menu
Voltar

Vereadores RAPS discutem ações para um mandato colaborativo

20 de fevereiro de 2017

Vereadores RAPS discutem ações para um mandato colaborativo

vereadores raps fev2017cortada
Os vereadores RAPS se reuniram sábado (18/2), em São Paulo, com o propósito de debater formas de construir uma política sustentável através de mandatos colaborativos e transparentes, que incentivem a participação da sociedade.
Ao abrir o primeiro evento do ano, o diretor executivo da RAPS, Marcos Vinícius de Campos destacou que as transformações do país passam necessariamente por mudanças de atitudes das lideranças políticas e da sociedade em relação à política institucional. “Nós não vamos mudar o país com números. É ação, é participação, é a legitimidade das ações que muda o país.”
Para falar sobre iniciativas inovadoras na construção de mandatos colaborativos, o vereador Gabriel Azevedo (PHS), de Belo Horizonte/MG e Líder RAPS 2015, apresentou o aplicativo “Meu Vereador”, gratuito e disponível para IOS e Android, com recurso de geolocalização,  que permite ao eleitor não só acompanhar as ações do mandato e conferir os compromissos de campanha, mas  também denunciar problemas da cidade e sobretudo opinar sobre projetos de lei e posicionamentos do parlamentar em relação às políticas públicas. Segundo ele, a tecnologia é uma grande aliada do tempo e pode ser muito útil no exercício do mandato parlamentar. “Gestão mais eficiente é aproveitamento racional do tempo e o uso correto da tecnologia ajuda a construir os novos caminhos da política.”
O ex-vereador de São Paulo/SP, Ricardo Young (REDE), Líder RAPS 2013, falou sobre a experiência na Câmara Municipal de São Paulo (2013-2016), com seus erros, acertos e aprendizados. Young salientou a importância do olhar da sociedade civil para a política e destacou as Segundas Paulistanas como uma iniciativa inovadora de seu mandato que ampliou a participação da sociedade na discussão dos principais temas do parlamento municipal. O evento Segundas Paulistanas constitui-se num espaço aberto de diálogo com a sociedade, em que todos falam em igualdade de condições e com uma gestão racional do tempo. “É um espaço para construir coletivamente posicionamentos políticos, articulação de ações suprapartidárias e intersetoriais como forma de contribuir para a construção de uma pol&iac ute;tica sustentável”, explicou.  Ele disse ainda que a vereadora Aline Cardoso (PSDB), Líder RAPS 2017, dá continuidade a este legado e já promoveu a primeira edição das Segundas Paulistanas na semana passada.
Também na busca pela construção de uma política sustentável, o vereador Caio Cunha (PV), de Mogi das Cruzes/SP, Líder RAPS 2015, explicou que seu mandato está presente em todos os canais digitais promovendo grande interação com a sociedade, mas manteve as formas tradicionais de comunicação para contemplar quem ainda não está na rede mundial. Ele contou também que fez questão de ter uma equipe caracterizada pela diversidade de perfis para compreender melhor e retratar a realidade do eleitorado e destacou as estratégias de pressão que faz nas redes sociais para denunciar problemas da cidade.
Caio Cunha explicou também que já vem atuando em rede com outro vereador e Líder RAPS, Gustavo Bonafé (PSDB), de Poços de Caldas/MG, compartilhando iniciativas e experiências para promover um mandato participativo, colaborativo e transparente.
Também participaram do encontro os vereadores Aline Cardoso (PSDB –  São Paulo); Gilberto Natalini (PV – São Paulo), atualmente ocupando a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Capital; Gustavo Bonafé (PSDB – Poços de Caldas/MG), Janaína Lima (NOVO – São Paulo); José Police Neto (PSD – São Paulo), Leandro de Morais Pereira (PPS – Pouso Alegre/MG); Luiz Paulo Guimarães (DEM – Curvelo/MG) ; Marcos Papa (REDE – Ribeirão Preto/SP); Nikolas Reis (PDT – Itajaí/SC) e Washington Bortolossi (PPS – Itatiba/SP ), atualmente ocupando a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS