RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 52


Publicado em 09/04/2019

RAPS Newsletter – Ano 4, nº 52, 08 de Abril de 2019

Rede RAPS 

Líderes RAPS são destaque no Ranking dos Políticos 
O Ranking dos Políticos é uma iniciativa que classifica a atuação dos parlamentares no Congresso Nacional e avalia deputados federais e senadores em critérios como Presenças, Privilégios, Processos e Qualidade Legislativa. De acordo com os dados analisados até o momento, os líderes RAPS estão em posições de destaque. São 13 nomes entre os 30 primeiros lugares: Paula Belmonte (CIDADANIA-DF), Rodrigo Coelho (PSB-SC), Adriana Ventura (NOVO-SP), Tiago Mitraud (NOVO-SP), Vinicius Poit (NOVO-SP), Marcelo Calero (CIDADANIA-SP), Reguffe (SEM PARTIDO-DF), Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), Greyce Elias (AVANTE-MG), Rodrigo Agostinho (PSB-SP), Franco Cartafina (PP-MG), Luiz Flávio Gomes (PSB-SP) e Leila Barros (PSB-DF). Confira a lista.

Líder RAPS e senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) apresenta projeto que garante acessibilidade em programas habitacionais públicos
 

Foto: Reprodução/Mara Gabrilli

A proposta torna obrigatório o “desenho universal” para obras em programas habitacionais públicos, respeitando a função social da propriedade. O “desenho universal” é um conceito que defende a criação de ambientes acessíveis para crianças, idosos e pessoas com deficiência. O projeto da Líder RAPS está associado à Agenda 2030 da ONU, que inclui a busca por cidades e comunidades inclusivas e sustentáveis. Conheça o projeto.

Líder RAPS e deputada federal Luísa Canziani (PTB-PR) protocola PEC que garante mais autonomia às universidades federais 
Para melhorar o atendimento às demandas dos alunos e da população, a Líder RAPS apresentou a sua primeira PEC na Câmara. A proposta tem como objetivo excluir as despesas das universidades federais da base de cálculo e dos limites das despesas primárias, o que garante mais autonomia para as instituições administrarem seus recursos. A iniciativa se conecta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que apontam para uma educação inclusiva e de qualidade. Leia mais sobre a PEC.

Líder RAPS e deputado federal Rodrigo Agostinho (PSB-SP) é destaque no Nexo 
matéria traçou o perfil político do Líder RAPS e abordou a sua atuação na presidência da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Rodrigo Agostinho falou sobre a importância da mobilização social para a defesa de projetos de lei e da relevância da agenda ambiental para o governo federal.

Líder RAPS e vereador Mateus Simões (NOVO–MG) apresenta relatórios do Grupo de Trabalho e Fiscalização de Segurança 
Com a finalidade de garantir maior transparência nas atividades da prefeitura de Belo Horizonte, o Líder RAPS organizou uma reunião aberta para a análise dos dados e dos relatórios da execução orçamentária e de metas físicas disponibilizadas pelo município. A ação busca a transparência sobre os gastos públicos à população. Clique aqui para mais informações.

Líder RAPS Bruno Alencar é o novo presidente da Cohab Minas 
Ex-secretário adjunto de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana do governo de Minas Gerais, o Líder RAPS Bruno Alencar assume a presidência da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas).

Jovem RAPS Bruno Roza assume a Secretaria de Educação de Araras (SP) 
O jovem RAPS Bruno Roza assumiu a pasta da Educação em Araras (SP). Em 2005, foi eleito vereador-jovem pela câmara-jovem de Araras. Entre 2013 e 2016, exerceu o cargo de chefe de gabinete na Câmara Municipal de Araras. Acompanhe a notícia aqui.

 

Contribua agora com o aperfeiçoamento da democracia e do processo político brasileiro, clique aqui!

 

RAPS Divulga

Bússola Eleitoral lança o curso Inovação no Legislativo 

Foto: Reprodução/Bússola Eleitoral

Voltado a servidores e empreendedores cívicos, a iniciativa reúne conhecimento e ferramentas para interessados em repensar o Legislativo e suas interações com a sociedade civil. O curso conta com conteúdo técnico e exposição de cases práticos da realidade dos participantes e também traz a experiência de quem atua na área e estudos acadêmicos. Os alunos serão capacitados para analisar e implementar ações de inovação na Casa Legislativa de sua escolha. Saiba mais e se inscreva.

Pacto pela Democracia promove a primeira edição dos “Diálogos Democráticos” 
Nos últimos anos, a democracia se tornou uma preocupação central de governos, ONGs e centros de pesquisa. A revista The Economist mantém o Índice de Democracia para examinar o estado da democracia em 167 países. Para debater o tema, o Pacto pela Democracia idealizou os Diálogos Democráticos: palestras periódicas com importantes especialistas do Brasil e do mundo, em encontros abertos, plurais e gratuitos a toda a comunidade. Acesse aqui para outros detalhes.

Prêmio reconhece trajetórias de inovação e superação no setor público 
O Prêmio Espírito Público tem como objetivo reconhecer e divulgar a trajetória de profissionais do setor público que contribuem para o país gerando impacto positivo na sociedade e melhorando a vida dos brasileiros. As inscrições estão abertas até 28 de abril (para indicações, somente até 21 de abril), e podem concorrer servidores de todo o país, em seis categorias: Educação, Meio Ambiente, Saúde, Segurança Pública, Governo Digital e Gente, Gestão & Finanças Públicas. Os selecionados ganharão prêmios de até R$ 30 mil e uma viagem de imersão em instituições internacionais de referência no serviço público. Veja mais aqui.

Foi lançado o livro “Derrubando muros e construindo pontes: Como conversar com quem pensa muito diferente?”
O Instituto Avon, em parceria com o site Papo de Homem, lançou o livro “Derrubando muros e construindo pontes: Como conversar com quem pensa muito diferente?”. A obra é resultado de uma pesquisa realizada com mais de 9 mil pessoas e mapeia as principais emoções e obstáculos envolvidas em diálogos com quem pensa muito diferente em relação a temas de gênero. Além do livro, foram divulgados um guia e um minidocumentário. Confira os materiais aqui.

Netflix lança série “Nosso Planeta” e abre debate sobre necessidade de ação global para proteger a natureza


Foto: Reprodução/Netflix

A plataforma de streaming Netflix disponibilizou em seu catálogo a série “Nossa Planeta“, criada em colaboração com o WWF e produzida pela Silverback Films. Com imagens nunca vistas, o documentário traz a beleza natural de nosso planeta e mostra como as mudanças climáticas têm impacto sobre todas as criaturas vivas. Saiba mais aqui.

 

Rede de Ação Política Sustentabilidade – RAPS 
Avenida Nove de Julho, 5569. Conj, 101, CEP 01407-911 São Paulo, SP.
Tel.: 3706-2666
www.raps.org.br
Publicações
Diretora Executiva: Mônica Sodré
Desenvolvimento Institucional: Alfredo P. Silva
Comunicação: Rodrigo Azevedo
Estagiária: Dayana Morais
Fale conosco através do e-mail: comunicacao@raps.org.br

TAGS: NewsletterNewsletter RAPS


Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório

Blog

Nossas Notícias

Diário da Alesp – Episódio #4

Diário da Alesp – Episódio #4

Está no ar o quarto episódio do Diário da Alesp. No programa, os Líderes RAPS e deputados(as) estaduais Marina Helou...

Saiba Mais
RAPS Newsletter | Ano 4, n° 60

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 60

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 60 – 27 de maio de 2019 REDE RAPS MP da Reforma Administrativa O...

Saiba Mais
RAPS Newsletter | Ano 4, nº 59

RAPS Newsletter | Ano 4, nº 59

RAPS Newsletter | Ano 4, nº 59 – 20 de Maio de 2019 REDE RAPS 100 dias de mandato: Marcelo...

Saiba Mais

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support