menu
Voltar

Vereador reúne Conselho da Transparência e mostra inovações no mandato parlamentar

29 de maio de 2015

O  líder RAPS e vereador da cidade de São Paulo, Ricardo Young (PPS) realizou dia 28 a primeira reunião de 2015 do Conselho da Transparência de seu mandato.
O Conselho da Transparência é uma inovação na atividade parlamentar e foi criado logo no início da atual legislatura com o objetivo de aferir como os diversos segmentos da sociedade avaliam o papel da Câmara Municipal e, mais especificamente, o desempenho do mandato parlamentar sob o ponto de vista de seus respectivos representantes setoriais.
Esta iniciativa de Ricardo Young faz parte das boas práticas orientadas pela RAPS aos líderes com mandato pois permite maior transparência das ações e participação ativa da sociedade na ação parlamentar. Os encontros do Conselho da Transparência são semestrais e acompanhados pela equipe do gabinete do vereador.
Participaram da reunião os conselheiros Sérgio Mindlin, do Instituto Ethos; Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de educação e líder RAPS 2014; a educadora Neca Setúbal; a executiva Ruth Goldeberg, da Fundação Arymax e empreendedora cívica da RAPS, além de Gil Scatena, Judi Cavalcante, da Avesso Sustentabilidade e Roberta Moreno, coordenadora da RAPS.
Ações inovadoras
Ricardo Young iniciou a reunião com um rápido relato sobre sua atividade política e parlamentar em 2014, ano de eleições presidenciais e de um dinâmico calendário na Câmara Municipal de São Paulo, como a aprovação do PDE – Plano Diretor Estratégico, PGIRS – Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, além da realização de CPIs e reuniões da Frente Parlamentar pela Sustentabilidade, presidida por ele nos anos de 2013 e 2014.
Young falou também sobre as ações inovadoras de seu mandato, como os canais de comunicação com o eleitor, as ferramentas de participação da sociedade, os mecanismos de controle externo da atividade parlamentar, além de iniciativas como o Código de Conduta do Mandato, a elaboração de indicadores de desempenho e o próprio Conselho da Transparência, que ele considera “uma instância fundamental para o mandato, pois este olhar externo qualifica e nos ajuda a nortear nossas ações dentro e fora da Câmara Municipal.”
O vereador reforçou que seu trabalho parlamentar está a serviço da causa da sustentabilidade e tem como princípios a ética, a transparência, as ações suprapartidárias e o mérito das iniciativas do legislativo e do executivo.
“O mandato se move por objetivos claros. Não atende a interesses partidários, setoriais, nem a lobistas. Não é um mandato dependente do executivo, assim como não tem alinhamento automático com a oposição. Os diálogos são feitos em cima de teses, no campo da confiança e da integridade entre as partes e é desta forma que conquistamos nossa credibilidade na Câmara Municipal”, explicou Young.
O líder RAPS apresentou também duas novas publicações de seu mandato: a cartilha “PAPO RETO: pra que serve um vereador?” e o relatório “O pensamento complexo no campo político: um olhar para o mandato do vereador Ricardo Young”, que será lançado em breve e que traz uma reflexão sobre o olhar da teoria da complexidade na prática política a partir da experiência real de um mandato parlamentar.
A coordenadora da RAPS, Roberta Moreno, disse que a atuação de Ricardo Young é uma espécie de modelo para os Líderes RAPS com mandato e destacou a importância de cada um criar seu próprio Conselho da Transparência com o envolvimento dos mais diversos atores da sociedade.
conselho transp 2

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS