RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável

RAPS - Empreendendo na política por um Brasil sustentável
Loading...

Seminário de Apresentação e Integração dos Líderes RAPS 2019


Publicado em 29/04/2019

 

O Seminário de Apresentação e Integração dos Líderes RAPS 2019 aconteceu nesse final de semana. Na ocasião, as novas lideranças da RAPS vivenciaram momentos de conhecimento, aprendizado e troca de experiências. Apresentado pelo Líder RAPS Bruno Cunha Lima, o evento teve a participação do presidente do Conselho Diretor Guilherme Leal e da Diretora Executiva Mônica Sodré em sua abertura.

O sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez uma palestra com o tema “Crise e reinvenção da política brasileira”, onde traçou um diagnóstico da atual situação do país e apresentou possíveis caminhos para a superação dos impasses que ameaçam o desenvolvimento com democracia. “A política é feita por pessoas. Se não gostar de gente, desista da política. Se não tiver uma pitada de loucura e idealismo, desista também”, afirmou.

 

Os Líderes RAPS 2019 também assistiram painéis exclusivos sobre desenvolvimento sustentável, economia, habitação, mobilidade de baixo carbono, sustentabilidade ambiental, redes sociais e fake news, marketing digital, inovação e recursos em campanhas, representação política e mandatos coletivos e compartilhados.

O desenvolvimento sustentável e o equilíbrio entre nossos valores, nosso compromisso com o futuro e os desafios da economia foram discutidos em um painel com o Líder RAPS e deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), a PhD em Economia Ambiental Sandra Paulsen e economista Ricardo Sennes, com mediação do jornalista Ricardo Arnt.

O jornalista Pedro Doria e o co-fundador do Movimento Vem Pra Rua, Líder RAPS e ex-candidato ao governo do estado de São Paulo Rogério Chequer, falaram sobre “Redes sociais e fake News: como fazer política no mundo atual”. Ambos fizeram reflexões sobre o efeito das redes na democracia a partir da maior utilização das machine learning (máquinas que aprendem) e dos algoritmos.

 

Em outro momento, o Líder RAPS e deputado estadual Allyson Bezerra (SD-RN) destacou que “as redes sociais são muito importantes, mas não há política sem ir para a rua”. O especialista em marketing digital Marcelo Vitorino (ESPM) também abordou o assunto em sua fala. “A grande mudança não está na adoção da internet, nem das redes sociais, a grande mudança está no entendimento do tempo”, disse.

Já no painel sobre “Sustentabilidade Ambiental”, o engenheiro agrônomo André Guimarães (Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura) e o líder RAPS e deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) debateram a importância para o Brasil do Código Florestal, da preservação das florestas para produção e exportação de alimentos. Ambos lembraram que esse assunto não pertence a um partido, mas é do interesse de toda população brasileira.

Outro painel de destaque foi o que abordou a mobilidade de baixo carbono com Walter Figueiredo de Simoni (World Resources Institute), Nelmara Arbex (Conselheira RAPS) e Rogerio Menezes (Rogério Menezes (Secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas/SP).

A habitação também foi assunto. Martha Hiromoto (FGV), Sergio Leitão (Instituto Escolhas) e a Líder RAPS e prefeita de São Bento do Una Débora Almeida (PSB-PE) discutiram o tema em nível nacional, com reflexões sobre o programa “Minha Casa, minha vida” e outras iniciativas regionais.

O evento foi encerrado com uma roda de conversa sobre “Inovação em campanhas e mandatos”, com participação de Leonardo Secchi (Líder RAPS), Janaína Lima (Líder RAPS e vereadora – NOVO-SP), Paulo Loiola (Empreendedor Cívico RAPS), Marcelo Vitorino (ESPM) e Erika Hilton (Codeputada estadual pela Bancada Ativista – PSOL-SP).


TAGS: Fernando Henrique CardosoLider RAPSSAI 2019Seminário de Apresentação e Integração RAPS


Newsleter

RECEBA A NEWSLETTER DA RAPS

Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento

* Campo obrigatório

Blog

Nossas Notícias

RAPS e Estadão: Para analista, democracia exige lideranças partidárias fortes

RAPS e Estadão: Para analista, democracia exige lideranças partidárias fortes

Redação, O Estado de S.Paulo   A cobrança feita por grupos de renovação política por mais democracia interna nos partidos...

Saiba Mais
Podcast Estadão: Os desafios da Democracia no Brasil #1

Podcast Estadão: Os desafios da Democracia no Brasil #1

Na primeira edição do podcast especial Estadão Notícias, a diretora-executiva da RAPS, Mônica Sodré, e o Líder RAPS e deputado...

Saiba Mais
RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72

RAPS Newsletter | Ano 4, n° 72 – 20 de agosto de 2019 REDE RAPS RAPS e Estadão: hiperconectividade e...

Saiba Mais

Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support