menu
Voltar

Steve Jarding aponta a necessidade de profissionalizar campanhas eleitorais

23 de maio de 2018

Steve Jarding aponta a necessidade de profissionalizar campanhas eleitorais

As maneiras de tornar as equipes de campanha mais profissionais e estruturadas foram os temas de destaque no Módulo II de formação dos Líderes RAPS 2018, de acordo com as lideranças que participaram das atividades, realizadas entre 7 e 12 de maio em São Paulo. O programa contou com a presença do professor Steve Jarding, da Harvard Kennedy School, que apresentou painéis sobre formação de equipe, captação de recursos, orçamento, agenda e desenvolvimento da mensagem.

A Líder RAPS Joana Darc Cordeiro (PR), vereadora de Manaus (AM), segurando o certificado de realização do Módulo II da RAPS, com o professor de Harvard Steve Jarding. Abaixo, os Líderes RAPS Wesley Souza (PSOL – MA), Nilza Camillo (REDE – SP) e Denise Gaudard (PPS – RJ)

 
A Líder RAPS Simone Dias (REDE – SP) saiu das palestras convicta que é preciso ter uma boa estrutura para que qualquer campanha seja bem-sucedida, e para isso não é necessário ter muitos recursos financeiros. “Quem fará uma campanha de baixo orçamento tem de ser criativo. Vamos tentar adequar à nossa realidade tudo o que o professor ensinou, arranjar uma equipe, mesmo que seja formada por voluntários, e treiná-la”, detalhou.
“Política não é para amadores. Apesar de todo esforço, precisamos de planejamento e pragmatismo”, definiu o Líder RAPS Adriano Zago (MDB – MG). Ele ressaltou as dicas dadas pelo professor durante as sessões do media training, sobre técnicas de comunicação oral e corporal em frente às câmeras, e a necessidade de transmitir diferentes sentimentos durante um discurso. “Os eleitores estão carentes de emoções, e transmitir valores e princípios, tal como Jarding ensinou, é muito importante”, observou Zago.
Aprender a falar e se portar melhor em vídeos também foi destacado por outras lideranças. “A principal forma de acesso ao meu eleitorado são minhas redes sociais, e o modo mais direto de realizar essa comunicação é por vídeos. Com a utilização das técnicas apresentadas no media training, como entonação, pausas, frases mais curtas e variações de sentimentos, conseguirei adequar não só minha expressão vocal, mas também a corporal” declarou o Líder RAPS e deputado estadual Bruno Cunha (SD – PB). Para a Líder RAPS Nilza Camillo (REDE – SP), do Frente Favela Brasil, o treinamento “deu mais segurança e melhorou minha forma de se comunicar”. Para ela, as lições de Jarding foram fundamentais: “vou levar para a vida inteira o que ele falou”, disse.
Da esquerda para direita, de cima para baixo, os Líderes RAPS Mônica Braizat (NOVO – SP), Deputado Estadual Bruno Cunha (SD – PB), Adriano Zago (MDB – MG) e Simone Dias (REDE – SP)

 
O Líder RAPS Wesley Souza (PSOL – MA), considerou a formação essencial para sua trajetória política. “Já tenho produzido alguns vídeos, e o media training foi exatamente o que eu precisava para continuar e melhorar minhas produções”, ressaltou. Souza não será candidato esse ano, mas tem intenção de concorrer às eleições de 2020. “Pensar no porquê você está se candidatando é essencial para que você revise muitos dos pontos, e que repense até sua vida”, afirmou citando uma das palestras do professor de Harvard. Agora, Souza pretende estudar melhor os aspectos abordados no treinamento para construir melhor suas mensagens-chave e os seus discursos.
Muitas lideranças também afirmaram que, após a formação com o professor de Harvard, sentem-se mais confiantes sobre seu planejamento de campanha. “O que percebi é que estou fazendo a coisa certa, e estou no caminho certo”, disse Nilza Camilo. Denise Gaudard (PPS – RJ) foi outra liderança que saiu mais confiante após o curso. Para ela, a palestra de Jarding “reforçou a impressão que estou indo bem no planejamento, pois nossas visões convergem entre si”.
A vereadora manauara, Joana Darc Cordeiro, também lembrou outros painéis do Módulo II. “As melhores palestras para mim foram as que expuseram experiências inovadoras de outros candidatos, que buscaram agregar novos conhecimentos”. Nancy Thame, Kayo Amado, Ellen Aquino, Zysman Neiman, Marcelo Furtado e Mônica Sodré foram alguns dos outros palestrantes presentes no Modulo II da formação de lideranças RAPS 2018.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS