menu
Voltar

RAPS participa do lançamento do livro “Inquietações de Um Brasil Contemporâneo”

19 de outubro de 2023

Capa do livro inquietações de um brasil contemporâneo

“O Brasil precisa conhecer a si mesmo – em especial no que diz respeito à sua grandiosa base de recursos naturais – para mudar. A transformação do país se dá a partir do que ele é, não a partir de visões e aspirações dissociadas da realidade nacional.” A reflexão de Francisco Gaetani é uma das muitas presentes no livro Inquietações de um Brasil Contemporâneo: Desafio das Eras Climática, Digital-Tecnológica e Biológica (Autêntica), que o Instituto Arapyaú lançará no próximo dia 25 de outubro, na Livraria Circulares, em Brasília.

O evento contará com um bate papo com os autores —além do próprio Gaetani, a obra é assinada por Izabella Teixeira, Marcello Brito, Roberto S. Waack, Samela Sateré Mawé—, além da participação de Mônica Sodré, diretora-executiva da RAPS, que assina o prefácio do livro. Nele, Mônica contextualiza o momento da chegada desse texto na história e reforça o seu chamado às perguntas e escolhas que precisarão ser feitas se quisermos outras realidades.

Com caráter provocativo, a obra traz reflexões abrangentes para o futuro do país, abordando questões econômicas, políticas, ambientais e sociais no contexto atual do mundo. Os temas tratados estão na ordem do dia, como os desequilíbrios ambientais e climáticos, as tensões políticas e incertezas globais, a necessidade de modernização do Estado brasileiro, as agendas estratégicas que envolvem a produção de alimentos, a valorização da biodiversidade com inclusão social e o protagonismo dos povos originários. 

“Vivemos uma crise com a natureza, possivelmente disruptiva, que exigirá mudanças de mentalidade, em nossos estilos de vida e na forma de promovermos desenvolvimento e de lidarmos com as liberdades. Portanto, não estamos falando de mudanças de atitude para o futuro, e sim no presente”, escreve Izabella Teixeira.

Ao longo do texto, a interlocução entre diferentes campos de atuação é apresentada como elemento essencial para o fortalecimento da democracia. Os autores assinam o livro coletivamente, indicando que trabalhar em conjunto é possível e necessário. A conexão de diferentes perspectivas também implica buscar um equilíbrio entre a racionalidade e a sensibilidade.

 

[ssba-buttons]

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS