menu
Voltar

Um reencontro

15 de dezembro de 2021

Um reencontro

Um vereador de primeiro mandato. Outro com duas décadas de experiência no poder legislativo. Um, de Salvador, Nordeste. Outro, de São Paulo, a locomotiva brasileira. Os dois nasceram no Rio de Janeiro: 1956 e 1983. Muitas diferenças, mas uma coisa em comum: a pauta ambiental. Foi nesse ponto que a mentoria da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS) promoveu um grande reencontro. Já nos conhecíamos, Natalini e eu, de outros carnavais. Sou do PV e o Natalini passou uma boa temporada nas mesmas fileiras partidárias. Também somos da mesma turma de Líderes RAPS, no longínquo ano de 2015.

O Orienta RAPS foi uma oportunidade de muito aprendizado. Fui Secretário Municipal em Salvador por 6 anos. Inegavelmente, essa passagem pelo executivo me proporcionou uma formação importante, e me legou um experiência marcante de gestão pública. Mas o legislativo é outro “mundo”. E nesse novo mundo, eu não passo de um aprendiz atento. Comecei, confesso, o mandato parlamentar, um pouco desestimulado. Ainda sob o signo da pandemia, que limita em muito nossas atividades, encontramos um legislativo também em fase de adaptação. Aos poucos fui compreendendo, no dia a dia, o funcionamento, e como eu poderia exercer meu papel de vereador, na primeira capital do Brasil.

No meio desse caminho, dessa nova missão, nos reencontramos, eu e Natalini, para que eu pudesse aprender um pouco mais sobre o fazer da vereança. Conversamos muito, fizemos lives, trocamos ideias, revirei todas as proposições dos vinte anos de mandato, e saí com a sensação de que é possível sim fazer acontecer a partir de um mandato legislativo municipal. Reenergizou em um momento necessário, quando os desafios do fazer política, se impõem de maneira crua e desanimam.

Nossa agenda girava basicamente em torno de estratégias para que o mandato pudesse ser identificado como um espaço de representação social real. Seja a partir da realização de eventos, da presença física nas comunidades ou da produção e apresentação de proposições legislativas e da fiscalização do executivo. Diversos Projetos de Lei já foram adaptados dos originais, apresentados em São Paulo, para fazerem história em Salvador. Audiências públicas foram intensificadas por aqui, assim como a promoção de um gabinete itinerante em breve estará nas ruas.

A Amizade Cívica é isso. Promover o diálogo, em um momento tão complexo da democracia brasileira. Cooperação e compartilhamento de ideias são ações fundamentais para vencermos a polarização que corrói os relacionamentos e afeta a política como nunca antes. Que redes como a RAPS tenham vida longa, assim como a nossa democracia.

André Fraga (PV/BA)
Mentorado e vereador de Salvador

Gilberto Natalini (PV/SP)
Mentor

___________________________

O Orienta RAPS é uma ação que busca ampliar a conexão e a troca de experiências e boas práticas em temas relevantes entre os Líderes RAPS. A edição de 2021 focou em prefeitos(as) e vereadores(as) que estavam exercendo o primeiro mandato e gostariam de participar do programa de mentoria com experientes Líderes RAPS com mais anos de atuação na política e/ou com grande conhecimento em uma temática específica.  

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS