menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 93

12 de março de 2020

12 de março de 2020

RAPS anuncia novidades nas Jornadas de Desenvolvimento dos Líderes 2020
A partir deste mês, a turma de Líderes RAPS 2020 poderá contar com diversas novidades em suas Jornadas de Desenvolvimento. As novas lideranças terão acesso a uma série de conteúdos digitais sobre temas relevantes para o Brasil e para a política institucional, tais como inovação na gestão pública, transparência em campanhas e mandatos, enfrentamento à crise climática, entre outros. Além de vídeos exclusivos, será oferecido todo o material produzido para o curso “Um Brasil Sustentável: Sustentável: visões, desafios e direções”, realizado em parceria por RAPS e UM Brasil, e formado por entrevistas e debates com personalidades de destaque nacional na área de políticas públicas e sustentabilidade.

Como parte do processo de formação, as lideranças já receberam a publicação “Mandatos Coletivos e Compartilhados: Desafios e possibilidades para a representação legislativa no século XXI”, Que trata de inovações na representação legislativa em nível nacional e internacional. A nova turma também já tem acesso à plataforma Datapedia, além de entrevistas e orientação individual. O calendário de atividades prevê ainda uma série de ações ao longo do ano.

Inicialmente, estava previsto um evento presencial dos Líderes 2020 nos dias 14 e 15 de março, em São Paulo. Porém, diante do rápido avanço do coronavírus no Brasil e do alerta da Organização Mundial de Saúde para pandemia, a RAPS decidiu cancelar as atividades, prezando pelo bem-estar de nossos líderes, parceiros e palestrantes. A medida foi tomada pela Direção Executiva e pelo Conselho Diretor e baseada em recomendações de autoridades sanitaristas sobre aglomerações em locais fechados. Com isso, o calendário e o formato de realização do está sendo ajustado, de modo que não haja prejuízo em relação ao conteúdo. As novidades serão anunciadas em breve.

A turma de 2020 conta com 98 lideranças políticas. São 50 mulheres e 48 homens, de todas as regiões do país e pertencentes a 21 partidos políticos diferentes, sendo 41 pessoas negras e indígenas. Também há 45 mandatários: um senador, sete deputados federais, 15 deputados estaduais, 18 vereadores, três prefeitos e um vice-prefeito).

REDE RAPS

Líder RAPS no Senado é o relator de novo marco legal do saneamento básico
O Líder RAPS e senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) é o relator do novo marco regulatório do saneamento básico no Brasil, previsto no Projeto de Lei 4.162/2019, Os objetivos da proposta, de iniciativa do governo, são centralizar a regulação dos serviços de saneamento na esfera federal, instituir a obrigatoriedade de licitações e regionalizar a prestação a partir da montagem de blocos de municípios. O projeto será tema de debate em audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR), com data a ser divulgada em breve.

Projeto de Líderes RAPS que estabelece Código de Defesa do Empreendedor é aprovado em comissão da Alesp
O Código de Defesa do Empreendedor foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo. O projeto é uma iniciativa dos Líderes RAPS e deputados estaduais Ricardo Mellão (NOVO-SP) e Sergio Victor (NOVO-SP), e tem como objetivo o estabelecimento de “direitos e garantias aos empreendedores contra interferências indevidas do Estado”. A proposta segue agora para as comissões da Casa para depois ser votada em plenário.

Apoiado por Líder RAPS, evento promove maratona de inovação para combater violência de gênero
O Inovathon Mulher é uma maratona de inovação e empreendedorismo que busca soluções para combater a violência contra a mulher. A iniciativa é organizada pelo InovAction, e tem apoio do mandato da Líder RAPS e vereadora Soninha Francine (Cidadania-SP), Think Olga e Hub Tec. Com palestras e dinâmicas, o objetivo é reunir o ecossistema de inovação e empreendedorismo para pensar conjuntamente soluções que melhorem a qualidade de vida e reduzam a vulnerabilidade das mulheres, ampliando a igualdade de gênero na sociedade. O evento acontecerá nos dias 21, 28 e 29 de março, na Câmara Municipal de São Paulo.

Com Líder RAPS à frente da Secretaria do Verde, Campinas se destaca em rankins ambientais
O município de Campinas, que tem o Líder RAPS Rogério Menezes (PV-SP) como secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, foi certificada no ranking de gestão ambiental do Estado de São Paulo, por meio do Programa Município VerdeAzul, pelo sétimo ano consecutivo, e ficou em segundo lugar entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.

Além disso, Campinas aparece na 12° lugar, e no 1° entre as cidades com mais de 1 milhão de habitantes, no ranking do Instituto Trata Brasil 2020, que avalia a qualidade do saneamento básico nas 100 maiores cidades do país.

NO RADAR

Webinar do iCS debaterá perspectivas para atuação no congresso nacional e mudanças climáticas
O Instituto Clima e Sociedade (iCS) realizará o webinar “Perspectivas para atuação no congresso nacional em 2020” no próximo dia 17 de março, às 12h. O objetivo do evento é trazer uma exposição da Pulso Público sobre o tema, apontando desafios e oportunidades sobre a pauta climática, sendo também um espaço para que outras organizações tirem dúvidas com especialistas deste campo. As inscrições para participar da transmissão estão abertas.

Embaixada do Reino Unido no Brasil lança Programa de Cidade Inteligentes
A Embaixada do Reino Unido no Brasil promoverá o lançamento do Programa de Cidades Inteligentes do Prosperity Fund em 24 de março, das 9h30 às 17h30, no Auditório do Centro Britânico Brasileiro. A iniciativa, que está beneficiando São Paulo, Recife e Belo Horizonte, tem o objetivo de apoiar cidades na implementação de soluções inovadoras para enfrentar diferentes desafios nas áreas de mobilidade urbana, dados abertos e água/saneamento. O evento é aberto ao público e as inscrições são limitadas.

CLP abre inscrições para pós-graduação em Liderança e Gestão Pública
O CLP – Liderança Pública está com inscrições abertas para o Master em Liderança e Gestão Pública – MLG, pós-graduação lato sensu que oferece formação para lideranças envolvidas nos mais diferentes desafios do setor público. O curso conta com programa de bolsas e os selecionados também participarão de uma missão internacional. Os interessados podem se inscrever até 30 de abril.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS