menu
Voltar

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 52

9 de abril de 2019

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 52

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 52, 08 de Abril de 2019

Rede RAPS 

Líderes RAPS são destaque no Ranking dos Políticos 
O Ranking dos Políticos é uma iniciativa que classifica a atuação dos parlamentares no Congresso Nacional e avalia deputados federais e senadores em critérios como Presenças, Privilégios, Processos e Qualidade Legislativa. De acordo com os dados analisados até o momento, os líderes RAPS estão em posições de destaque. São 13 nomes entre os 30 primeiros lugares: Paula Belmonte (CIDADANIA-DF), Rodrigo Coelho (PSB-SC), Adriana Ventura (NOVO-SP), Tiago Mitraud (NOVO-SP), Vinicius Poit (NOVO-SP), Marcelo Calero (CIDADANIA-SP), Reguffe (SEM PARTIDO-DF), Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), Greyce Elias (AVANTE-MG), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Franco Cartafina (PP-MG), Luiz Flávio Gomes (PSB-SP) e Leila Barros (PSB-DF). Confira a lista.

Líder RAPS e senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) apresenta projeto que garante acessibilidade em programas habitacionais públicos
 

Foto: Reprodução/Mara Gabrilli

A proposta torna obrigatório o “desenho universal” para obras em programas habitacionais públicos, respeitando a função social da propriedade. O “desenho universal” é um conceito que defende a criação de ambientes acessíveis para crianças, idosos e pessoas com deficiência. O projeto da Líder RAPS está associado à Agenda 2030 da ONU, que inclui a busca por cidades e comunidades inclusivas e sustentáveis. Conheça o projeto.

Líder RAPS e deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) protocola PEC que garante mais autonomia às universidades federais 
Para melhorar o atendimento às demandas dos alunos e da população, a Líder RAPS apresentou a sua primeira PEC na Câmara. A proposta tem como objetivo excluir as despesas das universidades federais da base de cálculo e dos limites das despesas primárias, o que garante mais autonomia para as instituições administrarem seus recursos. A iniciativa se conecta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que apontam para uma educação inclusiva e de qualidade. Leia mais sobre a PEC.

Líder RAPS e deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) é destaque no Nexo 
matéria traçou o perfil político do Líder RAPS e abordou a sua atuação na presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Rodrigo Agostinho falou sobre a importância da mobilização social para a defesa de projetos de lei e da relevância da agenda ambiental para o governo federal.

Líder RAPS e vereador Mateus Simões (NOVO–MG) apresenta relatórios do Grupo de Trabalho e Fiscalização de Segurança 
Com a finalidade de garantir maior transparência nas atividades da prefeitura de Belo Horizonte, o Líder RAPS organizou uma reunião aberta para a análise dos dados e dos relatórios da execução orçamentária e de metas físicas disponibilizadas pelo município. A ação busca a transparência sobre os gastos públicos à população. Clique aqui para mais informações.

Líder RAPS Bruno Alencar é o novo presidente da Cohab Minas 
Ex-secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana do governo de Minas Gerais, o Líder RAPS Bruno Alencar assume a presidência da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas).

Jovem RAPS Bruno Roza assume a Secretaria de Educação de Araras (SP) 
O jovem RAPS Bruno Roza assumiu a pasta da Educação em Araras (SP). Em 2005, foi eleito vereador-jovem pela câmara-jovem de Araras. Entre 2013 e 2016, exerceu o cargo de chefe de gabinete na Câmara Municipal de Araras. Acompanhe a notícia aqui.

 

Contribua agora com o aperfeiçoamento da democracia e do processo político brasileiro, clique aqui!

 

RAPS Divulga

Bússola Eleitoral lança o curso Inovação no Legislativo 

Foto: Reprodução/Bússola Eleitoral

Voltado a servidores e empreendedores cívicos, a iniciativa reúne conhecimento e ferramentas para interessados em repensar o Legislativo e suas interações com a sociedade civil. O curso conta com conteúdo técnico e exposição de cases práticos da realidade dos participantes e também traz a experiência de quem atua na área e estudos acadêmicos. Os alunos serão capacitados para analisar e implementar ações de inovação na Casa Legislativa de sua escolha. Saiba mais e se inscreva.

Pacto pela Democracia promove a primeira edição dos “Diálogos Democráticos” 
Nos últimos anos, a democracia se tornou uma preocupação central de governos, ONGs e centros de pesquisa. A revista The Economist mantém o Índice de Democracia para examinar o estado da democracia em 167 países. Para debater o tema, o Pacto pela Democracia idealizou os Diálogos Democráticos: palestras periódicas com importantes especialistas do Brasil e do mundo, em encontros abertos, plurais e gratuitos a toda a comunidade. Acesse aqui para outros detalhes.

Prêmio reconhece trajetórias de inovação e superação no setor público 
O Prêmio Espírito Público tem como objetivo reconhecer e divulgar a trajetória de profissionais do setor público que contribuem para o país gerando impacto positivo na sociedade e melhorando a vida dos brasileiros. As inscrições estão abertas até 28 de abril (para indicações, somente até 21 de abril), e podem concorrer servidores de todo o país, em seis categorias: Educação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública, Governo Digital e Gente, Gestão & Finanças Públicas. Os selecionados ganharão prêmios de até R$ 30 mil e uma viagem de imersão em instituições internacionais de referência no serviço público. Veja mais aqui.

Foi lançado o livro “Derrubando muros e construindo pontes: Como conversar com quem pensa muito diferente?”
O Instituto Avon, em parceria com o site Papo de Homem, lançou o livro “Derrubando muros e construindo pontes: Como conversar com quem pensa muito diferente?”. A obra é resultado de uma pesquisa realizada com mais de 9 mil pessoas e mapeia as principais emoções e obstáculos envolvidas em diálogos com quem pensa muito diferente em relação a temas de gênero. Além do livro, foram divulgados um guia e um minidocumentário. Confira os materiais aqui.

Netflix lança série “Nosso Planeta” e abre debate sobre necessidade de ação global para proteger a natureza


Foto: Reprodução/Netflix

A plataforma de streaming Netflix disponibilizou em seu catálogo a série “Nossa Planeta“, criada em colaboração com o WWF e produzida pela Silverback Films. Com imagens nunca vistas, o documentário traz a beleza natural de nosso planeta e mostra como as mudanças climáticas têm impacto sobre todas as criaturas vivas. Saiba mais aqui.

 

Rede de Ação Política Sustentabilidade – RAPS 
Avenida Nove de Julho, 5569. Conj, 101, CEP 01407-911 São Paulo, SP.
Tel.: 3706-2666
www.raps.org.br
Publicações
Diretora Executiva: Mônica Sodré
Desenvolvimento Institucional: Alfredo P. Silva
Comunicação: Rodrigo Azevedo
Estagiária: Dayana Morais
Fale conosco através do e-mail: comunicacao@raps.org.br
[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS