menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 5, n° 102

15 de maio de 2020

15 de maio de 2020

RAPS conversa com o governador Eduardo Leite na segunda (18.05), em live no Instagram
Na próxima segunda-feira (18), a RAPS promoverá uma live com o Líder RAPS e governador Eduardo Leite (PSDB-RS). A conversa acontece a partir das 17h30 no perfil da RAPS no Instagram: @raps_brasil. A mediação será da diretora executiva da RAPS, Mônica Sodré.

Mentoria: Orienta RAPS tem edição focada em eleições
O programa Orienta RAPS tem como finalidade ampliar a conexão e a troca de experiências e boas práticas entre lideranças que possuem ou já exerceram um mandato eletivo e aquelas que desejam ter um mandato eletivo. A iniciativa teve uma edição piloto em 2019, com cinco duplas, e neste ano teve outras sete duplas compostas por prefeitos e vereadores de diversas regiões do Brasil orientando potenciais interessados em disputar as próximas eleições.

Os principais temas abordados nos encontros foram o desenvolvimento de competências e habilidades para a disputa e o exercício de cargos eletivos, a responsabilidade de ser candidato(a), a análise de contexto político local/regional e de conjuntura política, exemplos de campanhas e mandatos transparentes, além de campanhas de baixo custo.

A segunda edição do Orienta RAPS tem Napoleão Bernardes (PSDB/SC), ex-prefeito e ex-vereador de Blumenau (SC), como mentor de Roberta Grabert (NOVO-SP); Alliny Sartori (SD-SP), vereadora de Ibitinga (SP), como mentora de Lins Roballo (PT-RS); Luiz Paulo Guimarães (DEM-MG), vereador de Curvelo (MG), como mentor de Elton Tony (PSD-SP); Péricles Régis (MDB-SP), vereador de Sorocaba (SP), como mentor de Gabriel Bitarães (Cidadania-MG); Douglas Lucena (PSB-PB), prefeito de Bananeiras (PB), como mentor de Jorge Amaro (PT-RS); Petras (DEM-RN), vereador de Mossoró (RN), como mentor de Júlia Oliveira (REDE-BA); e Debora Almeida (PSB-PE), prefeita de São Bento do Una (PE), como mentora de Yula Merola (Cidadania-MG)

Em breve, a RAPS anunciará a terceira edição do programa, que será focado em mulheres candidatas a vereadora.

Diretora da RAPS fala sobre retrocessos ambientais na rádio CBN
“O governo federal tem sido marcado por um descrédito das instituições e dos dados científicos, e tem dado passos largos no seu objetivo de desmontar as políticas ambientais brasileiras”, disse Mônica Sodré em entrevista para o programa Estúdio CBN, da rádio CBN, na última segunda-feira (11). A pauta abordou os retrocessos ambientais durante a crise do coronavírus, em especial a polêmica MP910, que entrou na pauta de votação na Câmara dos Deputados nesta semana. Participaram da conversa Carlos Nobre, presidente do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, e o jornalista André Trigueiro.

Prêmio RAPS: vencedores participarão da COP26
O Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade está com inscrições abertas até 15 de junho. Baseado nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a iniciativa vai premiar ações e projetos inovadores promovidos pela rede RAPS, especialmente no fortalecimento da democracia, da transparência e da sustentabilidade. Os vencedores participarão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2020 (COP26). Para conferir o edital e se inscrever, acesse: www.raps.org.br/premio-raps.

Boletim: confira as recentes medidas do poder público federal no combate ao coronavírus
Está disponível a oitava edição do boletim semanal da RAPS com as principais medidas anunciadas pelo poder público federal para o combate ao Covid-19. A publicação traz informações sobre o chamado “Orçamento de Guerra”, o pacote de socorro para estados e municípios, entre outras definições.

Confira todas as edições dos boletins em raps.org.br/tag/boletim.

RAPS busca profissional de Captação de Recursos
A RAPS está com uma vaga aberta para Consultor(a) em Captação de Recursos. O profissional será responsável por auxiliar na elaboração e implementação da estratégia de captação de recursos, realizar ações e atividades de relacionamento com doadores, prospectar novos doadores, entre outras funções. Saiba mais sobre a vaga e candidate-se em https://lnkd.in/enEWKvG.

REDE RAPS | Especial Covid-19

Proposta proíbe queimadas na Amazônia durante a pandemia
O Líder RAPS e senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) apresentou o PL 2.328/2020, que prevê a proibição das queimadas na área da Amazônia Legal durante o estado de calamidade pública causada pela pandemia do novo coronavírus. A prática é utilizada para limpar áreas que podem ser usadas para pasto e agricultura, mas há uma relação entre a fumaça e o aumento de problemas respiratórios na população, também observado na Covid-19.

PL cria linha de crédito especial para organizações da sociedade civil
A Líder RAPS e senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) protocolou no Senado o PL 2022/2020, que cria o Programa Nacional de Apoio às Organizações da Sociedade Civil (OSCs). A ideia é apoiar o fortalecimento e o desenvolvimento de cerca de 820 mil entidades no Brasil pelo prazo que durar o estado de calamidade pública.

Líderes RAPS são autoras de PL de combate à violência doméstica
As Líderes RAPS e deputadas federais Luisa Canziani (PTB-PR), Paula Belmonte (Cidadania-DF), Professora Dorinha (DEM-TO) e Tabata Amaral (PDT-SP) são autoras do PL 1552/2020, que dispõe sobre a proteção de mulheres em situação de violência durante o estado de calamidade pública ou enquanto durarem medidas relacionadas à pandemia do novo coronavírus. Entre as medidas, a proposta prevê a obrigatoriedade da abertura e atendimento das Delegacias Especializadas em Atendimento à Mulher e a criação de mecanismos para denúncias de mulheres que estão confinadas, como atendimento por portal eletrônico e a criação de aplicativos.

Projeto prevê pagamento de seguro a profissionais de saúde infectados por Covid-19
O Líder RAPS e deputado federal Fred Costa (Patri-MG) apresentou projeto de lei (2298/2020) que estabelece a obrigatoriedade de pagamento de seguro de vida especial para todos os profissionais de saúde que contraírem a Covid-19 em decorrência de suas atividades laborais.

Chapecó (SC) adota nova estratégia para garantir isolamento social
A cidade de Chapecó (SC), administrada pelo Líder RAPS Luciano Buligon (PSL-SC) adotou nova estratégia para atendimento aos pacientes com confirmação de Covid-19 e que tenham indicação para isolamento domiciliar. O município oferecerá hospedagem em hotel contratado para pacientes positivos, em situação de vulnerabilidade e que não consigam seguir as normas e orientações do isolamento domiciliar.

Presidente Prudente (SP) lança portal para apoiar micro e pequeno empreendedor
A prefeitura de Presidente Prudente (SP), município administrado pelo Líder RAPS Nelson Bugalho (PTB-SP), lançou o Portal Desenvolve Prudente, um catálogo eletrônico que disponibilizará ao micro e pequeno empreendedor informações úteis para ajudá-lo durante a pandemia do coronavírus. A ferramenta reúne vários serviços relativos a empresas e acesso aos principais programas de crédito dos governos Federal e Estadual, além de contar com cursos online, emissão de documento e certidões, e uma série de recomendações.

Líder RAPS apresenta PL para reduzir mensalidades em universidades particulares
O Líder RAPS e deputado estadual Allyson Bezerra (SD-RN) apresentou projeto de lei que busca reduzir em até 30% o valor da mensalidade das universidades particulares do Rio Grande do Norte devido às alterações provocadas pela Covid-19. A proposta estabelece que o desconto deve ser de 20% para aulas a distancia e 30% para aulas presenciais e semipresenciais.

NO RADAR

Publicação aborda repercussão da pandemia no desenvolvimento infantil
Foi lançada a publicação “Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil”, produzida pelo Núcleo Ciência pela Infância, iniciativa composta por Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Insper, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Fundação Bernard van Leer, Center on the Developing Child e David Rockefeller Center for Latin American Studies. O material foi elaborado por diversos pesquisadores brasileiros e aborda a repercussão da pandemia do coronavírus sobre o desenvolvimento infantil em diversos aspectos. Acesse a publicação em ncpi.org.br/publicacoes/wp-pandemia.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS