o Espírito Santo, onde mais de 16 mil tiveram que sair de suas casas, e serão cada vez mais frequentes em outros estados, assim como outros fenômenos, como períodos prolongados de seca, epidemias de doenças como dengue, aumento da poluição do ar. Estas são questões que estão fortemente relacionadas à crise climática global, que atinge 70% das cidades no mundo e mais de 180 milhões de pessoas, segundo estudo da C40.

Lideranças RAPS se encontram para troca de experiências
Conhecer de perto políticas públicas que estão dando certo e trocar experiências com políticos de outras regiões são atitudes estimuladas na rede RAPS. Na semana passada, o Líder RAPS e deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB-RJ) foi conhecer de perto a experiência educacional de Pernambuco, que está entre os primeiros lugares no IDEB e possui o menor índice de evasão escolar do país. Quem apresentou a realidade local foi o Líder RAPS e deputado federal João Campos (PSB-PE).

Na conversa, eles falaram principalmente de modalidades de ensino integral e ensino profissionalizante. “A gente viu de perto o que essas escolas estão fazendo e também trocou experiências sobre como nossos mandatos têm influenciado de maneira legislativa essas questões, fiscalizando os poderes executivos e também contribuindo de formas propositivas”, explicou Ferreirinha.

Projeto de Líder RAPS regulamenta proteção de abelhas
O Líder RAPS Gilberto Natalini (PV-SP), vereador de São Paulo, é autor do Projeto de Lei 403/19, que regulamenta a proteção e o resgate das abelhas nativas. As abelhas são agentes polinizadores indispensáveis para a produção de alimentos e para a população, mas encontram-se ameaçadas pela ação de agrotóxicos, poluição e desmatamento urbano.

NO RADAR

Pesquisa mapeia inovação política na periferia de São Paulo
Foi lançada a publicação “Emergência Política Periferias”, que apresenta o projeto de circulação de pesquisa sobre experiências de inovação e imaginação política para alunos de escolas públicas de São Paulo. O estudo registra as iniciativas mapeadas e conta com artigos dos Líderes RAPS Du Pente e Jéssica Vanessa. A iniciativa é uma parceria entre Instituto Update e Fundação Friedrich-Ebert.

Mapeamento de profissionais negros (as) que atuam em favor da agenda climática
Uma iniciativa conjunta entre Instituto Clima e Sociedade (iCS) e PerifaConnection tem como objetivo mapear os profissionais negros (as) brasileiros que atuam na agenda climática. Os campos do mapeamento correspondem a áreas como energia, economia de baixo carbono, emissões marítimas, direito e clima, uso de terras e sistemas alimentares, entre outros.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS