menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 5, n° 107

25 de junho de 2020

25 de junho de 2020

Campanha #EuAcreditoNaDemocracia engaja centenas de usuários nas redes sociais da RAPS
No Instagram da RAPS apresentamos sete propostas factíveis sobre como os cidadãos comuns podem defender a nossa jovem democracia. A campanha #EuAcreditoNaDemocracia também segue ativa em outras frentes, como a realização de lives sobre este tema com Líderes RAPS e a distribuição de camisetas temáticas para importantes nomes da nossa política. Veja a publicação completa em nosso Instagram.

RAPS participa de reunião mensal da “Conferência Brasileira de Mudança do Clima”
A próxima reunião virtual da Conferência será realizada no dia 30/06, das 14h às 16h, com transmissão ao vivo no Facebook do Instituo Ethos. O tema do debate será “COVID-19, biodiversidade e eleições: como construir um cenário sustentável durante o pleito municipal?”, e contará com a presença de Mônica Sodré (diretora da RAPS), Flavia Resende (Instituto Ethos), Alfredo Sirkis (CBC) e Ricardo Young (Instituto Ethos e IDS).

RAPS assina manifesto pela realização de eleições seguras
A RAPS é signatária do manifesto “Eleições Seguras”, organizado pelo Pacto pela Democracia, junto a dezenas de outras organizações. O manifesto traz 25 propostas práticas para preservarmos tanto a saúde dos brasileiros como o processo democrático. Entre elas estão a realização virtual do Programa de Treinamento dos Mesários, a ampliação dos prazos de campanha e a extensão dos horários e/ou dias de votação.

Evento organizado por RAPS, ITS Rio e IGA aborda transparência e prestação de contas nos legislativos estaduais
O webinar, que faz parte de uma série de debates sobre “Inovações no Legislativo”, ocorre no dia 19.06 às 19h e será transmitido ao vivo pelo Facebook da RAPS. Participam o Líder RAPS e Dep. Estadual Sérgio Victor (NOVO/SP), Vanessa Menegueti (cofundadora do Instituto Governo Aberto) e Debora Albu (ITS).

REDE RAPS

Todos os Senadores RAPS votam a favor da PEC de Adiamento das Eleições
A proposta de emenda constitucional, de autoria do Líder e Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), muda a data do pleito municipal de outubro para novembro com o objetivo de preservar a saúde dos brasileiros. Não consta na proposta prorrogação de mandatos. O texto segue para a Câmara dos Deputados.

Em contraponto à ‘MP da Impunidade’, PL de Líderes RAPS aumenta as penas de crimes contra a administração pública cometidos durante a pandemia
O PL 1485/20 é de autoria da Líder RAPS e Dep. Federal Adriana Ventura (NOVO-SP) com co-autoria de mais 16 deputados, entre eles os Líderes RAPS Rodrigo Coelho (PSB-SC), Tabata Amaral (PDT-SP), Paula Belmonte (CIDADANIA-DF), Tiago Mitraud (NOVO-MG), Lucas Gonzalez (NOVO-MG), Alexis Fonteyne (NOVO-SP) e Vinicius Poit (NOVO-SP). O texto dobra as penas por crimes de corrupção praticados durante o período de calamidade pública.

PL de Líder RAPS estimula adoção de energia solar e beneficia hospitais
O PL 2474/20, de autoria do Líder RAPS e Dep. Federal Franco Cartafina (PP-MG) permite que consumidores que utilizam energia solar e obtém assim “créditos” no sistema de compensação de energia elétrica possam ceder esses “créditos” de energia para hospitais e demais entidades que prestam serviços de combate direto ao coronavírus, auxiliando o funcionamento pleno dessas organizações. O deputado aposta que a solidariedade deve ser parte da estratégia de combate à crise que vivemos.

Aprovado PL de Líder RAPS que amplia as modalidades de telessaúde
Foi provado na Câmara dos Deputados o PL 1494/20, de autoria do Líder RAPS e Dep. Federal Ruy Carneiro (PSDB-PB), e que permite o atendimento na modalidade telessaúde para fins fisioterapêuticos e terapêuticos ocupacionais. Texto segue para o Senado.

Aprovado PL de Líder RAPS sobre acesso à informação
Foi aprovado e aguarda sanção do governador o PL 153/20, sobre acesso à informação e de autoria do Dep Estadual Duarte Jr (Republicanos-MA). A proposta determina que hospitais públicos e privados do Maranhão enviem diariamente para os parentes de pacientes de COVID-19 informações sobre o estado de saúde e status do tratamento. Segundo o deputado, as denúncias de cidadãs e cidadãos foram fundamentais nessa proposta de lei.

Líder RAPS lança livro “Candidato de Primeira Viagem” com relatos pessoais
A Líder RAPS e Dep. Distrital Julia Lucy (NOVO) lança o livro “Candidato de Primeira Viagem: do Anomimato ao Mandato”, junto aos seus colegas Felipe Mouço e Claudiomar Rolim Filho. O livro traz relatos pessoais da campanha dos autores, e é útil para queles que planejam concorrer a um cargo eletivo pela primeira vez.

Neste ano, um ‘São João’ diferente
Para conter pandemia, os prefeitos RAPS do NE adaptaramm a tradicional comemoração de São João para o formato “em casa”, preservando a saúde dos cidadãos e oferecendo entretenimento durante o isolamento social. Entre eles estão Raquel Lyra (PSDB-PE), prefeita de Caruaru (PE), Debora Almeida (PSB-PE), prefeita de São Bento do Una (PE), Douglas Lucena (PSB-PB), prefeito de Bananeiras (PB) e Márcia Lucena (PSB-PB), prefeita de Conde (PB).

NO RADAR

Curso sobre gestão de crises
O Instituto Global Attitude, parceiro da RAPS, promove o curso “Imersão em Negociação e Gestão de Crises”, constituído de 5 encontros online e ao vivo que devem ocorrer das 19h às 20h30, nos dias 1, 3, 6, 8, 10 e 13 de julho de 2020. Haverá participação especial de Rubens Ricupero, embaixador e ex-ministro da Fazenda. O investimento é de R$390.


Tags

Últimas do blog

22 de outubro de 2020

Boletim Covid-19 #26: Principais medidas do poder público federal

Na 26ª edição do nosso boletim semanal com as atualizações de medidas anunciadas pelo poder público federal frente à pandemia do novo coronavírus, destacamos que Ministério da Saúde direcionará recursos para programas de imunização, que um decreto prorrogou programa de diminuição e suspensão de salários [...]

Leia Mais
16 de outubro de 2020

RAPS participa de debate sobre retomada verde entre parlamentares do Brasil e Alemanha

Na última quarta-feira (14.10), iCS (Instituto Clima e Sociedade), Embaixada da Alemanha em Brasília e RAPS uniram-se para realizar debate sobre o papel do Poder Legislativo na recuperação econômica verde. A conversa foi mediada pela diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré, e contou com a participação [...]

Leia Mais
16 de outubro de 2020

RAPS lança Mapa de Candidaturas das eleições 2020

A RAPS lançou nesta sexta-feira (16) o seu Mapa de Candidaturas das eleições municipais de 2020*. Nele estão as 187 lideranças da organização que concorrem ao cargo de prefeito(a), vice-prefeito(a) ou vereador(as) em novembro. Neste ano, o número de candidaturas de membros da RAPS mais [...]

Leia Mais
RAPS