menu
Voltar

RAPS Newsletter | Ano 5, n° 110

16 de julho de 2020

16 de julho de 2020

Webinar debate democracia, participação e transparência
A série “Capacidades para inovação em governos: ações para o presente e diálogos para o futuro” é uma iniciativa da RAPS em parceria com Instituto Arapyaú e República.org para promover debates sobre o protagonismo dos profissionais públicos na agenda de inovação governamental. Como parte da programação, será realizado no dia 21 de julho, às 18h, o webinar “Democracia, participação e transparência”, que vai abordar o contexto da democracia e do Estado neste momento de incertezas globais frente a pandemia gerada pelo Covid-19.

O evento terá a mediação de Mônica Sodré, diretora executiva da RAPS, e participação de Alexsandro Santos, diretor presidente da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo; Ngaire Woods, fundadora e reitora da Blavatnik School of Government (Oxford University); e Bruna Santos, diretora executiva da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Para se inscrever, acesse http://bit.ly/jornadapublica-2.

A série já promoveu os debates “Desafios e alternativas para inovação nos Três Poderes” e “A centralidade das pessoas na estratégia pública“. Em 28 de julho acontece o último webinar, com o tema “Parcerias e alianças intersetoriais para inovação em governo”.

Programa Orienta RAPS segue sendo destaque na imprensa
Após reportagem do jornal Folha de S. Paulo na última semana, o programa Orienta RAPS segue sendo destaque na imprensa. Desta vez, UOL e TV Cultura produziram matérias sobre a iniciativa, que reuniu em duplas 18 Líderes RAPS mulheres, de 11 partidos diferentes, para encontros de mentoria e troca de experiências sobre eleições. O objetivo da terceira edição do programa é ampliar a presença feminina em mandatos eletivos já em 2020.

#EuAcreditoNaDemocracia: adesões à campanha continuam
Lançada pela RAPS em maio, a campanha #EuAcreditoNaDemocracia segue ganhando cada vez mais adesões. Desta vez, funcionários do Sebrae participaram e somaram forças no engajamento pelos valores democráticos.

O objetivo da iniciativa é reforçar um valor fundamental da organização: o compromisso com a defesa da democracia. A camiseta da campanha é distribuída como recompensa para doações feita à RAPS. Os interessados em tê-la podem escrever para institucional@raps.org.br. Confira os destaques e novidades no perfil da RAPS no Intagram e participe!

Boletim: confira as medidas do poder público federal no combate ao coronavírus
Está disponível a 16ª edição do boletim semanal da RAPS com as principais medidas anunciadas pelo poder público federal para o combate ao Covid-19. A publicação traz informações sobre decreto que amplia prazo para redução de salários e suspensão de contratos de trabalho, além de leis sobre Fies e violência doméstica.

Confira todas as edições dos boletins em raps.org.br/tag/boletim.

REDE RAPS

Projeto de lei suspende prazos de contratos de estágios durante pandemia
O Líder RAPS e senador Jean Paul Prates (PT-RN) apresentou projeto de lei (PL 2.525/2020) que suspende prazos de contratos de estágios durante o período de calamidade pública causado pela pandemia. O senador quer evitar o encerramento definitivo dos estágios, como vem acontecendo com muitos estudantes que precisam conciliar estudos e trabalho para auxiliar no sustento da família.

Líder RAPS está entre senadores que mais aprovaram PLs sobre Covid-19
A Líder RAPS e senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) está entre os senadores que mais aprovaram projetos de lei relacionados à pandemia. A parlamentar é autora do PL 2113/2020, que proíbe restrição de cobertura em seguros de vida e de assistência médica, e do PL 2178/2020, que garante transporte para cuidadores de pesssoa idosa, com deficiência ou com doenças raras.

Proposta obriga teste de Covid-19 para professores antes de retomada das aulas
O projeto de lei 3704/2020, de autoria do Líder RAPS e deputado federal Eduardo Costa (PTB-PA), torna obrigatória a testagem para Covid-19 de professores e funcionários de escolas públicas e privadas antes da retomada das atividades escolares, e enquanto durar a pandemia.

PL cria Política Estadual pela Primeira Infância em São Paulo
A Líder RAPS e deputada estadual Marina Helou (REDE-SP) é autora do projeto de lei 1027/2019, que cria a Política Estadual Pela Primeira Infância (PEPI) em São Paulo. A proposta institui um plano para organizar a atuação do estado voltada especificamente para políticas públicas e direitos para crianças de 0 a 6 anos.

Serra (ES) é o melhor município do Espírito Santo para empresas investirem
Serra (ES), administrada pelo Líder RAPS Audifax Barcelos (REDE-ES), é a melhor cidade do Espírito Santo para empresas investirem. O município tem o maior potencial de consumo da população, segundo a pesquisa IPC Maps 2020, o que garantiu à cidade o primeiro lugar no ranking dos 78 municípios capixabas, com um mercado consumidor de R$ 14,3 bilhões. Em nível nacional, a cidade também se destacou e ficou em ficou em 40º lugar.

Proposta implementa transporte público complementar para combate à Covid-19
Líder RAPS e vereadora em Goiânia (GO), Sabrina Garcez (PSD-GO) apresentou projeto de lei (PL 100/2020) que propõe a implementação provisória de transporte complementar ao transporte público de Goiânia, com o auxílio das vans escolares e de turismo, como medida de urgência para evitar a propagação do Covid-19. A medida foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

NO RADAR

Programa seleciona jovens para atuar no poder legislativo
A Legisla Brasil abriu inscrições para o Programa Trilha, iniciativa que que busca inserir jovens na política institucional. A oportunidade é voltada para universitários e recém-formados de todas as graduações que desejam trabalhar em gabinetes no poder legislativo.

Curso aborda teoria e prática de negociações internacionais
O Instituto Global Attitude está com inscrições abertas para o curso “Imersão em Técnicas Avançadas de Negociação Internacional”. São 12 horas de aulas sobre teoria e prática de técnicas de negociação complexas, internacionais e interculturais. O curso é voltado a profissionais, estudantes, empreeendedores e operadores de comércio exterior. O investimento é de R$690.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS