menu
Voltar

RAPS participa de debate sobre o papel dos parlamentos na emergência climática e do lançamento do “Green New Deal à brasileira” durante a COP26

10 de novembro de 2021

RAPS participa de debate sobre o papel dos parlamentos na emergência climática e do lançamento do "Green New Deal à brasileira" durante a COP26

Hoje foi mais um dia de agenda cheia da RAPS na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas – COP26, principal cúpula da ONU para debate sobre questões climáticas, em Glasgow, na Escócia. Continuando com a sua contribuição no debate sobre a mudança do clima, a RAPS, representada pela nossa diretora executiva, Mônica Sodré, foi convidada para participar de dois painéis para trocas de experiências e ideias sobre o clima. 

O primeiro evento do qual participamos foi o “Code Red for Parliaments: Vital Institutions in The Climate Emergency”, realizado pelo Parlamento Escocês, UK Climate Change Commitee e Nordic Council, órgão de cooperação entre os parlamentos dos países nórdicos e que reúne 87 parlamentares da Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega, Suécia e outros. O encontro, que teve entre os seus convidados o presidente do Comitê de Mudanças Climáticas do Reino Unido, Lord Deben, proporcionou uma troca interativa de ideias entre convidados e o público presente, onde cada um teve a oportunidade de falar da sua experiência e visão sobre o tema.   

 

Em sua fala, Mônica Sodré trouxe aos presentes alguns achados da nossa pesquisa “A agenda do clima no Congresso Nacional”, estudo inédito realizado em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com apoio do Instituto Clima e Sociedade (ICS), e lançada no dia 23 de setembro na Climate Week NYC

“Esse trabalho foi composto por uma pesquisa de opinião com 159 parlamentares, uma análise transversal dos votos e discursos sobre projetos de lei relacionados às mudanças climáticas, e o desenvolvimento de um índice que mede o alinhamento dos Deputados com a agenda climática. Primeiro, ficou claro que nosso Governo Federal e o Parlamento não entenderam a emergência climática. A grande maioria dos deputados (94%) diz estar interessada no assunto, mas não se vê como parte do grupo de fabricantes de mudanças”, diz. 

Mônica também falou como que a agenda verde é vista politicamente no Congresso. “A pesquisa afirma que a agenda climática é percebida como um tema ideológico, que está associada à esquerda e à oposição do governo”.  

Logo em seguida, a RAPS foi uma das convidadas do painel “Green New Deal Brasil: 30 ações até 2030 para um desenvolvimento justo e sustentável”, evento que apresentou o Green New Deal Brasil – GND-BR, iniciativa idealizada pelo Líder RAPS e deputado federal Alessandro Molon (PSB/RJ) e com apoio do Instituto Clima e Sociedade – iCS. 

O estudo apresenta um plano de 30 ações, a serem realizadas até 2030, divididas em cinco eixos temáticos – infraestrutura; cidades; uso do solo e florestas; transição econômica justa e sustentável; e mudanças políticas e normativas, que pretende reativar a atividade econômica e a geração de emprego e renda por meio de investimento em setores e atividades de baixo carbono, na construção de uma infraestrutura resiliente e na expansão dos serviços públicos para o atendimento da população. 

“Esse estudo não é um obstáculo para o desenvolvimento, ao contrário, é um modelo de desenvolvimento. É um modelo de geração de emprego e renda. É um modelo de redução de desigualdades”, disse o Líder RAPS.  

Perguntada sobre como o Congresso Nacional se comporta sobre a agenda da sustentabilidade, a nossa diretora executiva pontuou alguns dados apresentados em pesquisa sobre agenda do clima no Congresso. “O que os parlamentares falam e o que fazem são coisas muito diferentes. A pesquisa apontou que 75% dos entrevistados se declaram interessados na questão climática, mas só 7% afirmam que seus colegas estão muito interessados”. 

“Para os parlamentares ouvidos, somente 15% do eleitorado se mostra muito interessado na agenda ambiental. Isso destoa significativamente de outras pesquisas de opinião feitas por outras instituições que mostram que os eleitores já colocam a questão ambiental e climática no centro das suas preocupações”.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS