menu
Voltar

Tecnologia torna o ensino sobre política mais fácil e divertido

25 de setembro de 2016

O Politize! é uma startup de inovação social, sem fins lucrativos, que enxergou na tecnologia a aliada para transmitir conhecimento sobre o sistema e o contexto político do país e do mundo. Seu objetivo é tornar o ensino sobre política algo fácil, divertido e acessível.

O empreendedor cívico Diego Calegari, da equipe do Politize, é líder do programa “Talentos da Educação”, da Fundação Lemann e um dos coordenadores do projeto, cujos conteúdos são gratuitos, apartidários e apresentados por meio de infográficos, vídeos e textos com linguagem simples e direta.

“Quando falamos de temas polêmicos, fazemos questão de mostrar os mais diversos pontos de vista sobre aquele tema, de forma que o usuário e cidadão possa fazer seu próprio juízo de valor e ter seu próprio posicionamento”, explicou Calegari.  Ele acrescentou que acessar as informações do Politize! sobre os fatos da política nacional e as eleições municipais em 2016 é uma ótima forma de compreender o cenário político e formar opinião.

 A plataforma www.politize.com.br completou um ano em julho de 2016 e já atingiu 1,7 milhões de usuários que acessaram conteúdos quase 3 milhões de vezes.O projeto é mantido por meio de doações de indivíduos, campanhas de crowdfunding e apoio de institutos, fundações e empresas que compartilham dos valores e ideais do Politize!

 O Politize! está agora levando sua proposta para as escolas. Por meio de conteúdo, jogos e missões em um ambiente gamificado, alunos do ensino fundamental e médio serão estimulados a conhecer e solucionar questões relacionadas à política. Algumas experiências piloto já foram rodadas e analisadas e o objetivo é alcançar 1.350 escolas atingindo 81.000 alunos nos próximos cinco anos.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS