menu
Voltar

RAPS participa de encontro com vice-presidente da Comissão Europeia

9 de novembro de 2021

RAPS participa de encontro com vice-presidente da Comissão Europeia

Ultimamente, o Brasil vem se deparando com pautas que colocaram o país em alerta. Insinuações sobre a lisura do processo eleitoral brasileiro, constantes ataques contra a nossa democracia, política ambiental e a imagem do Brasil no exterior são alguns pontos que hoje merecem a atenção não só dos atores políticos, mas, também, da sociedade civil. Para debater esses e outros temas, a RAPS, representada por sua gerente de Desenvolvimento Institucional, Cássia Marques da Costa, foi uma das convidadas do almoço com o Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança / Vice-Presidente da Comissão Europeia, Josep Borrell, realizado na Residência da União Europeia, em Brasília, no último dia 5 de novembro. O almoço foi oferecido pelo Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, em razão da visita do Alto Representante ao Brasil.   

No evento, Cássia Marques apontou alguns pontos que preocupam a RAPS como, por exemplo, as inúmeras insinuações contra o processo eleitoral brasileiro, colocando em dúvida as urnas eletrônicas, e as tentativas de desrespeitar as regras constitucionais de eleições regulares e livres. Ela também sugeriu que a União Europeia possa ajudar para que tenhamos um processo limpo e sem tentativas de rupturas.    

“Nós achamos que seria muito importante se a União Europeia pudesse acompanhar de perto as eleições de 2022, uma vez que a movimentação política começará a intensificar a partir de abril por conta dos prazos para desincompatibilização, filiações partidárias etc. Além disso, presenciaremos uma das eleições mais polarizadas desde a redemocratização, com um eleitorado muito inflamado e com possível não aceitação de um resultado perdedor”.   

A gerente de Desenvolvimento Institucional da RAPS aproveitou a ocasião para chamar a atenção dos convidados sobre o isolamento do Brasil do resto do mundo, trazendo impactos ambientais e econômicos, e a pobre agenda ambiental patrocinada pelo Executivo Federal.    

“O Brasil se isolou do mundo nesses últimos anos do governo Bolsonaro. Perdemos oportunidades e corremos o risco de perder muitos negócios. O governo federal e o Parlamento brasileiro ainda não compreenderam a urgência das mudanças climáticas. A pesquisa recente conduzida pela RAPS com os parlamentares deixa isso bem claro”, disse, fazendo referência à pesquisa sobre a Agenda do Clima no Congresso Nacional lançada recentemente pela organização. “Apesar do governo brasileiro estar anunciando, nesse momento, em Glasgow, metas ambiciosas para a redução das nossas emissões, a realidade doméstica é de uma política de desmonte, onde não há orçamento, equipe técnica e infraestrutura para implementar uma política ambiental adequada às necessidades do país.”      

Além da RAPS, também participaram do almoço o ex-ministro da Defesa e da Segurança Pública, Raul Jungmann, o professor da Fundação Getúlio Vargas, Oscar Vilhena, e o Embaixador José Alfredo Graça Lima, representando Centro Brasileiro de Relações Internacionais.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS