menu
Voltar

Resultados do Desafio Jovens RAPS são apresentados em evento

22 de setembro de 2015

Desafio_Materia_FotoProjetos também serão divulgados durante o Encontro Anual RAPS, que acontece no dia 12 de dezembro em São Paulo
 
Neste sábado (19/09), das 09h às 13h, na sede da organização, em São Paulo, foram realizadas as apresentações finais dos projetos desenvolvidos pelos Jovens RAPS 2015. Os cinco grupos tiveram cerca de 20 minutos cada, entre exposições e debates, para mostrarem os resultados durante o evento “Diálogos Políticos – Desafio Jovens RAPS 2015”.
O desafio foi o de propor soluções para as principais problemáticas enfrentadas pelos Líderes RAPS – principalmente os com mandato -, em suas ações políticas. Cada grupo teve um membro da entidade como mentor, responsável por compartilhar experiências e conhecimentos, facilitando a apresentação dos resultados.
O Líder RAPS e mediador do evento, Thiago Rocha, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre sua experiência pessoal na RAPS. “Faz parte da proposta da rede propor soluções e debates. A crise que enfrentamos hoje, no Brasil, é sobretudo por conta da falta de diálogo. Nós, da RAPS, propomos diálogos, como o que acontece aqui, e somos abertos a qualquer tipo de discussão”.
O primeiro grupo a se apresentar foi o responsável pelo tema “Como criar um Conselho de Transparência que sirva como instrumento de interação e participação da sociedade no mandato e que gere transparência na ação política?”. Representado pelos Jovens RAPS Bárbara de Oliveira Panseri, Pedro Affonso D. Hartung e Rafael Luchini Alves Costa, eles afirmaram que os parlamentares precisam ser mais claros em suas posições e devem justificar seus votos de maneira que o eleitorado saiba realmente em quem votou.
Para Hartung, é preciso institucionalizar as ferramentas de transparência. Ainda de acordo com o Jovem RAPS, “as audiências públicas precisam ser temáticas e abertas para participação online. As pessoas têm que entender que podem efetivamente participar”.
O Jovem RAPS Felipe Pires Muniz de Brito foi quem esteve à frente da exposição do tema “Como contribuir e promover os valores e princípios da sustentabilidade na ação política dos Líderes RAPS?”. O trabalho desenvolvido apontou, como um de seus principais objetivos, que a entidade precisa valorizar e mostrar quem são os candidatos que fazem campanhas responsáveis.
Para isso, o grupo desenvolveu a ideia de um selo como uma espécie de “validação” de candidatura sustentável. “A RAPS precisa deixar claro quem são os parlamentares que realmente lutam pela sustentabilidade. O selo que idealizamos talvez seja um ótimo instrumento para validarmos essa questão”, disse Muniz.
“O que define e como estruturar um mandato transformador, de impacto, que inspira e mobiliza a sociedade?”. Foi com essa temática que o Jovem RAPS e mentor do grupo, Rafael Carvalho, mostrou a conclusão do trabalho. A exposição foi enriquecida por um vídeo gravado pelo Jovem RAPS Fabrício Araújo de Castro e Silva. “É preciso fazer uma espécie de ‘adoção’ do nosso candidato. Seria interessante termos um ombudsman [representante do cidadão e/ou ouvidor] dentro de cada mandato, tratando críticas e sugestões pessoalmente, sem respostas automáticas”, declarou Carvalho.
A Líder RAPS Mafoane Odara e mentora do grupo “Como criar um programa de estágio que vise propiciar aos participantes conhecimentos sobre o processo político?” foi enfática ao dizer que os jovens que desejam ser políticos devem ter o espírito empreendedor. “Nossa proposta é fazer testes com estagiários em Brasília. Esses jovens precisam de poder e articulação também, pois acima de tudo será um processo de formação política”.
Bastante aplaudido pelo público presente, o último grupo a realizar uma apresentação foi o que abordava o tema “Como organizar campanhas transparentes, participativas e de baixo custo?”. Representado pelos Jovens RAPS Andrey Pereira Brito e Giovanni Villius Richetto Mockus, os integrantes propuseram a criação – e mostraram um esboço na prática – de uma plataforma colaborativa, na qual os candidatos poderiam alimentá-la com campanhas inovadoras. Essa plataforma, segundo os criadores, poderia estar atrelada ao portal da RAPS, o que facilitaria a visualização e a integração de ideias visando os alicerces da organização.
No dia 12/12, no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo, durante o nosso Encontro Anual, os cinco grupos apresentarão os resultados do “Desafio Jovens RAPS 2015” aos presentes. Vale ressaltar que importantes lideranças políticas do Brasil comparecerão ao evento e, desta forma, os Jovens RAPS mostrarão a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.
Para assistir ao vídeo completo, clique aqui

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS