menu
Voltar

Você Muda o Brasil debate engajamento da sociedade civil

30 de agosto de 2018

Você Muda o Brasil debate engajamento da sociedade civil


A dimensão política da sustentabilidade e o engajamento da sociedade civil na atuação política foram destaques no evento “Você Muda o Brasil”, realizado em São Paulo no dia 27 de agosto. Os temas abordados foram divididos em três painéis: A Urgência do Futuro; Educação e Ética para a Transformação do País e Sociedade Civil Protagonista do Desenvolvimento.
O primeiro painel foi composto por Pedro Passos, co-fundador da Natura; Natalia Mazotte, Diretora Executiva da Open Knowledge Brasil; Mayana Zatz, geneticista; Silvio Meira, agitador na Muchmore.digital; Rubens Menin, Presidente do Conselho de Administração da MRV e a diretora executiva da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS, Mônica Sodré.
Em sua apresentação, a cientista política ressaltou a atuação da RAPS na formação de uma rede de lideranças políticas que colaborem com a transformação do Brasil em um país mais justo, próspero, solidário, democrático e sustentável. Para as eleições 2018, são 151 candidatos de vários partidos políticos. Ao final, ressaltou a importância da atuação da sociedade civil na política para além do voto: “Esse pais mudará quando a sociedade mudar sua forma de lidar com a política”.
Os demais participantes do primeiro painel ressaltaram a necessidade do monitoramento das políticas públicas, o imaginário do futuro no Brasil, os investimentos em ciência e tecnologia e o papel das lideranças e da classe empresarial na atuação política.
Os dois outros painéis contaram com: Mário Sérgio Cortella, filósofo e professor; Priscila Cruz, Presidente-Executiva do Todos pela Educação; Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho do Magazine Luiza; e do apresentador Luciano Huck.
A iniciativa “Você Muda o Brasil” foi organizada por brasileiros de vários segmentos, para debater a política brasileira, as questões prioritárias do país e o papel da sociedade como agentes de transformação e melhoria do cenário político atual, com apoio da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade – RAPS.
A apresentação final foi da Presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça, Ministra Carmen Lúcia, enfatizando a necessidade de conhecimento de todos os brasileiros da Constituição de 1998, em especial do seu artigo primeiro, cidadania e a importância da educação para a transformação da sociedade brasileira.

[ssba-buttons]
Tags

Últimas do blog

7 de março de 2024

Renata Abreu vê na diversidade da RAPS uma solução para a crise de representatividade política

Presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu vê na diversidade de posições e partidos que participam e formam a RAPS uma solução para a crise de representatividade da política institucional no Brasil.      “Atualmente, as novas gerações não se sentem representadas pela política institucional. [...]

Leia Mais
15 de dezembro de 2023

Cursos, prêmios e conquistas: o trabalho da RAPS em 2023

Depois do intenso trabalho no ano passado, em que a RAPS foi uma das mais relevantes organizações da sociedade civil na defesa da democracia e no trabalho em prol de eleições seguras e transparentes, colhemos, em 2023, os reconhecimentos por nossa atuação. Em meio ao [...]

Leia Mais
22 de novembro de 2023

RAPS recebe renovação do Selo de Igualdade Racial

A RAPS participou, no dia 21 de novembro, da III Expo Internacional da Consciência Negra, onde aconteceu a cerimônia de Premiação do Selo de Igualdade Racial 2023. Este ano, recebemos mais uma vez esse reconhecimento, que tem como missão visibilizar instituições cujo quadro de colaboradores [...]

Leia Mais
RAPS