menu
Voltar

Secretários, deputados e pesquisadores debatem o panorama da saúde pública brasileira

16 de maio de 2018

Secretários, deputados e pesquisadores debatem o panorama da saúde pública brasileira

A Presidente da Sociedade Cearense de Pediatria e coordenadora de Políticas Públicas de Saúde em Fortaleza (CE), Anamaria Cavalcante, afirmou que “o Brasil tem mais médicos do que precisa, mas eles não estão bem distribuídos pelo país”. Junto com deputados e pesquisadores, Anamaria debateu, no último dia 11 de maio, o panorama da saúde pública no país durante imersão do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Públicas, uma parceria da RAPS e da Fundação Lemann.
Anamaria apresentou um painel histórico sobre a saúde pública em seu estado nas últimas décadas. “Era humilhante ver os níveis de mortalidade infantil no Ceará”, lembrou. Ela relatou como implementou políticas de combate à epidemia de cólera e à mortalidade infantil enquanto ocupava o cargo de Secretária de Saúde do Ceará, ações que ganharam projeção nacional e internacional.
Outro palestrante foi o Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, Wilson Pollara, que apresentou as ações do município para a redução do tempo de espera para consultas e exames médicos, a flexibilização para o agendamento de consultas entre outras medidas na área.
No mesmo dia, foi realizado um painel sobre a atuação política na área de saúde, com foco no legislativo. A Deputada Estadual de São Paulo Mara Lucia Amary (PSDB), que participou do debate, ressaltou a necessidade de dar prioridade à saúde como direito básico: “se não tivermos a garantia de saúde à população, impedimos o acesso aos outros direitos”, disse. Participaram também do painel os deputados federais Luiz Henrique Mandetta (DEM – MS) e Mara Gabrilli (PSDB – SP), que trataram de temas como acessibilidade, sistema de saúde, pacto federativo – envolvendo a municipalização da saúde – e políticas sociais. “Saúde não é o prédio, o equipamento. Políticas sociais não são nada mais do que o trabalho das pessoas”, declarou Mandetta.
Os debates fizeram parte da última imersão presencial do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Lideranças Públicas, programa da RAPS em parceria com a Fundação Lemann, ocorrido nos dias 10 e 11 de maio em São Paulo. No primeiro dia, o debate focou no panorama da saúde pública brasileira, e foi aberto com uma palestra do presidente diretor da Anvisa, Jarbas Barbosa.
A imersão também contou com a participação de: Laura Schiesari, médica e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto de Ensino e Pesquisa Sírio-Libanês; Fábio Gomes, consultor legislativo; Galba Freire, tecnologista de monitoramento; Gonzalo Vecina; ex-diretor-executivo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP; e Ana Maria Malik, professora da FGV.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS