menu
Voltar

RAPS promove debate com Jorge Caldeira sobre livro que traça caminhos para economia verde no Brasil

9 de outubro de 2020

RAPS promove debate com Jorge Caldeira sobre livro que traça caminhos para economia verde no Brasil

Novos tempos exigem novos conceitos. E é a isso que se propõe a mais nova obra do escritor Jorge Caldeira, “Brasil: Paraíso Restaurável”, escrita em parceria com a jornalista Luana Schabib e com a economista Julia Marisa Sekula. Os três autores foram convidados pela RAPS para um bate-papo medidado pela diretora-executiva da organização, Monica Sodré, e que está disponível a seguir.

 

Como Mônica explica no começo do encontro, o livro aborda a necessidade de substituirmos o pensamento econômico tradicional por um outro mais atual, que pense a produção de riqueza e valor no mundo a partir da natureza – e não em oposição a ela.

“Não se trata de desenvolvimento ou preservação. Desenvolvimento é preservação. Essa é a mudança estrutural necessária”, comenta Caldeira. “A questão ambiental e da sustentabilidade deu um salto gigantesco no mundo nos últimos anos, mas a percepção brasileira em relação a esse movimento ainda é muito baixa”.

Como exemplo do avanço global dessa visão ele cita o recente compromisso da China em ser uma economia neutra em carbono até 2060, e o fato de o plano de recuperação econômica da União Europeia estar integralmente atrelado a metas ambientais. Já no Brasil, como aponta Schabib durante o debate, a emergência ambiental ainda é muitas vezes desconsiderada nas discussões políticas, tanto no âmbito nacional como no local, evidenciando uma desconexão que precisa ser corrigida.

É aí que propósito do livro e da própria RAPS se cruzam: estabelecer e aprofundar essa conexão entre política e sustentabilidade. Caldeira, que integra o Conselho de Ética da RAPS, diz que sua experiência com a organização foi fundamental para a construção do livro. Para falar do futuro, o livro faz referência ao passado e aos complexos processos históricos de ocupação que desenharam o Brasil de hoje ao longo dos últimos séculos. E para falar do Brasil, o livro também lança um olhar para fora, analisando em especial as experiências recentes da Alemanha, da China e dos Estados Unidos com a transição para uma economia mais verde e centrada na sustentabilidade ambiental.

Essa transição, como explica Sekula, começou nesses países inicialmente a partir de agendas locais, em comunidades e cidades, e segue sendo em alguns casos, como no dos Estados Unidos, uma agenda mais encabeçada pelos entes federativos do que pelo governo nacional. Esse contexto torna o livro especialmente relevante para os líderes públicos que, neste ano, concorrem às eleições municipais – e razão pela qual a RAPS promoveu o encontro. Trata-se, como diz a diretora da organização, de um chamado para que os gestores e legisladores atuais se permitam abrir os caminhos para uma utopia que junte homem e natureza.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS