menu
Voltar

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 50

9 de abril de 2019

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 50

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 50, 25 de março de 2019

Rede RAPS 

Líderes RAPS assumem presidência de comissões na Câmara dos Deputados 
Os Líderes RAPS deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB) e deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) foram eleitos para a presidência das Comissões de Educação e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, respectivamente. As pautas das comissões estão diretamente ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como defesa da educação de qualidade, busca por acesso de energia limpa para todos e promoção de ações contra mudança global do clima. Para saber mais, clique aqui.
Líder RAPS e deputada estadual Marina Helou (REDE-SP) inaugura gabinete na Alesp

Os membros RAPS Pedro Markun, Bruna Paola, Marina Helou, Marina Bragante e Duda Alcântara no evento

A Líder RAPS e deputada estadual Marina Helou (REDE-SP) inaugurou seu gabinete na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo no domingo, 24 de março. Na ocasião, a população pode conhecer o espaço e fazer sugestões ao mandato da parlamentar. A iniciativa se conecta ao objetivo que diz respeito à construção de instituições responsáveis, eficazes e inclusivas. Veja mais aqui.

Líder RAPS e deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) protocola seu 1° projeto de lei 
A Líder RAPS e deputada federal Tabata Amaral (PDT-SP) protocolou no dia 21 de março o seu 1° projeto de lei, o PL 1672/19, que estipula critérios para o repasse voluntário de verba, na área de educação, para os Estados, o Distrito Federal e os municípios. Em sua recente coluna no Nexo, ela também falou sobre os desafios do futuro da educação. Confira o PL aqui.

Líder RAPS João Paulo Capobianco é coautor de artigo em livro sobre desenvolvimento sustentável  
O Líder RAPS João Paulo Capobianco é coautor do artigo “Federalismo e Segurança Hídrica na Região Metropolitana de São Paulo”, que faz parte do livro Governança Multinível e Desenvolvimento Regional Sustentável, publicado por Oficina Municipal e Fundação Konrad Adenauer. Publicações sobre esse tema são de grande importância para o desenvolvimento de uma gestão hídrica sustentável que viabilize o saneamento adequado a toda a população. Saiba mais aqui.

Líder RAPS e deputada estadual Paulinha (PDT-SC) fala sobre como é ser mulher na política
A Líder RAPS e deputada estadual Ana Paula da Silva (PDT-SC), a Paulinha, foi entrevistada pelo Politize!, em parceria com o grupo Mulheres do Brasil. Ela falou sobre a sua história e os desafios que mulheres enfrentam na política, temas conectados à Agenda 2030 da ONU no que diz respeito à igualdade de gênero e ao empoderamento feminino. Veja mais aqui.

 

Contribua agora com o aperfeiçoamento da democracia e do processo político brasileiro, clique aqui!

 

RAPS Divulga

As 100 pessoas mais influentes do mundo em políticas sobre o clima 

O Apolitical, rede global que conecta agentes públicos para troca de ideias e experiências sobre gestão, divulgou as 100 pessoas mais influentes do mundo em políticas relacionadas ao clima. Marina Silva integra o Top 20 e é a única representante do Brasil na lista. Acompanhe aqui.

Palestra com a primeira mulher muçulmana a conquistar uma cadeira no parlamento dinamarquês 
O GT Mulheres RAPS, com apoio do Instituto Avon e da Fundação Tide Setúbal, promovem uma palestra com Özlem Sara Cekic, primeira mulher muçulmana a conquistar uma cadeira no parlamento da Dinamarca. O evento terá como mediadoras as líderes RAPS Marina Helou, deputada estadual (REDE-SP), e Mafoane Odara, coordenadora de projetos do Instituto Avon. A palestra irá abordar a busca por representatividade nas instâncias de poder e pela equidade de gênero.

BID busca soluções inovadoras em eficiência energética  
O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está criando um banco de soluções para dar visibilidade a startups, fornecedores e provedores de soluções inovadoras em iluminação pública, eficiência energética e geração distribuída de energia solar. Os interessados podem inscrever propostas até 30 de abril de 2019 clicando aqui.

Ministros de mais de 170 países adotam resoluções sobre economia e produção sustentável 
Após cinco dias de diálogos na Quarta Assembleia da ONU para o Meio Ambiente, em Nairóbi, no Quênia, ministros de mais de 170 países adotaram um plano que pede a aceleração da mudança para modelos sustentáveis de desenvolvimento. O documento afirma que é necessário usar ciência e inovação para tornar o uso de recursos naturais mais eficiente, reduzir o uso de plástico descartável e promover economias de baixo carbono. Veja mais aqui.

RAPS na mídia

Diretora-executiva da RAPS  na TV Gazeta

A diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré, foi entrevistada pela jornalista Maria Lydia Flândoli no Jornal da Gazeta, no dia 20 de março. Mônica falou sobre o trabalho da organização ao longo dos últimos sete anos. O deputado estadual Daniel José (NOVO-SP) também participou da conversa. Veja a entrevista na íntegra aqui.

 

Rede de Ação Política Sustentabilidade – RAPS 
Avenida Nove de Julho, 5569. Conj, 101, CEP 01407-911 São Paulo, SP.
Tel.: 3706-2666
www.raps.org.br
Publicações
Diretora Executiva: Mônica Sodré
Desenvolvimento Institucional: Alfredo P. Silva
Comunicação: Rodrigo Azevedo
Estagiária: Dayana Morais
Fale conosco através do e-mail: comunicacao@raps.org.br
[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS