menu
Voltar

Senador Reguffe defende reforma política profunda

28 de abril de 2015

Com a reforma política na pauta do Congresso Nacional, tramitam no senado sete propostas de Emenda à Constituição, de autoria do Líder RAPS Senador José Antonio Reguffe, com o objetivo de  mudar a forma de fazer política no Brasil. “É preciso recuperar o valor da política. O que está aí é culpa de personagens com desvios éticos inaceitáveis e culpa também do sistema político, que privilegia  o poder econômico ou quem representa um segmento específico, como uma categoria profissional, uma religião ou ainda alguém cuja fama é anterior à política”.
Para permitir o acesso à política do cidadão comum para o debate justo e democrático de ideias e propostas, Reguffe defende uma reforma profunda do sistema a partir das seguintes propostas:
1)      Fim da reeleição para cargos executivos e limite de uma reeleição no máximo para cargos legislativos. “Isto permitirá que o sistema seja sempre renovado e que dê chance a mais pessoas.”
2)      Instituição do voto facultativo e fim do voto obrigatório.
3)      Instituição do voto distrital. “Cada distrito elegeria seu representante. O sistema atual favorece quem tem dinheiro para fazer campanha em várias regiões, mesmo que não tenha identificação com todas elas.”
4)      Sistema de revogabilidade de mandato . “Se ao se eleger, o político não cumprir com as promessas de campanha registradas na Justiça Eleitoral e publicadas na internet, qualquer eleitor pode entrar na Justiça e pedir o mandato de volta. É a garantia legal para o eleitor de que os compromissos nos quais ele votou serão honrados.”
5)      Financiamento exclusivamente público de campanha . “A Justiça Eleitoral faria licitações de produtoras de TV, Rádio e serviços gráficos. Todos os candidatos teriam o mesmo tempo, espaço, formato e qualidade da propaganda eleitoral. O candidato teria que ganhar com o conteúdo de suas propostas e não com marketing e superproduções. O dinheiro não passaria por partidos ou candidatos.”
6)      Candidaturas avulsas sem filiação partidária. “Boa parte da população não acredita em partido político nenhum. É justo e democrático que essas  pessoas disputem eleições, representem suas ideias e tenham cidadania plena.  A única exigência é que o candidato teria que recolher 1% de assinaturas de apoio do eleitorado que  for disputar.”
7)      Obrigatoriedade de renúncia de mandato ao parlamentar eleito para o legislativo que for indicado a um cargo no executivo.“A Constituição é clara quando se refere à separação dos poderes. Não pode uma pessoa estar um dia no legislativo e outro no executivo e depois voltar para o legislativo. Isto não faz bem para a democracia nem para o contribuinte.”
Saiba mais sobre Reguffe: www.senado.gov.br
 

O Senador José Antonio Reguffe apresentou 7 propostas de reforma política
O Senador José Antonio Reguffe apresentou 7 propostas de reforma política

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS