menu
Voltar

RAPS participa da Habitat III no Equador

20 de outubro de 2016

RAPS participa da Habitat III no Equador

habitatiii
Entre os dias 17 e 20 de outubro, a RAPS participou em Quito, no Equador, do Habitat III, a Conferência das Nações Unidas sobre Habitação e Desenvolvimento Sustentável, o mais importante evento internacional sobre o planejamento das cidades e os assentamentos humanos.
A Conferência, que ocorre a cada 20 anos, teve suas duas primeiras edições em Vancouver (1976) e Istambul (1996). Esta terceira edição, que ocorreu na cidade de Quito, discutiu e aprovou a Nova Agenda Urbana, documento que direcionará o desenvolvimento das cidades nos próximos 20 anos.
A RAPS submeteu e apresentou, no dia 20 de outubro, uma atividade específica para discutir a importância de qualificar os formadores das políticas públicas para que a agenda seja implementada.
A organização apresentou sua missão, seus objetivos e alguns de seus projetos, bem como os resultados obtidos durante os quatro primeiros anos de existência. O painel contou com apresentações dos parceiros da RAPS, a Universidade Federal de São Paulo, representada pelo professor e Líder RAPS Zysman Neiman e pela colaborada Juliana Barros Freire, e também do Programa Cidades Sustentáveis, representado pela Coordenadora de Projetos Zuleica Goulart.
 

foto das colaboradoras RAPS Camila Salvatore e Juliana Freire conduzindo a apresentação na Conferência.
Camila Salvatore e Juliana Freire representando a RAPS na Conferência

 
O painel foi conduzido e apresentado conjuntamente por Juliana e Camila Salvatore, representantes da RAPS. Após as explanações dos projetos brasileiros, os participantes puderam perguntar e debater sobre os temas apresentados.
Entre as impressões gerais daqueles que se manifestaram, em especial latino-americanos, a experiência da RAPS foi apontada como uma experiência importante que merece ser disseminada pelo continente por conta das semelhantes realidades políticas.
Para concluir o debate, o professor Zysman apresentou a importância de um trabalho de apoio à participação da sociedade civil na política para que não se tenha “politiqueiros”, mas sim lideranças políticas que honram seus compromissos de campanha.
 

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS