menu
Voltar

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 51

9 de abril de 2019

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 51

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 51, 01 de Abril de 2019

Rede RAPS 

Encontro de Líderes RAPS em Brasília 

Na última semana, as lideranças da RAPS na Câmara dos Deputados e no Senado Federal estiveram reunidas em Brasília. A diretora-executiva da organização, Mônica Sodré, deu as boas-vindas aos Líderes RAPS 2019 e apresentou os novos objetivos da organização, que incluem a promoção de uma agenda para a sustentabilidade com espaços constantes de diálogo, reflexão e atuação em temas complexos e de impacto na vida de milhões de brasileiros, tais como: segurança pública, educação, nova economia, mudanças climáticas e agenda de uso do solo. Além disso, foi anunciada a ampliação da equipe da RAPS na capital federal, que passará a contar com a assessoria de Marcus Pestana, Líder RAPS e ex-deputado federal.

Líder RAPS e deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) é eleita presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher 
A Líder RAPS e deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) foi eleita a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados. Ela é a mais jovem parlamentar desta legislatura e também a presidir uma comissão na Casa. O trabalho do colegiado vai ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que incluem a busca pela igualdade de gênero e empoderamento feminino. Veja mais detalhes.

Líder RAPS Alexandre Schneider (PSD-SP) publica artigo na Folha de S.Paulo sobre a importância da Lei de Acesso à Informação
O Líder RAPS Alexandre Schneider (PSD-SP), em parceria com Fernanda Campagnucci, publicou artigo no jornal Folha de S.Paulo sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI) e a importância de políticas de governo aberto no combate à corrupção, no fortalecimento da democracia e na maior eficiência dos governos. Confira o artigo na íntegra.

Líder RAPS Paulo Litro (PSDB-PR) aprova projeto sobre utilização de lâmpadas mais eficazes no poder público
O Líder RAPS e deputado estadual Paulo Litro (PSDB-PR) teve um projeto de sua autoria aprovado na Assembleia Legislativa do Paraná. A iniciativa dispõe sobre a utilização de lâmpadas que adotem tecnologia de maior eficácia energética e luminosa em obras e serviços de engenharia executados por órgãos ou entidades públicas. A proposta dialoga com a Agenda 2030 da ONU, que tem como um de seus objetivos assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todas e todos. Saiba mais informações aqui.

Palestra com Özlem Sara Cekic, primeira muçulmana a conquistar cadeira no parlamento dinamarquês

A RAPS, por meio do GT Mulheres RAPS, promoveu na última quarta-feira, 27 de março, uma palestra com Özlem Sara Cekic, primeira mulher muçulmana a conquistar uma cadeira no parlamento da Dinamarca. A iniciativa foi realizada em parceria com o Instituto Avon e a Fundação Tide Setúbal. O evento teve como mediadoras as líderes RAPS deputada estadual Marina Helou (REDE-SP) e Mafoane Odara. A conversa abordou temas como representatividade nas instâncias de poder e equidade de gênero, além de ressaltar a importância da resiliência e do diálogo, fatores que compõem o conceito de amizade cívica desenvolvido pela RAPS. Leia mais.

Líder RAPS e prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas (PSDB-RS) é eleita para a diretoria executiva da Frente Nacional de Prefeitos
A Líder RAPS e prefeita de Pelotas Paula Mascarenhas (PSDB-RS) foi eleita, em 25 de março, para a diretoria executiva da Frente Nacional de Prefeitos como vice-presidente de segurança pública, tema que compõe a agenda para o desenvolvimento sustentável estabelecida pela RAPS junto aos 32 congressistas membros da organização no Congresso Nacional. Veja mais aqui.

Líderes RAPS se reúnem para discutir lançamento da Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital
No dia 27 de março, os Líderes RAPS Luísa Canziani (PTB-PR), João Campos (PSB-PE), Rodrigo Coelho (PSB-SC), Rodrigo Cunha (PSDB-AL) e Vinicius Poit (NOVO-SP) estiveram reunidos para discutir o lançamento da Frente Parlamentar Mista de Economia e Cidadania Digital, que acontecerá em 7 de maio na Câmara dos Deputados. A nova economia faz parte da temática da agenda para o desenvolvimento sustentável que será promovida pela RAPS em 2019 por meio de espaços regulares de diálogo em Brasília. Clique para saber mais.

Líder RAPS e deputada estadual Mônica Seixas (PSOL-SP) foi entrevistada pela Fundação Tide Setúbal
A Líder RAPS e deputada estadual Mônica Seixas (PSOL-SP) foi entrevistada pela Fundação Tide Setúbal. Na conversa, ela falou sobre novas formas de fazer política com um mandato exercido coletivamente, a importância da participação de mulheres nos espaços de poder e educação. Leia o conteúdo na íntegra aqui.

 

Contribua agora com o aperfeiçoamento da democracia e do processo político brasileiro, clique aqui!

 

RAPS Divulga

Climate Ventures é citada como iniciativa para estimular novos negócios com soluções para o clima
A Climate Ventures foi citada em matéria da Exame como iniciativa que apoia o desenvolvimento de negócios que oferecem alternativas e serviços para reduzir as emissões. A plataforma mapeou 440 iniciativas nos setores públicos, privado e terceiro setor que apresentam ideias como crédito rural verde para pequenos e médios agricultores, sistema de geração de energia a partir dos resíduos e central de distribuição para melhorar a logística na Amazônia. Leia a matériaaqui.

ITPD (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento) divulga boletim sobre mudanças climáticas
O ITPD (Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento) divulgou um boletim que apresenta como as transformações necessárias na mobilidade urbana podem contribuir para mitigar os impactos das mudanças climáticas e para a melhoria na qualidade de vida nas cidades brasileiras. O conteúdo foi produzido a partir de informações e indicadores da plataforma MobiliDADOS. Acesse o conteúdo na íntegra clicando aqui.

Instituto Arapyaú realiza pesquisa sobre os desafios para a inovação em gestões municipais
O Instituto Arapyaú, em parceria com a Plano CDE, realizou a pesquisa “Desafios para a Inovação na Gestão Municipal”. O objetivo do estudo foi entender os desafios de inovação no setor público, com ênfase em municípios de pequeno e médio porte, e apontar os principais caminhos para o apoio do terceiro setor para inovação no setor público. Acesse o material na íntegra.

Artigo mostra como os ODS da ONU têm sido aplicados em empresas
Um artigo publicado no site da WayCarbon apresenta como os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU têm sido incorporados pelo universo corporativo e mostra as vantagens econômicas associadas à Agenda 2030. Para saber mais, leia o texto aqui.

Rede Interamericana de Academias de Ciências lança o livro “Qualidade da Água nas Américas: Riscos e Oportunidades” 
A Rede Interamericana de Academias de Ciências lançou na última semana o livro “Qualidade da Água nas Américas: Riscos e Oportunidades”. A publicação reúne 148 autores de 21 países das Américas, todos especialistas em recursos hídricos. O capítulo do Brasil é de autoria de José Galizia Tundisi e Carlos Eduardo de Matos Bicudo, que analisam problemas específicos relacionados à qualidade da água no país e propõem sugestões para uma melhor gestão. O livro está disponível em espanhol e em inglês.

 

Rede de Ação Política Sustentabilidade – RAPS 
Avenida Nove de Julho, 5569. Conj, 101, CEP 01407-911 São Paulo, SP.
Tel.: 3706-2666
www.raps.org.br
Publicações
Diretora Executiva: Mônica Sodré
Desenvolvimento Institucional: Alfredo P. Silva
Comunicação: Rodrigo Azevedo
Estagiária: Dayana Morais
Fale conosco através do e-mail: comunicacao@raps.org.br
[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS