menu
Voltar

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 45

19 de fevereiro de 2019

RAPS Newsletter - Ano 4, nº 45

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 45, 18 de fevereiro de 2019

Rede RAPS

Congresso Nacional
  • Rodrigo Agostinho (PSB/SP) é destaque em matéria de O Globo. O parlamentar apresentou 52 Projetos de Lei em 10 dias, leia aqui (assinantes).
  • Tábata Amaral (PDT/SP) destaca, em seu primeiro discurso na Câmara dos Deputados, a importância da educação, em especial do FUNDEB. O Fundo vence em 2020 e estará na pauta legislativa desse ano. Assista o vídeo.
  • A senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP) e o Deputado Marcelo Calero (PPS/RJ) participaram do Globo News Painel e falaram sobre melhores práticas na política. Clique  aqui para assistir o programa.
  • O senador e Líder RAPS Rodrigo Cunha (AL)  foi eleito presidente da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC). A comissão é responsável por garantir a transparência das atividades do poder público e já aprovou a convocação do presidente da empresa Vale para aclaração de fatos.

Líder RAPS Almir Suruí e a série “Guerreiros da Floresta”

Na próxima quarta-feira dia 20, estreia a série documental “Guerreiros na Floresta” que retrata a luta e resiliência de 3 grandes líderes indígenas, das etnias Yanomami, Huni Kuin e Saruí. De produção de  Marcelo Braga, o Líder RAPS Almir Suruí é um dos destaques que faz parte da produção conduzida durante o ano de 2018. Para saber mais, acesse aqui.

Sergio Leitão no Nexo Jornal 
O Nexo Jornal publicou o artigo do Líder RAPS Sergio Leitão com o título “Por que o Minha Casa Minha Vida levou as pessoas para longe”. Acesse aqui.

Assembleias Estaduais

  • Com o objetivo de garantir um mandato mais participativo, o Deputado Estadual e Líder RAPS Duarte Júnior (MA), lançou um canal de comunicação pelo whatsapp para entrar em contato direto com a população. O projeto foi lançado pelas redes sociais do deputado e é conhecido como “Deputado na sua casa”. 
Processos Seletivos 
  • Deputado Estadual pela Paraíba, Melchior Batista – “Chió”, está com processo seletivo aberto para funções em seu gabinete e já conta com mais de 2 mil inscrições. Acesse para ler a matéria completa.
  • Marina Helou, Deputada Estadual por São Paulo, também escolherá sua equipe com base em processo seletivo, que já está na fase de entrevista. Para saber mais do processo, acesse a página do Legisla Brasil.


Municípios

O vereador de Belo Horizonte – Gabriel Azevedo (PHS/MG) – foi convidado pelo Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para participar da Comissão Geral para debater as circunstâncias e responsabilidades do rompimento da barragem da Mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho-MG e convida à participação os também membros RAPS Deputados Federais Franco Cartafina (PHS) e Tiago Mitraud (NOVO).

1º Encontro Inova Cidades

[Da esquerda para a direita: Edevaldo Nogueira (Prefeito de Aracajú/SE); Douglas Lucena (Prefeito de Bananeiras/PB); Andrea Apponi (Dir. Executiva Instituto Arapyaú); Mônica Sodré (Dir. Executiva RAPS); Raquel Lyra (Prefeita de Caruaru/PE); Audifax Barcelos (Prefeito da Serra/ES) e Paula Mascarenhas (Prefeita de Pelotas/RS).]

Prefeitos RAPS participam, no dia de hoje, do evento “Inova Cidades” organizado pelo Instituto Arapyaú e pela Frente Nacional de Prefeitos, com o objetivo de debater inovação nas cidades brasileiras.

Empreendedorismo cívico

101 Dias de Inovação

Ainda sobre inovação, acontece também ao longo desse mês o “101 dias de Inovação”, conteúdo didático e digital de iniciativa do WeGov, espaço de aprendizado em governo, da Empreendedora Cívica Gabriela Tamura.

Trilha do Governo Aberto 
O Instituto Imaflora, que conta com a Coordenação do Empreendedor Cívico Renato Morgado, lançou a “trilha de governo aberto em clima, floresta e agricultura”. Acesse aqui para visualizar a plataforma.

Destaque em negócios de impacto socioambiental
A Din4amo, empresa do Empreendedor Cívico Marcel Fukayama e que nasceu com o propósito de fortalecer negócios de impacto socioambiental positivo é destaque no Projeto Draft.

RAPS Divulga

Oficina Municipal oferece oficina sobre o papel dos Deputados Estaduais 
Oficina Municipal promove a oficina “Prosa Política: o que fazem os deputados estaduais?” com o intuito de debater o papel dos deputados estaduais frente ao cargo legislativo, buscando aproximar a sociedade civil à rotina da Assembleia Legislativa. O evento acontece dia 21/02 a partir das 18h30 na sede da própria oficina, e conta com participantes como a deputada (e Líder RAPS) Marina Helou, o deputado Mauro Bragato e a Prof. Dra. Andrea Freitas.

Introdução à precificação de carbono
A Climate Ventures, em parceria com a WayCarbon, convida todos os interessados em Precificação de Carbono para um webinar com Matheus Brito, diretor da WayCarbon, especialista na temática. O evento abordará as perspectivas científica, política e econômica sobre precificação de carbono, os desafios para a sua adoção, além de contemplar também questões básicas, como mudanças do clima, economia de baixo carbono e mercado de carbono. Dia 27 de fevereiro – 17h. Para inscrições clique aqui.

“Encontros e Fronteiras” – Nova Série

Encontros e Fronteiras é a nova série da Fundação Tide Setúbal. Nela, Neca Setúbal, presidente da Fundação, encontra pessoas para uma conversa aberta, visando aproximar universos diferentes e que tenham em comum a busca por transformar realidades. No episódio de estreia, a convidada é Adriana Barbosa, idealizadora e presidente do Instituto Feira Preta.  Afinal, qual o legado deixado por essas mulheres? Acesse o site da Fundação para mais informações.


Rede de Ação Política Sustentabilidade – RAPS
Redação
Avenida Nove de Julho, 5569. Conj, 101, CEP 01407-911 São Paulo, SP.
Tel.: 3706-2668, ramal 211
www.raps.org.br

 

Publicações
Diretora Executiva: Mônica Sodré
Desenvolvimento Institucional: Alfredo P. Silva
Estagiária: Dayana Morais
Fale conosco através do e-mail: comunicacao@raps.org.br

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS