menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 5, n° 106

19 de junho de 2020

19 de junho de 2020

Webinar da RAPS com Fundação Fernando Henrique Cardoso debate retomada econômica sustentável
Em encontro realizado pela RAPS em parceria com a Fundação Fernando Henrique Cardoso (FFHC), especialistas debateram os principais desafios para a implementação de um plano de recuperação econômica pós-pandemia centrado na sustentabilidade. O evento foi mediado por Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS, e contou com a presença do ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy, da diretora do WRI-Brasil, Rachel Biderman, e do Líder RAPS e Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), e comentários de Sergio Fausto, diretor da FFHC. Houve consenso entre os participantes de que não há há contradição entre recuperação rápida e recuperação sustentável, mas há necessidade de mais vontade política em torno do tema e de uma narrativa que conecte desenvolvimento sustentável e geração de empregos. Leia a matéria completa em nosso blog e assista ao vídeo completo do evento.

Em live com a RAPS, deputado Renan Ferreirinha comenta as fraudes e irregularidades nos gastos do Rio com a pandemia
Nesta semana realizamos uma live no Instagram (@raps_brasil) com o Líder RAPS e deputado estadual Renan Ferreirinha (PSB-RJ), relator da comissão que fiscaliza a aplicação de verbas contra Covid-19 no Rio de Janeiro e membro da Comissão que acompanha o impeachment do governador. Fiscalização do Executivo e defesa da democracia foram alguns dos temas tratados na conversa conduzida por Cassia Marques da Costa, gerente de Apoio à Ação Política da RAPS.

Concluímos primeiro ciclo do Prepara 2020 e da Jornada de Desenvolvimento dos Líderes RAPS 2020
Devido às limitações de circulação e aglomeração impostas pela pandemia, a equipe RAPS empenhou-se com sucesso para adaptar o conteúdo de desenvolvimento de seus Líderes 2020 no formato online. Criamos uma plataforma interativa e dinâmica, onde já se encontram disponíveis todos conteúdos desse ciclo: podcasts e vídeo aulas que contam com a participação de especialistas como Ana Toni (Diretora do ICS), os cientistas políticos José Álvaro Moisés (SP) e Marta Arretche (USP), Fabro Steibel (Diretor do ITS Rio), a prefeita Raquel Lyra, a deputada federal Tabata Amaral, entre outras lideranças e especialistas. O conteúdo trata de temas relacionados a democracia e sustentabilidade. Nas matérias de marketing eleitoral, tivemos entre os professores a gestora de imagem e desenvolvedora de comunicação Olga Curado, que já trabalhou com diversos presidentes, e o consultor político internacional e docente de Harvard Steve Jarding.

Prêmio RAPS: inscrições prorrogadas para 21.6
Criado para reconhecer boas práticas aplicadas pelos Líderes RAPS com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Prêmio RAPS de Inovação e Sustentabilidade já recebeu mais de 60 inscrições e teve suas inscrições prorrogadas até domingo, 21 de junho. A iniciativa contemplará ações e projetos inovadores promovidos pela rede RAPS, especialmente no fortalecimento da democracia, da transparência e da sustentabilidade. Para conferir o edital e se inscrever, acesse: www.raps.org.br/premio-raps.

REDE RAPS

Líderes RAPS pedem devolução da MP 979, que acabou devolvida ao governo pelo Senado
Os coordenadores da Comissão Externa de Acompanhamento do MEC, dentre os quais destacam-se quatro Líderes RAPS – os deputados federais João Campos (PSB-PE), Tiago Mitraud (NOVO-MG), Tabata Amaral (PDT-SP) e Luisa Canziani (PTB-PR) -, têm atuado de maneira incisiva nas cobranças e críticas à gestão do MEC, até então comandada por Abraham Weintraub, que anunciou sua demissão nesta quarta-feira (18.6). Juntos, apresentaram requerimento de devolução da MP 979, que previa que o Ministério designasse reitores de universidades e institutos federais durante a pandemia, à revelia das indicações das próprias entidades. A MP foi devolvida para o governo pelo presidente do Senado.

Aprovado projeto do Líder RAPS Randolfe Rodrigues que amplia alcance do auxílio emergencial
De acordo com a proposta do Senador, já sancionada pelo presidente na forma da Lei 13.998, de 14 de maio de 2020, o auxílio emergencial substituirá, quando for mais vantajoso para o beneficiário, outros benefícios como o Bolsa Família. Também fica vedado às instituições financeiras efetuar descontos ou compensações que impliquem a redução do valor do auxílio emergencial, a pretexto de recompor saldos negativos ou de saldar dívidas preexistentes do beneficiário.

Líder RAPS João Campos lança Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica
Como forma de lidar com as profundas diferenças sociais do país, escancaradas pela pandemia, o deputado federal João Campos (PSB-PE) lançou a Frente Parlamentar Mista com o objetivo de acompanhar as discussões sobre a prorrogação do Auxílio Emergencial (prevista no PL 3201/20, de sua autoria) e também debater a extensão de uma renda básica que seja permanente e ajude os brasileiros na superação da crise gerada pela pandemia.

Líder RAPS Marcelo Calero barra nomeação política sem bases técnicas para direção do Iphan
Ação popular movida pelo Deputado Federal Marcelo Calero (CIDADANIA-RJ) foi acatada pela justiça do Rio e suspendeu a nomeação da presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que não teria experiência ou formação profissional compatível com o cargo.

PL de enfrentamento à COVID-19 em São Paulo é aprovado com três propostas da Líder RAPS Marina Helou
Três propostas realizadas pela Deputada Estadual Marina Helou (REDE-SP) foram aprovadas no PL 350/20 e versam sobre a divulgação dos canais de denúncia de violência contra mulheres, crianças e adolescentes em todas as comunicações do Governo, classificação de casos de coronavírus segmentada por raça, classe, gênero e localidade e hospital público ou privado, e melhoria das condições de trabalho dos profissionais de segurança pública durante a pandemia.

Líder RAPS Chió solicita Auxílio Internet para estudantes da Paraíba
O deputado estadual Chió (REDE-PB) solicitou criação de Auxílio Internet para estudantes da rede pública estadual que estejam se preparando para o ENEM. A proposta busca compensar a grande desigualdade de acesso à tecnologia que existe entre os alunos, com grande risco de acirrar ainda mais as desigualdades do país.

Pedido do Líder RAPS Caio Cunha amplia divulgação de dados sobre COVID-19 em Mogi das Cruzes (SP)
Após pedido do vereador Caio Cunha (PV-SP) a prefeitura de Mogi das Cruzes aumentou as informações de seus Boletins Diários sobre COVID-19, publicados e disponíveis para a população. Ainda assim, o vereador continua pressionando para que mais dados sejam incluídos, como a distribuição geográfica dos casos e número de testes realizados.

NO RADAR

Curso sobre gestão de crises
O Instituto Global Attitude, parceiro da RAPS, promove o curso “Imersão em Negociação e Gestão de Crises”, constituído de 5 encontros online e ao vivo que devem ocorrer das 19h às 20h30, nos dias 25 e 27 de maio e nos dias 01, 03 e 05 de junho de 2020. Haverá participação especial de Rubens Ricupero, embaixador e ex-ministro da Fazenda. O investimento é de R$390.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS